No Brasil em 2021, novo Nissan Sentra não terá motores turbo

Sedã será equipado somente com um 2.0 aspirado de 151 cv

2020 Nissan Sentra 2020 Nissan Sentra

Apesar das tendências cada vez mais crescentes da indústria e do próprio segmento, a nova geração do Nissan Sentra não será equipada com motores turbo - ou pelo menos não no curto prazo. De acordo com reportagem do site mexicano Autocosmos.com, a marca descartou a possibilidade e garantiu que não há nada nesse sentido em desenvolvimento atualmente.

A informação foi direcionada ao México, onde o modelo é vendido com motor 2.0 de 151 cv, mas certamente vale também para o Brasil. Não custa lembrar, é de lá - mais precisamente da fábrica que Aguascalientes - que o Sentra chega ao mercado brasileiro hoje e de onde continuará vindo em nova geração a partir de 2021. Ao que tudo indica, com o mesmo propulsor 2.0 flex que atualmente entrega 140 cv e vem sempre associado ao câmbio CVT.

O site adianta ainda que não há planos - pelo menos por enquanto - para desenvolvimento de uma variante esportiva, como a configuração Nismo da geração passada. Lançada em 2016, a versão apimentada era equipada com motor 1.6 turbo, entregava 190 cv e tinha até opção de câmbio manual de 6 marchas. Ou seja, toda a receita que a marca desde já descartou para a nova geração.

Nesta nova linhagem, o Sentra adota a plataforma modular CMF-C/D, versão para modelos médios do grupo Renault-Nissan e já usada, por exemplo, pelo novo Mégane. Ao todo, são 4,64 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,45 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Na prática, o sedã ficou 1 cm mais comprido, 5 cm mais largo e 5 cm mais baixo. Apesar das novas medidas, perdeu espaço no porta-malas: caiu de 503 para 405 litros.

No Brasil, a expectativa é de que a nova geração do Sentra venha importada no fim de 2021, mas com uma estratégia diferente da atual, pois o novo Versa tende a conquistar uma parte da antiga clientela por ter ficado maior e mais equipado. Assim, a tendência é que o Sentra venha apenas numa versão bem equipada para disputar na faixa dos R$ 120 mil, onde está hoje o best-seller Corolla XEi. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com