O mercado brasileiro respondeu por quase 200 mil emplacamentos (198.792) de automóveis e comerciais leves novos em setembro, de acordo com os números oficiais divulgados hoje pela Fenabrave. O resultado é melhor de 2020 até agora e representa um crescimento de quase 15% em relação a agosto, mas foi quase 11% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado.
Entre janeiro e setembro, foram registradas 1.298.630 unidades, queda de 32,88% sobre 2019. “O mercado vem se recuperando, visivelmente, desde julho, impulsionado pela manutenção da taxa Selic em níveis baixos, pela manutenção da queda de inadimplência e a consequente melhora na aprovação de crédito”, afirmou Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade.
O grande destaque entre as montadoras foi a Fiat. Com 39.090 emplacamentos, a marca italiana conquistou uma posição de honra que não ocupava desde setembro de 2015. Líder nos últimos três meses, a Volkswagen (33.978) aproveitou-se da maior queda da Chevrolet (31.780) para assumir a 1ª posição no acumulado de 2020 – a diferença entre as duas, no entanto, é inferior a mil unidades.
Hyundai (16.726) e Toyota (13.358) novamente completaram o top 5. Nona colocada em agosto, a Renault (11.981) reduziu a desvantagem em relação à Ford (12.458), mas com a maior queda do top 10 (-47,8%). 17ª, a Volvo (788) venceu uma apertadíssima disputa contra a Audi (785) graças à maior evolução do top 20 (+32,4%).
POS. |
MARCA |
SET 20 (A) |
PART. |
AGO 20 (B) |
% (A / B) |
SET 19 (C) |
% VARIAÇÃO (A / B) |
% VARIAÇÃO (A / C) |
1º |
FIAT |
39.090 |
19,66% |
31.365 |
24,63% |
30.029 |
24,63% |
30,17% |
2º |
VW |
33.978 |
17,09% |
34.124 |
-0,43% |
35.706 |
-0,43% |
-4,84% |
3º |
CHEVROLET |
31.780 |
15,99% |
28.792 |
10,38% |
40.836 |
10,38% |
-22,18% |
4º |
HYUNDAI |
16.726 |
8,41% |
16.025 |
4,37% |
16.364 |
4,37% |
2,21% |
5º |
TOYOTA |
13.358 |
6,72% |
11.553 |
15,62% |
15.772 |
15,62% |
-15,31% |
6º |
FORD |
12.458 |
6,27% |
10.230 |
21,78% |
18.007 |
21,78% |
-30,82% |
7º |
RENAULT |
11.981 |
6,03% |
7.032 |
70,38% |
22.951 |
70,38% |
-47,80% |
8º |
JEEP |
11.817 |
5,94% |
10.465 |
12,92% |
10.660 |
12,92% |
10,85% |
9º |
HONDA |
8.696 |
4,37% |
7.323 |
18,75% |
10.651 |
18,75% |
-18,36% |
10º |
NISSAN |
5.856 |
2,95% |
4.775 |
22,64% |
8.453 |
22,64% |
-30,72% |
11º |
CAOA CHERY |
2.184 |
1,10% |
1.632 |
33,82% |
1.849 |
33,82% |
18,12% |
12º |
MITSUBISHI |
2.013 |
1,01% |
1.690 |
19,11% |
1.679 |
19,11% |
19,89% |
13º |
BMW |
1.361 |
0,68% |
1.261 |
7,93% |
1.286 |
7,93% |
5,83% |
14º |
PEUGEOT |
1.301 |
0,65% |
1.153 |
12,84% |
1.588 |
12,84% |
-18,07% |
15º |
CITROËN |
1.020 |
0,51% |
1.155 |
-11,69% |
2.069 |
-11,69% |
-50,70% |
16º |
MERCEDES-BENZ |
880 |
0,44% |
867 |
1,50% |
1.230 |
1,50% |
-28,46% |
17º |
VOLVO |
788 |
0,40% |
644 |
22,36% |
595 |
22,36% |
32,44% |
18º |
AUDI |
785 |
0,39% |
661 |
18,76% |
858 |
18,76% |
-8,51% |
19º |
KIA |
655 |
0,33% |
641 |
2,18% |
661 |
2,18% |
-0,91% |
20º |
IVECO |
450 |
0,23% |
443 |
1,58% |
- |
1,58% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
198.792 |
100,00% |
173.531 |
14,56% |
223.240 |
14,56% |
-10,95% |
Como vimos pelos números do Renavam, a Fiat Strada assumiu a liderança do mercado, seguida pelo Chevrolet Onix e Volkswagen Gol. O Hyundai HB20 acabou em quarto e o Fiat Argo fecha o top 5. A GM ainda recolocou o Tracker como líder entres os SUVs e crossovers compactos, enquanto a Jeep tem Compass e Renegade nos 10 mais vendidos.
Mesmo que tenha perdido somente 1,96% de vendas em comparação ao mês de agosto, o VW Polo foi deixado para trás por causa do crescimento de todos os demais, sendo ultrapassado até pela picape Toyota Hilux. Outra surpresa foi a Chevrolet S10, 24ª do ranking e que vendeu mais do que a VW Saveiro.
POS. |
MODELO |
SET. 20 |
% TOTAL |
AGO. 20 |
% TOTAL |
% VAR. SET/AGO |
1º |
FIAT STRADA |
11.873 |
31,49% |
8.690 |
27,59% |
36,63% |
2º |
CHEVROLET ONIX |
11.710 |
7,27% |
10.609 |
7,47% |
10,38% |
3º |
VW GOL |
9.134 |
5,67% |
7.912 |
5,57% |
15,44% |
4º |
HYUNDAI HB20 |
8.565 |
5,32% |
8.489 |
5,98% |
0,90% |
5º |
FIAT ARGO |
7.985 |
4,96% |
6.040 |
4,25% |
32,20% |
6º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
7.093 |
4,40% |
5.974 |
4,21% |
18,73% |
7º |
CHEVROLET TRACKER |
6.403 |
3,97% |
5.899 |
4,15% |
8,54% |
8º |
JEEP COMPASS |
6.042 |
3,75% |
5.221 |
3,68% |
15,72% |
9º |
FORD KA |
5.956 |
3,70% |
4.617 |
3,25% |
29,00% |
10º |
JEEP RENEGADE |
5.748 |
3,57% |
5.211 |
3,67% |
10,31% |
11º |
FIAT TORO |
5.580 |
14,80% |
4.824 |
15,32% |
15,67% |
12º |
FIAT MOBI |
5.447 |
3,38% |
4.275 |
3,01% |
27,42% |
13º |
HYUNDAI CRETA |
5.402 |
3,35% |
4.434 |
3,12% |
21,83% |
14º |
VW T-CROSS |
4.729 |
2,94% |
6.455 |
4,54% |
-26,74% |
15º |
NISSAN KICKS |
4.025 |
2,50% |
3.202 |
2,25% |
25,70% |
16º |
RENAULT KWID |
4.009 |
2,49% |
2.260 |
1,59% |
77,39% |
17º |
TOYOTA HILUX |
3.578 |
9,49% |
2.690 |
8,54% |
33,01% |
18º |
VW POLO |
3.360 |
2,09% |
3.427 |
2,41% |
-1,96% |
19º |
TOYOTA COROLLA |
3.336 |
2,07% |
3.196 |
2,25% |
4,38% |
20º |
FIAT UNO |
3.334 |
2,07% |
2.721 |
1,92% |
22,53% |
21º |
HONDA HR-V |
3.314 |
2,06% |
2.795 |
1,97% |
18,57% |
22º |
VW NIVUS |
3.203 |
1,99% |
2.149 |
1,51% |
49,05% |
23º |
VW VIRTUS |
3.177 |
1,97% |
3.240 |
2,28% |
-1,94% |
24º |
CHEVROLET S10 |
3.149 |
8,35% |
2.063 |
6,55% |
52,64% |
25º |
VW SAVEIRO |
3.050 |
8,09% |
3.197 |
10,15% |
-4,60% |
26º |
RENAULT SANDERO |
2.795 |
1,74% |
1.659 |
1,17% |
68,47% |
27º |
VW VOYAGE |
2.493 |
1,55% |
2.455 |
1,73% |
1,55% |
28º |
FORD KA SEDAN |
2.336 |
1,45% |
1.947 |
1,37% |
19,98% |
29º |
HONDA CIVIC |
2.296 |
1,43% |
1.847 |
1,30% |
24,31% |
30º |
FIAT FIORINO |
2.093 |
5,55% |
2.099 |
6,66% |
-0,29% |
31º |
FORD ECOSPORT |
2.072 |
1,29% |
2.106 |
1,48% |
-1,61% |
32º |
VW FOX |
2.039 |
1,27% |
1.573 |
1,11% |
29,62% |
33º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.894 |
1,18% |
1.783 |
1,26% |
6,23% |
34º |
HYUNDAI HB20S |
1.845 |
1,15% |
2.259 |
1,59% |
-18,33% |
35º |
RENAULT DUSTER |
1.831 |
1,14% |
1.197 |
0,84% |
52,97% |
36º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.787 |
1,11% |
1.435 |
1,01% |
24,53% |
37º |
FORD RANGER |
1.685 |
4,47% |
1.279 |
4,06% |
31,74% |
38º |
RENAULT LOGAN |
1.628 |
1,01% |
583 |
0,41% |
179,25% |
39º |
CHEVROLET SPIN |
1.479 |
0,92% |
1.585 |
1,12% |
-6,69% |
40º |
HONDA FIT |
1.417 |
0,88% |
1.192 |
0,84% |
18,88% |
41º |
FIAT CRONOS |
1.168 |
0,73% |
1.289 |
0,91% |
-9,39% |
42º |
MITSUBISHI L200 |
1.087 |
2,88% |
927 |
2,94% |
17,26% |
43º |
FIAT SIENA |
1.065 |
0,66% |
791 |
0,56% |
34,64% |
44º |
HONDA WR-V |
961 |
0,60% |
866 |
0,61% |
10,97% |
45º |
TOYOTA SW4 |
920 |
0,57% |
714 |
0,50% |
28,85% |
46º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
884 |
0,55% |
960 |
0,68% |
-7,92% |
47º |
VW AMAROK |
841 |
2,23% |
944 |
3,00% |
-10,91% |
48º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
793 |
0,49% |
662 |
0,47% |
19,79% |
49º |
VW TIGUAN |
739 |
0,46% |
1.070 |
0,75% |
-30,93% |
50º |
CHEVROLET EQUINOX |
723 |
0,45% |
726 |
0,51% |
-0,41% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Calmon: Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat