Do controle de estabilidade ao piloto automático adaptativo, conheça os itens que estão ficando mais comuns no mercado brasileiro

É muito comum que na hora da compra de um veículo as pessoas perguntem sobre o ano, quilometragem, estado dos pneus e acabamento interno, motorização, multimídia e até mesmo itens de conectividade. Outros procuram saber sobre as rodas de liga leve, teto solar, ar condicionado com controle digital, espelhos retrovisores laterais com comando elétrico, bancos com revestimento em couro e alarme, entre outros itens.

Raramente, porém, vejo alguém preocupado sobre a presença do ACC – sigla para Adaptive Cruise Control (piloto automático adaptativo), quantidade de airbags, controle de tração e estabilidade, se possui sistema Isofix ou Top tether para fixação de cadeirinha infantil, detector de ponto cego ou mesmo se tem sistema de frenagem automática pós-colisão - acho que você até sorriu agora com essa expressão.

Audi - Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)

Por outro lado, observo pessoas que reclamam que esse ou aquele carro é caro. Será que ela realmente observou a ficha técnica do veículo e conferiu muitos dos itens que podem não servir para mostrar aos amigos, como uma multimídia ativada por voz ou gestos, mas pode resultar numa condução mais segura ou mesmo mitigar os danos após um acidente?

Nada contra a multimídia com seus recursos e inovações, mas não podemos colocar a carroça na frente dos bois. Na coluna passada mostramos o que significa um veículo econômico; desta vez o objetivo é ajudar a encontrar as tecnologias que, sim, vão valorizar seu veículo de verdade, garantindo mais segurança para você e sua família.

Uma simples curva pode ser suficiente para colocar sua vida em risco. Estudos sobre acidentes realizados em todo o mundo provam que a derrapagem (e suas consequências como, por exemplo, o impacto lateral) é uma das principais causas de acidentes graves e fatais.

O controle de tração e estabilidade (ESP ou ASC) evita a derrapagem. Ele mantém o veículo estável e reduz o risco da perda de controle da direção por meio de intervenções seletivas de frenagem em cada roda (por meio do ABS), produzindo a força contrária necessária para que o veículo reaja de acordo com a vontade do motorista.

Os novos projetos ou carros que sofreram grandes mudanças a partir de 2020 devem oferecer como item de série o controle de estabilidade. Este item de segurança será obrigatório para todos os carros e comerciais leves zero quilômetro vendidos no Brasil a partir de 2022.

Acoplada ao ESP, a tecnologia do assistente de subida em rampa (HSA – Hill Start Assist) auxilia o condutor nas partidas em aclives, mantendo o veículo com o sistema de freio acionado por até 3 segundos enquanto que se acelere o veículo. Mais segurança para o motorista e para os demais veículos que estão atrás, como também redução no consumo de embreagem e de combustível.

Já o sistema de piloto automático adaptativo utiliza sensores e câmeras para identificar a velocidade e a distância do carro à frente. Conforme a velocidade estabelecida pelo motorista, o sistema detecta se há necessidade de andar mais devagar por conta da distância do carro que trafega à frente.

Numa situação na qual o piloto automático adaptativo estiver programado para andar a 120 km/h e o carro à frente estiver a 80 km/h, o carro irá diminuir a velocidade automaticamente para manter uma distância segura, possivelmente mantendo os mesmos 80 km/h. Quando houver espaço para acelerar ou não havendo um veículo à sua frente, daí veículo vai buscar a velocidade programada de 120 km/h.

Audi - Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)

Por sua vez, a frenagem autônoma de emergência, recurso que funciona entre 8 km/h e 80 km/h em sua maioria, freia o veículo automaticamente ao identificar uma situação de risco envolvendo o veículo à frente ou um pedestre que esteja cruzando a dianteira, caso o motorista não reaja.

Normalmente a câmera deste sistema também pode ajudar o condutor numa frenagem de emergência. Caso o motorista perceba uma situação de perigo e pise no freio, mas o sistema entenda que a pressão aplicada no pedal não será suficiente, o carro intensifica a força de frenagem automaticamente.

Outro recurso recente são as luzes de circulação diurna (DRL – Daytime Running Light), que ligam-se automaticamente assim que o motor entra em funcionamento, facilitando que o veículo seja visto por outros usuários da via durante sua circulação ou viagem.

A câmera de ré com visor na multimídia oferece mais conforto e praticidade para o motorista nas manobras, principalmente trabalhando em conjunto com os sensores de estacionamento e alertas sonoros. Mais proteção contra pequenas batidas, preservando o veículo, outros carros, pedestres, animais, etc.

Fiat Strada 2021 - Produção
Isofix - Honda Accord 2019

O Isofix é o sistema que torna a cadeirinha do seu filho parte integrante do carro. Com ganchos ligados ao chassi do veículo, ele evita erros na instalação, situação comum quando se instalam cadeiras com o cinto de segurança e não são seguidas as indicações do fabricante.

Top tether, ou ponto de ancoragem superior, é um gancho que se localiza no piso do porta-malas ou na parte traseira do banco. Este gancho de fixação da cinta superior da cadeirinha precisa estar firmemente preso ao gancho de ancoragem do automóvel, completando assim o sistema de fixação Isofix.

E não poderíamos deixar de falar sobre o sistema de frenagem automática pós-colisão que aciona os freios do carro quando percebe - por sensores de airbags - que houve uma batida. Pode ser acionado, também, em colisões dianteiras, evitando uma segunda colisão. Caso necessário, o motorista pode se “sobrepor” ao sistema a qualquer momento através do pedal do acelerador, permitindo controle total do veículo.

Viu só como a tecnologia pode ser aliada na segurança do veículo? Claro que o desafio dos fabricantes é encontrar a melhor combinação entre tecnologia e segurança a um custo aceitável para o veículo. Então, antes de comprar seu próximo carro, veja se realmente ele possui os melhores “acessórios” para sua segurança, da sua família e do trânsito com um todo.

Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® que apresenta a única área de cursos online sobre mecânica na internet, uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.