Apresentada incialmente como protótipo, ainda em 2019, a variante picape da nova geração do Duster acaba de se tornar realizada na Europa. Trata-se de uma versão exclusiva desenvolvida por uma empresa especializada da Romênia, a Romturingia, em parceria com a própria Dacia. A novidade estará à venda já a partir deste mês e terá foco voltado para trabalho e uso comercial.
Idêntica ao Duster em termos de comprimento, a picape recebeu modificações a partir da coluna B e trocou portas, bancos e porta-malas por uma caçamba de 1,65 metro de comprimento com capacidade para carregar até 500 kg. Na traseira, as lanternas mantiveram o design quadrado do SUV e a tampa, que antes abria para cima, agora abre para baixo como na maioria das camionetes.
O modelo das fotos tem carroceria pintada na cor Blanc Glacier e foi equipado com rodas de liga-leve de 16 polegadas. Sob o capô, o motor 1.5 dCi turbodiesel entrega 115 cv e vem sempre associado ao câmbio manual. As vendas serão iniciadas já nos próximos dias, em um primeiro momento apenas no mercado romeno, com preços a partir de 22.546 euros (cerca de R$ 149.700 numa conversão direta).
No Brasil, a picape derivada do Duster é a Oroch, ainda baseada na primeira geração do SUV. O modelo romeno não será oferecido por aqui, mas desde já serve de inspiração para a próxima encarnação da picape nacional. O segmento é atualmente dominado pelas Fiat Toro e Strada, e deve receber em um futuro próximo representantes da Volkswagen e Ford.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Nova picape da Renault é confirmada e chegará em 2026 como 'anti-Toro'
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Avaliação: Renault Oroch Iconic 1.6 MT é picape de trabalho com algo a mais
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Renault reafirma produção de picape sucessora da Oroch na Argentina