Em 2016, a Ram mostrou o conceito Rebel TRX, um exercício de design que mostrava o então recém-lançado motor V8 Hellcat supercharged e uma suspensão melhorada. A fabricante não falou nada sobre produzir a picape rival da Ford F-150 Raptor na época. Quatro anos depois, eis que podemos ver as imagens oficiais da Ram 1500 TRX 2021, a picape mais potente do mundo.
Baseada na geração atual da picape grande, a Ram 1500 TRX 2021 recebeu uma longa lista de melhorias mecânicas e cosméticas para que a marca finalmente tivesse uma rival legítima para o segmento das picapes de alto desempenho, enfrentando a F-150 Raptor. Prevista para chegar às concessionárias nos EUA no começo de 2021, a TRX tem preços a partir de US$ 69.990 (R$ 384.658), disponível com cabine dupla e caçamba curta.
A Ram chama a TRX 2021 de "superpredador do mundo das picapes", e é difícil de argumentar contra esta declaração. O lendário motor 6.2 V8 Hellcat da Fiat-Chrysler é usado na picape, entregando 712 cv e 89,8 kgfm. Ainda assim acredite, é o modelo menos potente da família Hellcat - o que a Ram justifica por ter um coletor de admissão e exaustor maiores. Nada que tire dela o título de picape de produção mais potente do mundo.
A Ram não apenas colocou o Hellcat e pronto. Os engenheiros reforçaram a construção da TRX, usando trilhos mais pesados e grossos e com mais aço de alta resistência. A empresa diz que o chassi tem apenas 25% da 1500 normal, o que dá à TRX uma rigidez torcional maior. Embora não tenha dado nenhum número específico, representantes da marca dizem que a picape pode pular e fazer trilhas pesadas sem quebrar, "ao contrário de alguns concorrentes", aparentemente uma referência aos vídeos do chassi da Raptor quebrando no meio após alguns pulos.
Um câmbio automático de 8 marchas de alta performance feito pela ZF, e também usado pelo Jeep Grand Cherokee Trackhawk, entrega a potência do motor para as quatro rodas da picape. A caixa de transferência recebe correia, pinhão, embreagens e mais peças melhoradas para lidar com o grande torque do Hellcat, enquanto o eixo traseiro sólido Dana 60 vem com um diferencial com bloqueio eletrônico, para andar bem na areia e permitir algumas derrapadas por diversão.
Além de receber o V8 Hellcat, a Ram TRX recebeu um coletor de ar de caminho duplo, com metade vindo pela passagem de ar da grade, a outra parte pelo scoop enorme no capô. A empresa diz que esse monstro off-road pode acelerar até 96 km/h (60 mi/h) em apenas 4,5 segundos, com velocidade máxima de 190 km/h.
O entre-eixos foi alongado em 2 cm para abrir espaço para os enormes pneus 32/65 R18, que têm 89 centímetros de altura. Estes compostos foram criados exclusivamente para a Ram TRX, batizados como Goodyear Wranger Territory, feitos para oferecer desempenho em piso molhado, sujo e na lama, além de trabalhar bem na areia e na neve.
As quatro rodas são suportadas pelos amortecedores Blistein Blackhawk E2, que podem variar entre 10 kg e 1 tonelada de amortecimento. Reservatórios remotos com nitrogênio ajudam a melhorar a performance e reduzir a fadiga ao usar a picape no deserto em alta velocidade ou em trilhas mais exigentes. A suspensão traseira foi redesenhada para melhorar o conforto e durabilidade, sem comprometer o espaço da caçamba.
Assim como outros modelos preparados pela SRT, a Ram 1500 TRX ganhou um volante de aro grosso e base achatada, equipado com aletas de alumínio para troca de marchas. Um head-up display está disponível com o pacote opcional TR2, equipamento que aparece pela primeira vez em um modelo da Ram e que deve ser levado para as versões mais caras da 1500 no próximo ano-modelo.
Além do head-up display, a TRX oferece retrovisor digital, transmitindo a imagem da câmera traseira, como opcional. A caixa de transferência ganha um seletor de modo de condução, que oferece os modos Normal, Molhado/Neve, Off-road Areia, Pedra e Baja. Tem até launch control para quem quiser brincar de arrancadas.
Como alguém pode esperar de uma picape que vai enfrentar a F-150 Raptor, a TRX também recebe um detector de pulos. Usando sensores de velocidade nas rodas, sensores de altura em relação ao solo e acelerômetros, a picape pode perceber quando está no ar, prevenindo danos na queda ao preparar a taxa de amortecimento, a marcha a ser usada e a transferência de torque.
Construída em Michigan (EUA), a Ram 1500 TRX 2021 poderá ser encomendada nos Estados Unidos a partir de 18 de agosto, com as entregas esperadas para o final do ano. Por enquanto, é um modelo exclusivo para o país. As chances da picape chegar ao Brasil são pequenas, já que a marca não conseguiu nem trazer a 1500 normal ainda.
Fotos: Divulgação
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