Não era blefe. Semanas atrás, o diretor de brand da Fiat, Herlander Zola, afirmou em entrevista à imprensa que, se tivesse capacidade produtiva, a nova Strada seria líder de vendas do mercado brasileiro - baseado no número de encomendas que as concessionárias haviam recebido do modelo. Os resultados dessas encomendas já começaram a fazer efeito nos emplacamentos de agosto, divulgados nesta terça-feira (1/09) pelo Renavam: a picape compacta não chegou a liderar, mas, com quase 8,7 mil unidades, passou o VW Gol e o Hyundai HB20 para subir ao segundo lugar do mercado brasileiro no geral.
A partir deste mês, aliás, Motor1.com muda sua forma de apresentar os resultados das vendas mensais, ao menos na primeira lista geral, antes de apresentarmos as análises por segmento - que seguirão normalmente. Agora divulgaremos um ranking com os 30 primeiros colocados juntos, não importando se são automóveis ou comerciais leves. Assim teremos uma visão mais geral do mercado, como, por exemplo, a Strada à frente do HB20 e a Toro superando o Ford Ka.
Em relação a julho, quando tivemos a inédita liderança do VW T-Cross, agosto marcou a volta do Chevrolet Onix à ponta - superando a marca das 10 mil unidades após alguns meses fracos por conta da pandemia. Já o Onix Plus também teve um mês positivo e voltou a ficar na frente do Tracker, sendo o sedã mais vendido do país com ampla margem.
Por sua vez, o T-Cross caiu para a quarta posição e não foi o VW mais vendido (mérito que coube ao veterano Gol), mas ainda assim se manteve como o SUV líder de emplacamentos, ainda com certa folga em relação ao Chevrolet Tracker (6.455 x 5.900). Atrás do GM, uma dobradinha da Jeep, com Compass e Renegade quase empatados acima das 5.200 unidades.
Em seu primeiro mês completo de loja, o VW Nivus estreou na 26ª posição (2.149), à frente do Ford EcoSport. Mas, pelo visto, o crossover já se fez refletir negativamente nas vendas do Polo, que, na 15ª colocação, por pouco não foi ultrapassado pelo Virtus.
Destaques negativos ficaram por conta do Ford Ka, fora do Top 10, e do Toyota Corolla (abaixo das 3 mil unidades), embora o japonês ainda lidere a categoria dos sedãs médios isoladamente. Outro que despencou no ranking foi o Renault Kwid, apenas na 24ª posição e com mais de 2 mil unidades atrás do Fiat Mobi. Veja no ranking abaixo:
POS. |
MODELO |
AGO. 2020 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
10.609 |
2º |
FIAT STRADA |
8.689 |
3º |
HYUNDAI HB20 |
8.490 |
4º |
VW GOL |
7.912 |
5º |
VW T-CROSS |
6.455 |
6º |
FIAT ARGO |
6.040 |
7º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
5.974 |
8º |
CHEVROLET TRACKER |
5.900 |
9º |
JEEP COMPASS |
5.221 |
10º |
JEEP RENEGADE |
5.210 |
11º |
FIAT TORO |
4.825 |
12º |
FORD KA |
4.598 |
13º |
HYUNDAI CRETA |
4.434 |
14º |
FIAT MOBI |
4.275 |
15º |
VW POLO |
3.427 |
16º |
VW VIRTUS |
3.241 |
17º |
NISSAN KICKS |
3.203 |
18º |
VW SAVEIRO |
3.197 |
19º |
TOYOTA COROLLA |
2.941 |
20º |
HONDA HR-V |
2.795 |
21º |
FIAT UNO |
2.726 |
22º |
TOYOTA HILUX |
2.690 |
23º |
VW VOYAGE |
2.455 |
24º |
RENAULT KWID |
2.260 |
25º |
HYUNDAI HB20S |
2.259 |
26º |
VW NIVUS |
2.149 |
27º |
FORD ECOSPORT |
2.106 |
28º |
FIAT FIORINO |
2.099 |
29º |
CHEVROLET S10 |
2.064 |
30º |
FORD KA SEDAN |
1.966 |
Fonte: Renavam
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela