Nova Fiat Strada automática estreia em 2021 e pode ter opção com motor 1.0 turbo
Além do 1.3 aspirado, picape pode receber o novo motor da FCA
Há alguns meses, a Fiat já falava em colocar a picape Strada entre os modelos mais vendidos do país. E isso aconteceu em setembro, quando ela ultrapassou o Chevrolet Onix e ficou no ponto mais alto do pódio. Para celebrar o momento, a marca organizou uma coletiva online de parte da imprensa com Herlander Zola, diretor de branding Fiat.
Claramente feliz, Zola falou sobre o aumento da participação da Fiat Strada em vendas varejo. Se antes a picape era bastante dependente das vendas diretas, hoje 35% dos emplacamentos são para pessoas físicas, principalmente nas versões de cabine dupla, com destaque para a configuração topo de linha Volcano. E isso incentiva a marca no desenvolvimento da tão pedida Strada automática.
Não é surpresa que a Strada terá o câmbio automático ligado ao motor 1.3 Firefly aspirado. Como já confirmado anteriormente por Zola, a Fiat irá apostar em uma caixa do tipo CVT para esta motorização. Será uma opção provavelmente nas versões Freedom e Volcano cabine dupla e atenderá o público que, segundo a Fiat, está migrando de hatches e sedãs para a picape compacta - principalmente clientes da Fiat com modelos mais antigos.
Porém o motor 1.0 turbo era visto como uma dúvida para a Strada. Mas Zola disse que a picape "pode" ter um dos novos motores da FCA e nossa aposta é quase certa no menor, de três cilindros, que estará também em Argo, Cronos e outros futuros modelos da marca, ligado também a uma transmissão automática do tipo CVT.
Enquanto a Strada 1.3 CVT virá em 2021, a variante turbo não tem data de estreia, pois a prioridade é atender os SUVs da Jeep, além de Argo e Cronos. Em um bate-papo anterior, o presidente da Fiat-Chrysler no Brasil, Antonio Filosa, afirmou que a Strada estava bem no final da fila de modelos que receberão o motor turbo a partir do ano que vem.
A Fiat Strada foi lançada em junho, com grande destaque para a nova cabine dupla nesta nova geração. Com isso, a Fiat quis atingir um público além do que já comprava a Strada para o trabalho, mas também para o lazer, o que parece ter funcionado. As versões Freedom CD e Volcano correspondem à 47% das vendas e a maioria quando falamos apenas em varejo.
Galeria: Fiat Strada Opening Edition
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Strada líder e Kardian em alta: veja os carros mais vendidos em setembro
Toyota do Brasil fará picape rival da Fiat Toro até 2027
Quais foram os 25 carros mais vendidos do Brasil em setembro até agora?
Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Torre Porsche Design em Miami (EUA) está literalmente afundando
Picapes em agosto: Fiat Strada registra recorde de vendas