Embora ainda líder, Toyota Corolla perdeu quase 20% de seus clientes; veja ranking
Segmento de sedãs médios como um todo vendeu menos que o compacto Onix Plus em setembro
Há seis meses consecutivos com retração superior à média do mercado brasileiro – em setembro a queda foi de 24%, contra menos de 11% -, o segmento de sedãs médios encerrou o mês passado abaixo dos 7 mil emplacamentos - menos do que o Chevrolet Onix Plus (7.093), sexto no ranking geral, emplacou sozinho, por exemplo.
Embora líder absoluto, o Toyota Corolla (3.336) perdeu quase 20% dos compradores de 2019 e viu cair para aproximadamente 1 mil unidades sua vantagem sobre o Honda Civic (2.296), que perdeu menos de 4% de seus emplacamentos. Juntos, os dois responderam por mais de 80% dos registros da categoria.
Em mês péssimo, o Chevrolet Cruze ficou cada vez mais longe dos rivais (426). Para o VW Jetta a situação foi ainda pior: com 349 unidades, 2º resultado mais fraco no ano, o representante mexicano da marca alemã despencou quase 70% e viu cair ainda mais a diferença sobre o novato Caoa Chery Arrizo 6 (228), presente no top 5 pelo 3º mês seguido.
Em melhor momento desde agosto do ano passado (309), o Kia Cerato (160) foi o único da lista a crescer (+61,6%) – a versão de entrada estava sendo comercializada abaixo dos R$ 90 mil. Por fim, o Citroën C4 Lounge (8) registrou seu 2º pior mês desde a chegada ao mercado em 2013.
Entre os modelos maiores, nova mudança de líder. Já sem importação oficial pela Ford, o Fusion conquistou 8 consumidores e retomou uma posição que não ocupava desde abril do ano passado. Preferido em agosto, o Hyundai Azera (1) agora foi o lanterna de uma categoria que respondeu por apenas 21 emplacamentos em todo o país.
Sedãs Médios |
||||||||
POS. |
MODELO |
SET/20 |
AGO/20 |
SET/19 |
% SET 20 |
% AGO 20 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
3336 |
3195 |
4093 |
48,40% |
49,99% |
4,41% |
-18,49% |
2º |
HONDA CIVIC |
2296 |
1846 |
2377 |
33,31% |
28,88% |
24,38% |
-3,41% |
3º |
CHEVROLET CRUZE |
426 |
507 |
980 |
6,18% |
7,93% |
-15,98% |
-56,53% |
4º |
VW JETTA |
349 |
421 |
1106 |
5,06% |
6,59% |
-17,10% |
-68,44% |
5º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
228 |
190 |
0 |
3,31% |
2,97% |
20,00% |
- |
6º |
KIA CERATO |
160 |
99 |
99 |
2,32% |
1,55% |
61,62% |
61,62% |
7º |
NISSAN SENTRA |
87 |
121 |
298 |
1,26% |
1,89% |
-28,10% |
-70,81% |
8º |
CITROËN C4 LOUNGE |
8 |
11 |
62 |
0,12% |
0,17% |
-27,27% |
-87,10% |
9º |
FORD FOCUS FASTBACK |
2 |
0 |
23 |
0,03% |
0,00% |
- |
-91,30% |
10º |
MITSUBISHI LANCER |
1 |
1 |
32 |
0,01% |
0,02% |
0,00% |
-96,88% |
|
|
6893 |
6391 |
9070 |
100,00% |
100,00% |
7,85% |
-24,00% |
Sedãs Grandes |
||||||||
POS. |
MODELO |
SET/20 |
AGO/20 |
SET/19 |
% SET 20 |
% AGO 20 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
FORD FUSION |
8 |
1 |
20 |
38,10% |
5,26% |
700,00% |
-60,00% |
2º |
TOYOTA CAMRY |
5 |
0 |
1 |
23,81% |
0,00% |
- |
400,00% |
3º |
HONDA ACCORD |
4 |
7 |
21 |
19,05% |
36,84% |
-42,86% |
-80,95% |
4º |
VW PASSAT |
3 |
1 |
61 |
14,29% |
5,26% |
200,00% |
-95,08% |
5º |
HYUNDAI AZERA |
1 |
10 |
7 |
4,76% |
52,63% |
-90,00% |
-85,71% |
|
|
21 |
19 |
110 |
100,00% |
100,00% |
10,53% |
-80,91% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Motor1.com e divulgação
Galeria: Teste: Toyota Corolla GLI
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lojas Toyota já receberam o Corolla 2025; veja como é ao vivo
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios