O novo Logan 2021 foi revelado ao mundo nesta semana pela Dacia em sua versão para o mercado europeu. Aqui no Brasil deve demorar um pouco a aparecer, já vestido de Renault, mas isso não nos impede de comparar a grande evolução da nova geração do sedã. Com concorrentes bem equipados, espaçosos e design acertados, o novo Logan também avança em todos os estes quesitos.
Um dos principais destaques da nova geração do Logan é sem dúvida o visual. Mais refinado e sofisticado, também ganha estilo do terceiro volume com a caída suave inspirada em modelos cupê, atual tendência do segmento. Na parte frontal chama a atenção o novo conjunto óptico de aspecto moderno com direito a assinatura luminosa em LEDs em Y.
Na traseira, o novo Logan mantém linhas limpas que ressaltam a caída suave do teto. Novas lanternas, horizontais, também trazem a nova assinatura luminosa da marca. Nesta visão também é possível ver que a característica de estilo, os para-lamas ressaltados, permanecem com linhas marcantes na lateral.
Ao encarar o novo Logan, a evolução do estilo mostra linhas mais retas e bem definidas no capô. Mesmo com novo para-choque e grade, os traços que dão identidade ao sedã estão mantidos. Para o modelo que será produzido no Brasil, espere por uma nova grade com o emblema da Renault.
Na lateral, é nítida a evolução. O estilo inspirado em cupês resultou em um novo formato da área envidraçada, com uma nova janela espia maior e que invade bastante a coluna C. Repare também na coluna B, que abandona o adesivo e ganha uma peça central que divide as portas. Construído sobre a nova plataforma CMF-B, também não precisará ter a suspensão tão elevada como no modelo atual para receber a transmissão CVT.
O interior acompanha os avanços externos. Tudo é novo e mais sofisticados. Com traços mais retos e horizontais, traz novas saídas de ar, novos comandos do ar-condicionado, cluster de instrumentos com velocímetro e conta-giros separados por uma tela de 3,5" para o computador de bordo, tela flutuante para a central multimídia nas versões intermediárias e de topo, novo volante, novos bancos e até mesmo freio de estacionamento eletrônico. As maçanetas receberam sensor por aproximação nas versões mais caras, da mesma forma que no Duster.
Neste momento é difícil prever quais equipamentos a Renault irá trazer no novo Logan. De qualquer forma, isso deve acontecer somente em 2022. O lado positivo é que esta nova plataforma, mais moderna, rígida e segura, também permitirá o uso dos mais recentes sistemas de segurança ativa e passiva, como frenagem autônoma de emergência, por exemplo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault confirma mais equipamentos para Kwid, Stepway, Logan e Oroch 2024
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Sem nova geração, Renault Logan ganha ESP para seguir à venda no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Semana Motor1.com: Fim do Honda Fit, novo HR-V, Hilux 2022 e mais
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Semana Motor1.com: Sandero cancelado, Toro Black, S10 Z71 e mais