Após um mês de junho em que ficou atrás dos números da França, a Alemanha mostrou uma leve reação em julho. Foram comercializados no país mais rico da Europa 314.938 veículos novos, uma queda de “apenas” 5,4% na comparação com o mesmo período de 2019. O acumulado (1.525.560), no entanto, é 30,1% inferior ao do ano passado.
De acordo com projeções, o ano de 2020 deve encerrar com queda de 20% e ser o de resultado mais fraco desde 1985. Entre as montadoras, a Volkswagen (59.714) manteve uma confortável liderança. Enquanto Mercedes (34.393) e BMW (28.272) cresceram, a Audi (22.865) perdeu pouco mais de 1/5 de seus compradores.
O destaque positivo de julho veio da República Checa. Com 22.084 unidades, a Skoda – marca do grupo VW – entrou no top 5 apenas pela 3ª vez na história, de acordo com o Best Selling Cars Blog. Em forte recuperação, a Renault (12.839) cresceu quase 30%. Quem não vai bem é a Opel (11.746), que perdeu quase metade dos compradores de 2019.
Repetindo o mês passado, a VW emplacou Golf (16.630) e Tiguan (7.726) nas duas primeiras colocações – o líder, aliás, viu interrompidos seis meses seguidos com retrações na casa dos dois dígitos. Graças à nova geração, o Skoda Octavia (7.233) registrou seu novo recorde e pela 1ª vez chegou ao pódio do mercado alemão.
Logo atrás do VW T-Roc (6.630), a van Fiat Ducato (6.365), mais do que dobrando os números do ano passado, completou 5 meses seguidos na parte de cima da tabela. Sexto e sétimo colocados, Mercedes Classe A (6.253) e BMW Série 3 (6.004) cresceram acima dos 60% no período, com destaque para o salto do hatch da marca da estrela (que liderou entre os modelos premium). Também vale menção a performance do elétrico Renault Zoe (2.851), que mais do que triplicou seu desempenho nas vendas. Veja os rankings de marcas e modelos abaixo:
POS. |
MODELO |
JUL.20 |
% MERCADO 2020 |
JUL.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
VW GOLF |
16.630 |
5,3% |
16.364 |
4,9% |
1,6% |
2º |
VW TIGUAN |
7.726 |
2,5% |
9.518 |
2,9% |
-18,8% |
3º |
SKODA OCTAVIA |
7.233 |
2,3% |
5.004 |
1,5% |
44,5% |
4º |
VW T-ROC |
6.630 |
2,1% |
5.681 |
1,7% |
16,7% |
5º |
FIAT DUCATO |
6.365 |
2,0% |
2.852 |
0,9% |
123,2% |
6º |
MERCEDES CLASSE A |
6.253 |
2,0% |
3.700 |
1,1% |
69,0% |
7º |
BMW SÉRIE 3 |
6.004 |
1,9% |
3.312 |
1,0% |
81,3% |
8º |
MINI COOPER |
5.892 |
1,9% |
4.343 |
1,3% |
35,7% |
9º |
VW POLO |
5.812 |
1,8% |
4.960 |
1,5% |
17,2% |
10º |
VW PASSAT |
5.742 |
1,8% |
6.421 |
1,9% |
-10,6% |
11º |
MERCEDES CLASSE C |
5.239 |
1,7% |
6.420 |
1,9% |
-18,4% |
12º |
FORD FOCUS |
5.063 |
1,6% |
5.373 |
1,6% |
-5,8% |
13º |
MERCEDES GLC |
4.648 |
1,5% |
2.537 |
0,8% |
83,2% |
14º |
OPEL CORSA |
4.581 |
1,5% |
5.631 |
1,7% |
-18,6% |
15º |
BMW X1 |
4.453 |
1,4% |
2.644 |
0,8% |
68,4% |
16º |
AUDI A6 |
4.092 |
1,3% |
5.029 |
1,5% |
-18,6% |
17º |
AUDI A3 |
4.054 |
1,3% |
4.698 |
1,4% |
-13,7% |
18º |
BMW SÉRIE 1 |
3.997 |
1,3% |
2.494 |
0,7% |
60,3% |
19º |
VW TRANSPORTER |
3.970 |
1,3% |
4.201 |
1,3% |
-5,5% |
20º |
SEAT LEON |
3.864 |
1,2% |
4.609 |
1,4% |
-16,2% |
21º |
FORD FIESTA |
3.755 |
1,2% |
3.830 |
1,2% |
-2,0% |
22º |
AUDI A4 |
3.588 |
1,1% |
5.341 |
1,6% |
-32,8% |
23º |
MERCEDES CLASSE E |
3.545 |
1,1% |
3.821 |
1,1% |
-7,2% |
24º |
HYUNDAI KONA |
3.502 |
1,1% |
2.116 |
0,6% |
65,5% |
25º |
VW T-CROSS |
3.414 |
1,1% |
2.960 |
0,9% |
15,3% |
26º |
SKODA KODIAQ |
3.254 |
1,0% |
2.531 |
0,8% |
28,6% |
27º |
FORD KUGA |
3.189 |
1,0% |
4.069 |
1,2% |
-21,6% |
28º |
SEAT ATECA |
3.165 |
1,0% |
2.998 |
0,9% |
5,6% |
29º |
AUDI Q3 |
3.066 |
1,0% |
3.599 |
1,1% |
-14,8% |
30º |
BMW SÉRIE 2 |
3.049 |
1,0% |
3.297 |
1,0% |
-7,5% |
31º |
MITSUBISHI MIRAGE |
2.956 |
0,9% |
1.271 |
0,4% |
132,6% |
32º |
KIA CEED |
2.912 |
0,9% |
1.990 |
0,6% |
46,3% |
33º |
MERCEDES CLA |
2.909 |
0,9% |
1.215 |
0,4% |
139,4% |
34º |
RENAULT CAPTUR |
2.905 |
0,9% |
2.401 |
0,7% |
21,0% |
35º |
BMW SÉRIE 5 |
2.869 |
0,9% |
3.157 |
0,9% |
-9,1% |
36º |
RENAULT ZOE |
2.851 |
0,9% |
910 |
0,3% |
213,3% |
37º |
VW CADDY |
2.773 |
0,9% |
2.453 |
0,7% |
13,0% |
38º |
VW UP |
2.758 |
0,9% |
2.296 |
0,7% |
20,1% |
39º |
SKODA KAROQ |
2.605 |
0,8% |
3.429 |
1,0% |
-24,0% |
40º |
SKODA KAMIQ |
2.562 |
0,8% |
0 |
0,0% |
- |
41º |
FIAT 500 |
2.408 |
0,8% |
3.182 |
1,0% |
-24,3% |
42º |
FORD PUMA |
2.322 |
0,7% |
0 |
0,0% |
- |
43º |
SKODA FABIA |
2.320 |
0,7% |
4.893 |
1,5% |
-52,6% |
44º |
VW TOURAN |
2.292 |
0,7% |
3.924 |
1,2% |
-41,6% |
45º |
RENAULT CLIO |
2.200 |
0,7% |
1.242 |
0,4% |
77,1% |
46º |
MERCEDES CLASSE V |
2.183 |
0,7% |
2.625 |
0,8% |
-16,8% |
47º |
OPEL GRANDLAND X |
2.046 |
0,6% |
1.571 |
0,5% |
30,2% |
48º |
TOYOTA YARIS |
2.042 |
0,6% |
1.991 |
0,6% |
2,6% |
49º |
SKODA SUPERB |
2.025 |
0,6% |
2.025 |
0,6% |
0,0% |
50º |
FORD TRANSIT |
2.014 |
0,6% |
3.149 |
0,9% |
-36,0% |
POS. |
MARCA |
JUL.20 |
% MERCADO 2020 |
JUL.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
VW |
59.714 |
19,0% |
61.783 |
18,6% |
-3,3% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
34.393 |
10,9% |
31.072 |
9,3% |
10,7% |
3º |
BMW |
28.272 |
9,0% |
24.091 |
7,2% |
17,4% |
4º |
AUDI |
22.865 |
7,3% |
28.862 |
8,7% |
-20,8% |
5º |
SKODA |
22.084 |
7,0% |
20.397 |
6,1% |
8,3% |
6º |
FORD |
20.453 |
6,5% |
26.404 |
7,9% |
-22,5% |
7º |
RENAULT |
12.839 |
4,1% |
9.887 |
3,0% |
29,9% |
8º |
SEAT |
12.262 |
3,9% |
15.882 |
4,8% |
-22,8% |
9º |
OPEL |
11.746 |
3,7% |
21.443 |
6,4% |
-45,2% |
10º |
HYUNDAI |
11.060 |
3,5% |
11.317 |
3,4% |
-2,3% |
11º |
FIAT |
9.798 |
3,1% |
7.710 |
2,3% |
27,1% |
12º |
KIA |
7.970 |
2,5% |
6.482 |
1,9% |
23,0% |
13º |
TOYOTA |
7.512 |
2,4% |
7.419 |
2,2% |
1,3% |
14º |
MINI |
5.892 |
1,9% |
4.343 |
1,3% |
35,7% |
15º |
DACIA |
5.560 |
1,8% |
8.189 |
2,5% |
-32,1% |
16º |
PEUGEOT |
5.523 |
1,8% |
6.243 |
1,9% |
-11,5% |
17º |
MITSUBISHI |
4.949 |
1,6% |
3.709 |
1,1% |
33,4% |
18º |
VOLVO |
4.557 |
1,4% |
4.841 |
1,5% |
-5,9% |
19º |
CITROËN |
4.516 |
1,4% |
5.713 |
1,7% |
-21,0% |
20º |
MAZDA |
3.848 |
1,2% |
5.154 |
1,5% |
-25,3% |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
|
TOTAL |
314.938 |
100,0% |
332.788 |
100,0% |
-5,4% |
|
ACUMULADO |
1.525.560 |
100,0% |
2.181.788 |
100,0% |
-30,1% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz seguirá fazendo carros a gasolina porque "elétricos são caros"
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Mercedes-Benz Classe A com dois motores foi feito para pilotos da F1
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Mercedes-Benz lança novo Classe A 2023 no Brasil por R$ 344.900
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Novo Mercedes-Benz Classe A 2023 será híbrido-leve no Brasil