Embora a Honda CB 650R atual tenha chegado ao Brasil há três meses, a naked já passa por mudanças no mercado global. As fotos divulgados mostram que a moto terá leves ajustes, como um novo painel de instrumentos, mudança na motorização para reduzir as emissões e uma nova suspensão dianteira.
A principal mudança na Honda CB 650R 2021 está na motorização, agora se encaixando nas normas Euro 5 de emissões na Europa, algo que também foi feito na linha de 500cc da fabricante. Recebeu alterações como nova configuração da ECU, alteração no tempo de abertura das válvulas e mais. Isso não mexeu no desempenho da moto por lá, que já entregava 95 cv e 6,42 kgfm - no Brasil, ela tem 88,4 cv e 6,13 kgfm. Pode esperar que o mesmo seja aplicado para a CB 650F.
A linha 2020 utilizava uma suspensão dianteira Showa FF com garfo invertido. Na CB 650R, ela foi substituída por um grafo invertido Showa SFF BP de 41 mm, outro grande destaque. É a mesma usada pela CB 100R, abrigando todas as funções de amortecimento em um dos lados, enquanto o outro fica com as molas. A marca promete que isso deixa a moto mais leve e mais confortável.
Uma das reclamações sobre a naked era o seu painel de instrumentos difícil de ler em algumas situações, como quando o sol bate diretamente sobre ele. A Honda resolveu o problema adicionando um novo display, usando fontes mais largas, alterando o ângulo da tela e com uma luz de fundo negativa. Também traz um indicador da marcha atual e de quando subir uma marcha. Sob o assento foi adicionada uma porta USB-C. Agora toda a iluminação é em LED, incluindo as setas.
No mercado global, a Honda CB 650R ganhará a cor cinza perolizada Smoky, além das já disponívels preto metálico Matt Gunpowder, azul metálico Matt Jeans e vermelho metálico Candy Chromosphere. Como a naked acabou de chegar ao Brasil, estas alterações só devem ser feitas no modelo nacional produzido em Manaus (AM) a partir do ano que vem.
Fonte: Motociclismo, Visor Down
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Oficial: Honda antecipa a nova ADV 160 2025 para dezembro