Embora você provavelmente nunca tenha ouvido falar do motor B57 da BMW, ele é mais importante do que aparenta. Este propulsor não é apenas uma coleção de números com um emblema da BMW. O B57D30S0 é o único motor a diesel com quatro turbocompressores. Ou melhor, era, pois a BMW anuncia que ele será descontinuado em setembro e ganhará uma despedida na forma de uma série especial para os SUVs X5 e X7 M50d Final Edition.
Através da força da engenharia alemã, o motor da Série B da BMW fornecia eficiência e potência superiores entre os propulsores a diesel. O motor quase deu à montadora bávara a autonomia mágica de 1.000 km e o fez enquanto produzia uma quantidade substancial de força. A BMW diz que o quad-turbo produz 405 cv.
Então, por que o motor está chegando ao fim? Para encurtar a história, o aumento astronômico das restrições de emissões na Europa provocou a morte do B57S. Além de ser muito ruim para os ursos polares, a complexidade do propulsor levou a custos enormes.
Embora este motor a diesel especial tenha sido instalado em uma boa quantidade de modelos da BMW, a montadora bávara optou por honrá-lo com uma edição final do X7 e X5 M50d, chamada Final Edition. Embora você possa pensar que a BMW apenas colocaria alguns emblemas em seus veículos M50d e pronto, você estaria errado.
A quantidade de unidades da versão Final Edition ainda é desconhecida e ela receberá alguns recursos especiais. Sistema de auxílios ao motorista, como faróis com luz laser, controle por gestos e assistentes de condução autônoma serão de série. No entanto, não fique muito animado, pois a BMW diz que esses SUVs estarão disponíveis apenas em alguns países europeus.
Dos dois modelos, apenas o BMW X5 M50d é oferecido no Brasil, enquanto o X7 só é vendido na variante a gasolina. Infelizmente, a chance de ver uma das unidades Final Edition no país é bem pequena.
Fotos: divulgação
Fonte: BMW
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
BMW X2 M35i xDrive chega ao Brasil mais rápido e potente
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil