O Puma GTB ficou conhecido como um "muscle car brasileiro". A Puma, fabricante brasileira de veículos que ficou famosa pelos modelos GT que dividiam a plataforma e mecânica com os Volkswagen refrigerado a ar, apresentou algo diferente em 1973, com vendas iniciando em 1974.
Diferente dos demais modelos da marca, o GTB (Gran Turismo Brasil, mas foi mostrado no Salão do Automóvel como GTO) não utilizada a mecânica Volkswagen, mas sim a do Chevrolet Opala, um seis cilindros em linha 3.8 no protótipo, mas depois trocado pelo tradicional 4.1 que foi utilizado por décadas pela marca, evoluindo até o Omega nos anos 1990.
Curiosamente, uma picape do GTB chegou a ser projetada pela Puma, mas não saiu da fase de protótipos. Não se tem notícias sobre qualquer unidade sobrevivente, mas poderia ser como o El Camino brasileiro - uma picape americana baseada em muscle cars da Chevrolet. O designer Du Oliveira, responsável inclusive pelo design dos novos Puma, fez as projeções da picape GTB que publicamos aqui.
O Puma GTB picape dividiria a mecânica com o próprio GTB e com o Chevrolet Opala. Seria mais um dos belos clássicos da marca que inclusive já aponta uma volta ao mercado brasileiro nos próximos anos - e quem sabe uma picape no futuro?
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Projeção: "Sanderão" será aposta da marca contra Golf e companhia
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração