Vendas: Compass não emplacava tanto há mais de um ano; Territory entra no top 5
Equinox trava duelo particular com o Tiguan pela segunda colocação do segmento
Contra uma retração de quase 11% do mercado brasileiro em setembro, o segmento de SUVs/crossovers médios e grandes respondeu por quase 12 mil emplacamentos no período, um crescimento de 16% em relação a 2019. Mais da metade desse resultado veio da Jeep. Com 6.042 unidades, seu melhor resultado desde julho de 2019 (6.170), o Compass superou os 60% de market share na categoria intermediária.
A disputa pelo segundo lugar, aliás, foi muito acirrada. Único em queda dentre os oito primeiros (-40%), o VW Tiguan (739) viu a aproximação perigosa do Chevrolet Equinox (723), que só não vendeu mais do que em julho (737) desde sua chegada ao país. Em seu segundo mês completo, o Ford Territory garantiu lugar no top 5 com 370 emplacamentos, das quais mais de 70% foram oriundas de vendas diretas.
Outros destaques do mês foram os recordes registrados pelo Mitsubishi Eclipse Cross (352) e pelo Caoa Chery Tiggo 7 (321), 5º e 6º, respectivamente – o Toyota RAV4 (321) dividiu o sexto lugar com o modelo de origem chinesa. A Mitsubishi ainda viu o Outlander (293) conquistar seu desempenho mais expressivo desde outubro de 2017 (329).
Embora com resultado melhor do que em agosto, o Hyundai ix35 (261) perdeu quase 2/3 dos compradores do ano passado. Situação oposta à do modelo que o substituiu na maioria dos mercados globais: com 233 unidades, o Tucson – cuja nova geração já foi apresentada no exterior - cresceu mais de três vezes nos últimos 12 meses.
Na categoria acima, o líder Toyota SW4 (920) manteve mais de 50% de domínio mesmo com resultado inferior ao de 2019. Em seu segundo mês no mercado, o Caoa Chery Tiggo 8 (330) superou o recém-renovado Chevrolet Trailblazer (254) para assumir a vice-liderança. Veja rankinks abaixo:
SUVs / Crossovers II |
||||||||
POS. |
MODELO |
SET/20 |
AGO/20 |
SET/19 |
% SET 20 |
% AGO 20 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
JEEP COMPASS |
6042 |
5221 |
4552 |
60,21% |
58,39% |
15,72% |
32,73% |
2º |
VW TIGUAN |
739 |
1070 |
1228 |
7,36% |
11,97% |
-30,93% |
-39,82% |
3º |
CHEVROLET EQUINOX |
723 |
726 |
266 |
7,20% |
8,12% |
-0,41% |
171,80% |
4º |
FORD TERRITORY |
370 |
248 |
0 |
3,69% |
2,77% |
49,19% |
- |
5º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
352 |
218 |
188 |
3,51% |
2,44% |
61,47% |
87,23% |
6º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
321 |
133 |
255 |
3,20% |
1,49% |
141,35% |
25,88% |
7º |
TOYOTA RAV4 |
321 |
275 |
301 |
3,20% |
3,08% |
16,73% |
6,64% |
8º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
293 |
266 |
164 |
2,92% |
2,97% |
10,15% |
78,66% |
9º |
HYUNDAI IX35 |
261 |
152 |
657 |
2,60% |
1,70% |
71,71% |
-60,27% |
10º |
HYUNDAI TUCSON |
233 |
199 |
71 |
2,32% |
2,23% |
17,09% |
228,17% |
11º |
KIA SPORTAGE |
149 |
136 |
277 |
1,48% |
1,52% |
9,56% |
-46,21% |
12º |
PEUGEOT 3008 |
81 |
121 |
231 |
0,81% |
1,35% |
-33,06% |
-64,94% |
13º |
MITSUBISHI ASX |
65 |
83 |
337 |
0,65% |
0,93% |
-21,69% |
-80,71% |
14º |
SUBARU FORESTER |
36 |
25 |
19 |
0,36% |
0,28% |
44,00% |
89,47% |
15º |
PEUGEOT 5008 |
14 |
16 |
30 |
0,14% |
0,18% |
-12,50% |
-53,33% |
16º |
SUBARU XV |
13 |
12 |
20 |
0,13% |
0,13% |
8,33% |
-35,00% |
17º |
HONDA CR-V |
10 |
19 |
64 |
0,10% |
0,21% |
-47,37% |
-84,38% |
18º |
DODGE JOURNEY |
6 |
10 |
11 |
0,06% |
0,11% |
-40,00% |
-45,45% |
19º |
JAC T60 |
6 |
12 |
0 |
0,06% |
0,13% |
-50,00% |
- |
|
|
10035 |
8942 |
8671 |
100,00% |
100,00% |
12,22% |
15,73% |
SUVs / Crossovers III |
||||||||
POS. |
MODELO |
SET/20 |
AGO/20 |
SET/19 |
% SET 20 |
% AGO 20 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
TOYOTA SW4 |
920 |
714 |
1034 |
51,74% |
51,26% |
28,85% |
-11,03% |
2º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
330 |
130 |
0 |
18,56% |
9,33% |
153,85% |
- |
3º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
254 |
264 |
202 |
14,29% |
18,95% |
-3,79% |
25,74% |
4º |
MITSUBISHI PAJERO |
215 |
195 |
221 |
12,09% |
14,00% |
10,26% |
-2,71% |
5º |
KIA SORENTO |
16 |
9 |
13 |
0,90% |
0,65% |
77,78% |
23,08% |
6º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
14 |
18 |
11 |
0,79% |
1,29% |
-22,22% |
27,27% |
7º |
JEEP WRANGLER |
13 |
15 |
6 |
0,73% |
1,08% |
-13,33% |
116,67% |
8º |
FORD EDGE |
6 |
8 |
14 |
0,34% |
0,57% |
-25,00% |
-57,14% |
9º |
JAC T80 |
3 |
0 |
5 |
0,17% |
0,00% |
- |
-40,00% |
10º |
LIFAN X80 |
3 |
1 |
2 |
0,17% |
0,07% |
200,00% |
50,00% |
11º |
CHEVROLET SUBURBAN |
2 |
1 |
0 |
0,11% |
0,07% |
100,00% |
- |
12º |
HYUNDAI SANTA FE |
2 |
38 |
1 |
0,11% |
2,73% |
-94,74% |
100,00% |
|
|
1778 |
1393 |
1509 |
100,00% |
100,00% |
27,64% |
17,83% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Motor1.com e divulgação
Galeria: Ford Territory x Jeep Compass x Chevrolet Equinox
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia