O mercado brasileiro registrou em agosto uma retração de 24,77% no número de emplacamentos em relação ao mesmo período de 2019. Os sedãs compactos, no entanto, conseguiram um resultado ainda pior: com 21.681 unidades registradas, a queda na comparação com o ano anterior chegou a 40,62%, e o segmento só não perdeu mais espaço graças ao bom desempenho do líder.
Com o seu mês mais forte desde março, o Chevrolet Onix Plus (5.974) foi o único da lista a crescer, atingindo quase 28% de participação de mercado e completando 11 meses seguidos no topo. Mesmo em seu melhor momento em 2020, o vice-líder VW Virtus (3.240) perdeu mais de 25% de seus compradores.
A grande surpresa de agosto, no entanto, veio de um modelo veterano. Reforçado pelas vendas diretas, modalidade responsável por mais de 94% das unidades registradas, o VW Voyage (2.455) não tinha um desempenho tão bom desde dezembro. A vantagem sobre o Hyundai HB20S (2.259) foi pequena, entretanto. Com retração nas vendas para locadoras, mercado no qual tradicionalmente é forte, o Ford Ka Sedan (1.947) caiu de terceiro para quinto.
Oitavo em julho, o Toyota Yaris Sedan (1.435) subiu duas posições, mas com o Fiat Cronos (1.289) relativamente próximo – outro representante da marca italiana, o Grand Siena (791) teve a menor queda na comparação com o ano passado (-8,2%). Fora do top 10 nos últimos meses, o Honda City (597) venceu por muito pouco uma disputa contra o Renault Logan (583) pela 9ª posição.
Junto com o Nissan Versa (480), aliás, o modelo da Renault registrou queda acima dos 74%. Vale ressaltar que o mês passado marcou a estreia do V-Drive (15), nova nomenclatura do atual Nissan, já que a nova geração chegará ao mercado brasileiro em novembro vindo do México. À frente apenas do estreante e dos já descontinuados Chevrolet Prisma (37) e Cobalt (20), o Caoa Chery Arrizo 5 foi o preferido por somente 68 consumidores.
Ranking de Sedãs Compactos - Agosto de 2020 |
||||||||
POS. |
MODELO |
AGO/20 |
JUL/20 |
AGO/19 |
% AGO 20 |
% JUL 20 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
5974 |
5205 |
1018 |
27,55% |
26,03% |
14,77% |
486,84% |
2º |
VW VIRTUS |
3240 |
2642 |
4334 |
14,94% |
13,21% |
22,63% |
-25,24% |
3º |
VW VOYAGE |
2455 |
1673 |
2853 |
11,32% |
8,37% |
46,74% |
-13,95% |
4º |
HYUNDAI HB20S |
2259 |
2031 |
3536 |
10,42% |
10,16% |
11,23% |
-36,11% |
5º |
FORD KA SEDAN |
1947 |
2253 |
4593 |
8,98% |
11,27% |
-13,58% |
-57,61% |
6º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1435 |
1049 |
2365 |
6,62% |
5,25% |
36,80% |
-39,32% |
7º |
FIAT CRONOS |
1289 |
1337 |
1782 |
5,95% |
6,69% |
-3,59% |
-27,67% |
8º |
FIAT GRAND SIENA |
791 |
856 |
862 |
3,65% |
4,28% |
-7,59% |
-8,24% |
9º |
HONDA CITY |
597 |
367 |
1159 |
2,75% |
1,84% |
62,67% |
-48,49% |
10º |
RENAULT LOGAN |
583 |
1310 |
2280 |
2,69% |
6,55% |
-55,50% |
-74,43% |
11º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
491 |
455 |
987 |
2,26% |
2,28% |
7,91% |
-50,25% |
12º |
NISSAN VERSA |
480 |
681 |
1875 |
2,21% |
3,41% |
-29,52% |
-74,40% |
13º |
CAOA CHERY ARRIZO 5 |
68 |
87 |
201 |
0,31% |
0,44% |
-21,84% |
-66,17% |
14º |
CHEVROLET PRISMA |
37 |
26 |
7249 |
0,17% |
0,13% |
42,31% |
-99,49% |
15º |
CHEVROLET COBALT |
20 |
23 |
1416 |
0,09% |
0,12% |
-13,04% |
-98,59% |
16º |
NISSAN V-DRIVE |
15 |
0 |
0 |
0,07% |
0,00% |
- |
- |
|
|
21681 |
19995 |
36510 |
100,00% |
100,00% |
8,43% |
-40,62% |
Observação:
- Sedãs de entrada e sedãs compactos, separados até maio, passaram a fazer parte de uma única análise a partir dos dados de junho/18.
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela