O mercado brasileiro registrou em agosto uma retração de 24,77% no número de emplacamentos em relação ao mesmo período de 2019. Os sedãs compactos, no entanto, conseguiram um resultado ainda pior: com 21.681 unidades registradas, a queda na comparação com o ano anterior chegou a 40,62%, e o segmento só não perdeu mais espaço graças ao bom desempenho do líder.
Com o seu mês mais forte desde março, o Chevrolet Onix Plus (5.974) foi o único da lista a crescer, atingindo quase 28% de participação de mercado e completando 11 meses seguidos no topo. Mesmo em seu melhor momento em 2020, o vice-líder VW Virtus (3.240) perdeu mais de 25% de seus compradores.
A grande surpresa de agosto, no entanto, veio de um modelo veterano. Reforçado pelas vendas diretas, modalidade responsável por mais de 94% das unidades registradas, o VW Voyage (2.455) não tinha um desempenho tão bom desde dezembro. A vantagem sobre o Hyundai HB20S (2.259) foi pequena, entretanto. Com retração nas vendas para locadoras, mercado no qual tradicionalmente é forte, o Ford Ka Sedan (1.947) caiu de terceiro para quinto.
Oitavo em julho, o Toyota Yaris Sedan (1.435) subiu duas posições, mas com o Fiat Cronos (1.289) relativamente próximo – outro representante da marca italiana, o Grand Siena (791) teve a menor queda na comparação com o ano passado (-8,2%). Fora do top 10 nos últimos meses, o Honda City (597) venceu por muito pouco uma disputa contra o Renault Logan (583) pela 9ª posição.
Junto com o Nissan Versa (480), aliás, o modelo da Renault registrou queda acima dos 74%. Vale ressaltar que o mês passado marcou a estreia do V-Drive (15), nova nomenclatura do atual Nissan, já que a nova geração chegará ao mercado brasileiro em novembro vindo do México. À frente apenas do estreante e dos já descontinuados Chevrolet Prisma (37) e Cobalt (20), o Caoa Chery Arrizo 5 foi o preferido por somente 68 consumidores.
Ranking de Sedãs Compactos - Agosto de 2020 |
||||||||
POS. |
MODELO |
AGO/20 |
JUL/20 |
AGO/19 |
% AGO 20 |
% JUL 20 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
5974 |
5205 |
1018 |
27,55% |
26,03% |
14,77% |
486,84% |
2º |
VW VIRTUS |
3240 |
2642 |
4334 |
14,94% |
13,21% |
22,63% |
-25,24% |
3º |
VW VOYAGE |
2455 |
1673 |
2853 |
11,32% |
8,37% |
46,74% |
-13,95% |
4º |
HYUNDAI HB20S |
2259 |
2031 |
3536 |
10,42% |
10,16% |
11,23% |
-36,11% |
5º |
FORD KA SEDAN |
1947 |
2253 |
4593 |
8,98% |
11,27% |
-13,58% |
-57,61% |
6º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1435 |
1049 |
2365 |
6,62% |
5,25% |
36,80% |
-39,32% |
7º |
FIAT CRONOS |
1289 |
1337 |
1782 |
5,95% |
6,69% |
-3,59% |
-27,67% |
8º |
FIAT GRAND SIENA |
791 |
856 |
862 |
3,65% |
4,28% |
-7,59% |
-8,24% |
9º |
HONDA CITY |
597 |
367 |
1159 |
2,75% |
1,84% |
62,67% |
-48,49% |
10º |
RENAULT LOGAN |
583 |
1310 |
2280 |
2,69% |
6,55% |
-55,50% |
-74,43% |
11º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
491 |
455 |
987 |
2,26% |
2,28% |
7,91% |
-50,25% |
12º |
NISSAN VERSA |
480 |
681 |
1875 |
2,21% |
3,41% |
-29,52% |
-74,40% |
13º |
CAOA CHERY ARRIZO 5 |
68 |
87 |
201 |
0,31% |
0,44% |
-21,84% |
-66,17% |
14º |
CHEVROLET PRISMA |
37 |
26 |
7249 |
0,17% |
0,13% |
42,31% |
-99,49% |
15º |
CHEVROLET COBALT |
20 |
23 |
1416 |
0,09% |
0,12% |
-13,04% |
-98,59% |
16º |
NISSAN V-DRIVE |
15 |
0 |
0 |
0,07% |
0,00% |
- |
- |
|
|
21681 |
19995 |
36510 |
100,00% |
100,00% |
8,43% |
-40,62% |
Observação:
- Sedãs de entrada e sedãs compactos, separados até maio, passaram a fazer parte de uma única análise a partir dos dados de junho/18.
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos