Assim como em junho, o segmento de sedãs premium destoou do restante do mercado brasileiro. Enquanto no geral a queda no número de emplacamentos se aproximou dos 30%, o resultado acumulado das duas categorias (médios e grandes) foi 37,5% superior ao registrado no mesmo período de 2019. E a BMW teve parcela fundamental neste desempenho.
Entre os médios, o Série 3 nadou de braçadas. Com 527 emplacamentos, o campeão de vendas da marca de Munique multiplicou por seis o desempenho do ano passado e manteve uma participação de mercado próxima dos 50%. Na disputa pela posição de “melhor do resto”, o Audi A3 Sedan (166) levou a melhor apesar de uma retração de quase 30% no período.
Com mais do que o dobro dos registros de 2019, o Mercedes Classe A Sedan (135) voltou ao pódio. Longe do desempenho de tempos não tão distantes, o Mercedes Classe C (123) perdeu mais da metade de seus compradores de 12 meses atrás. O Volvo S60, com 57 emplacamentos, completou o top 5 com o segundo maior crescimento no período (+470%).
Sétimo em junho, o Mercedes CLA (35) subiu uma posição, aproveitando-se da forte queda do Audi A5 (29). Atrás do novato BMW Série 2 Gran Coupé (8), o A4 permanece como coadjuvante: com apenas 7 emplacamentos, 68% a menos do que há um ano, o Audi só não foi o lanterna porque o Jaguar XE (3) perdeu ainda mais espaço (-72,7%).
Na faixa de cima, o Panamera (15) chegou ao 4º mês consecutivo no topo (há um ano, o Porsche não havia registrado uma só unidade). A briga pela 2ª posição, no entanto, foi interessante, com dois BMW no pódio – Série 5 (12) e Série 7 (10), este último repetindo o desempenho de junho – e o Mercedes Classe E (10) na cola de ambos.
Sedãs Médios Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUL/20 |
JUN/20 |
JUL/19 |
% JUL 20 |
% JUN 20 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
527 |
588 |
84 |
48,35% |
48,60% |
-10,37% |
527,38% |
2º |
AUDI A3 SEDAN |
166 |
137 |
236 |
15,23% |
11,32% |
21,17% |
-29,66% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN |
135 |
126 |
63 |
12,39% |
10,41% |
7,14% |
114,29% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
123 |
224 |
247 |
11,28% |
18,51% |
-45,09% |
-50,20% |
5º |
VOLVO S60 |
57 |
38 |
10 |
5,23% |
3,14% |
50,00% |
470,00% |
6º |
MERCEDES-BENZ CLA |
35 |
22 |
33 |
3,21% |
1,82% |
59,09% |
6,06% |
7º |
AUDI A5 |
29 |
52 |
72 |
2,66% |
4,30% |
-44,23% |
-59,72% |
8º |
BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ |
8 |
3 |
0 |
0,73% |
0,25% |
166,67% |
- |
9º |
AUDI A4 |
7 |
18 |
22 |
0,64% |
1,49% |
-61,11% |
-68,18% |
10º |
JAGUAR XE |
3 |
2 |
11 |
0,28% |
0,17% |
50,00% |
-72,73% |
|
|
1090 |
1210 |
778 |
100,00% |
100,00% |
-9,92% |
40,10% |
Sedãs Grandes Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUL/20 |
JUN/20 |
JUL/19 |
% JUL 20 |
% JUN 20 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
PORSCHE PANAMERA |
15 |
11 |
0 |
21,74% |
16,67% |
36,36% |
- |
2º |
BMW SÉRIE 5 |
12 |
11 |
26 |
17,39% |
16,67% |
9,09% |
-53,85% |
3º |
BMW SÉRIE 7 |
10 |
10 |
0 |
14,49% |
15,15% |
0,00% |
- |
4º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
10 |
7 |
12 |
14,49% |
10,61% |
42,86% |
-16,67% |
5º |
AUDI A6 |
5 |
7 |
0 |
7,25% |
10,61% |
-28,57% |
- |
6º |
VOLVO S90 |
5 |
6 |
8 |
7,25% |
9,09% |
-16,67% |
-37,50% |
7º |
MERCEDES-BENZ CLS |
4 |
3 |
4 |
5,80% |
4,55% |
33,33% |
0,00% |
8º |
AUDI A7 |
3 |
3 |
0 |
4,35% |
4,55% |
0,00% |
- |
9º |
LEXUS ES |
3 |
6 |
13 |
4,35% |
9,09% |
-50,00% |
-76,92% |
10º |
JAGUAR XF |
1 |
2 |
0 |
1,45% |
3,03% |
-50,00% |
- |
11º |
JAGUAR XJ |
1 |
0 |
2 |
1,45% |
0,00% |
- |
-50,00% |
|
|
69 |
66 |
65 |
100,00% |
100,00% |
4,55% |
6,15% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: arquivo Motor1.com e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela