A pandemia do novo coronavírus contribuiu de maneira decisiva para que a Alemanha registrasse o pior 1º semestre nas vendas de veículos novos desde 1975, de acordo com o Best Selling Cars Blog. Foram registradas 1.210.622 unidades, 34,5% a menos do que as 1.849.000 unidades comercializadas no mesmo período de 2019.
Nenhuma montadora presente no top 20 teve resultados positivos – a líder Volkswagen (223.227), por exemplo, perdeu 35% de seus compradores. Com a Mercedes (117.355) confortável na 2ª posição, a briga pelo 3º lugar promete ser acirrada até dezembro, já que a BMW superou a Audi por pouco mais de 200 unidades (98.839 x 98.623). Mitsubishi (24.222) e Volvo (21.315) foram as únicas com quedas abaixo dos 20%.
O VW Golf (60.334) manteve-se bem à frente entre os modelos, mas com retração superior a 43%. A vantagem sobre o VW Tiguan (29.419), que havia sido de quase 63 mil unidades no ano passado, caiu pela metade. Quem se deu bem – dentro do possível – foi o Ford Focus (26.213), que subiu da 5ª para a 3ª posição, e o VW Passat (24.602), que era oitavo há 12 meses.
O grande destaque do período, no entanto, foi a Ducato. Com alta de 7%, a van da Fiat saltou da 21ª para a quinta colocação. Estável em relação aos números de 2019, o BMW Série 3 (19.892) superou os VW Polo (19.670) e T-Roc (19.491) para se firmar em 6º, contra o 23º lugar do ano passado. Seus principais rivais, por sua vez, perderam espaço: o Mercedes Classe C (18.236) caiu de 4º para 10º, enquanto o Audi A4 (17.519) ficou fora do top 10.
Lançado no país em 2019, o VW T-Cross (11.488) encerrou a 1ª etapa de 2020 na 29ª posição, com potencial de encerrar o ano no top 20. Com nova geração no mercado, o CLA (10.570) foi outro destaque: ausente do top 50 em 2019, o modelo da Mercedes cresceu quase 50% e assumiu a 35ª posição. Assim como no Brasil, o up! vive mau momento por lá: com apenas 8.858 unidades, o menor dos VW ficou fora do top 40.
POS. |
MODELO |
1º SEM 20 |
% MERCADO 2020 |
1º SEM 19 |
% VARIAÇÃO |
POS. 2019 |
1º |
VW GOLF |
60.334 |
5,0% |
106.366 |
-43,3% |
1º |
2º |
VW TIGUAN |
29.419 |
2,4% |
43.383 |
-32,2% |
2º |
3º |
FORD FOCUS |
26.213 |
2,2% |
31.877 |
-17,8% |
5º |
4º |
VW PASSAT |
24.602 |
2,0% |
30.422 |
-19,1% |
8º |
5º |
FIAT DUCATO |
22.371 |
1,8% |
20.901 |
7,0% |
21º |
6º |
BMW SÉRIE 3 |
19.892 |
1,6% |
19.883 |
0,0% |
23º |
7º |
VW POLO |
19.670 |
1,6% |
33.530 |
-41,3% |
3º |
8º |
VW T-ROC |
19.491 |
1,6% |
31.302 |
-37,7% |
6º |
9º |
SKODA OCTAVIA |
18.873 |
1,6% |
30.945 |
-39,0% |
7º |
10º |
MERCEDES CLASSE C |
18.236 |
1,5% |
32.132 |
-43,2% |
4º |
11º |
OPEL CORSA |
17.850 |
1,5% |
24.593 |
-27,4% |
11º |
12º |
AUDI A4 |
17.519 |
1,4% |
28.694 |
-38,9% |
9º |
13º |
MINI |
16.944 |
1,4% |
23.465 |
-27,8% |
15º |
14º |
FORD FIESTA |
16.199 |
1,3% |
23.202 |
-30,2% |
16º |
15º |
MERCEDES CLASSE A |
15.327 |
1,3% |
21.666 |
-29,3% |
19º |
16º |
SEAT LEON |
15.324 |
1,3% |
18.549 |
-17,4% |
25º |
17º |
OPEL ASTRA |
15.184 |
1,3% |
22.364 |
-32,1% |
18º |
18º |
AUDI A6 |
14.264 |
1,2% |
23.966 |
-40,5% |
12º |
19º |
MERCEDES CLASSE E |
14.210 |
1,2% |
23.484 |
-39,5% |
14º |
20º |
AUDI A3 |
14.158 |
1,2% |
25.208 |
-43,8% |
10º |
21º |
MERCEDES GLK / GLC |
14.026 |
1,2% |
17.018 |
-17,6% |
28º |
22º |
VW CADDY |
13.492 |
1,1% |
16.424 |
-17,9% |
31º |
23º |
BMW SÉRIE 1 |
12.765 |
1,1% |
17.554 |
-27,3% |
27º |
24º |
VW TRANSPORTER |
12.138 |
1,0% |
23.494 |
-48,3% |
13º |
25º |
RENAULT CLIO |
11.940 |
1,0% |
12.837 |
-7,0% |
45º |
26º |
AUDI Q3 |
11.901 |
1,0% |
12.501 |
-4,8% |
46º |
27º |
FIAT 500 |
11.640 |
1,0% |
17.781 |
-34,5% |
26º |
28º |
MITSUBISHI MIRAGE |
11.600 |
1,0% |
11.314 |
2,5% |
- |
29º |
VW T-CROSS |
11.488 |
0,9% |
5.262 |
118,3% |
- |
30º |
VW TOURAN |
11.448 |
0,9% |
22.482 |
-49,1% |
17º |
31º |
BMW SÉRIE 5 |
11.378 |
0,9% |
16.864 |
-32,5% |
29º |
32º |
BMW X3 |
11.196 |
0,9% |
13.507 |
-17,1% |
41º |
33º |
BMW X1 |
11.145 |
0,9% |
20.281 |
-45,0% |
22º |
34º |
SEAT ATECA |
10.687 |
0,9% |
14.957 |
-28,5% |
36º |
35º |
MERCEDES CLA |
10.570 |
0,9% |
7.131 |
48,2% |
- |
36º |
KIA CEED |
10.523 |
0,9% |
10.472 |
0,5% |
- |
37º |
SKODA KAROK |
10.194 |
0,8% |
15.659 |
-34,9% |
34º |
38º |
SKODA KODIAQ |
10.018 |
0,8% |
10.934 |
-8,4% |
- |
39º |
MERCEDES CLASSE V |
9.007 |
0,7% |
10.219 |
-11,9% |
- |
40º |
BMW SÉRIE 2 |
8.986 |
0,7% |
16.576 |
-45,8% |
30º |
41º |
SKODA FABIA |
8.896 |
0,7% |
21.608 |
-58,8% |
20º |
42º |
VW UP |
8.858 |
0,7% |
16.086 |
-44,9% |
32º |
43º |
OPEL GRANDLAND X |
8.701 |
0,7% |
10.956 |
-20,6% |
- |
44º |
SKODA KAMIQ |
8.674 |
0,7% |
0 |
- |
- |
45º |
SEAT ARONA |
8.660 |
0,7% |
11.786 |
-26,5% |
49º |
46º |
FORD TRANSIT |
8.634 |
0,7% |
10.803 |
-20,1% |
- |
47º |
HYUNDAI KONA |
8.534 |
0,7% |
10.514 |
-18,8% |
- |
48º |
RENAULT TWINGO |
8.248 |
0,7% |
10.548 |
-21,8% |
- |
49º |
RENAULT CAPTUR |
8.223 |
0,7% |
13.205 |
-37,7% |
43º |
50º |
AUDI Q5 |
7.940 |
0,7% |
10.875 |
-27,0% |
- |
POS. |
MARCA |
1º SEM 20 |
% MERCADO 2020 |
1º SEM 19 |
% VARIAÇÃO |
POS. 2019 |
1º |
VW |
223.227 |
18,4% |
344.194 |
-35,1% |
1º |
2º |
MERCEDES-BENZ |
117.355 |
9,7% |
161.178 |
-27,2% |
2º |
3º |
BMW |
98.839 |
8,2% |
139.826 |
-29,3% |
5º |
4º |
AUDI |
98.623 |
8,1% |
148.538 |
-33,6% |
3º |
5º |
FORD |
84.007 |
6,9% |
143.354 |
-41,4% |
4º |
6º |
SKODA |
71.868 |
5,9% |
107.386 |
-33,1% |
7º |
7º |
OPEL |
60.820 |
5,0% |
117.425 |
-48,2% |
6º |
8º |
SEAT |
50.007 |
4,1% |
68.202 |
-26,7% |
9º |
9º |
RENAULT |
47.879 |
4,0% |
68.714 |
-30,3% |
8º |
10º |
FIAT |
39.095 |
3,2% |
49.426 |
-20,9% |
11º |
11º |
HYUNDAI |
38.148 |
3,2% |
62.095 |
-38,6% |
10º |
12º |
TOYOTA |
29.729 |
2,5% |
44.416 |
-33,1% |
12º |
13º |
KIA |
25.899 |
2,1% |
34.892 |
-25,8% |
16º |
14º |
MITSUBISHI |
24.222 |
2,0% |
28.319 |
-14,5% |
18º |
15º |
PEUGEOT |
23.718 |
2,0% |
38.197 |
-37,9% |
14º |
16º |
CITROËN |
22.780 |
1,9% |
32.550 |
-30,0% |
17º |
17º |
VOLVO |
21.315 |
1,8% |
26.521 |
-19,6% |
19º |
18º |
DACIA |
20.222 |
1,7% |
40.838 |
-50,5% |
13º |
19º |
MAZDA |
17.179 |
1,4% |
35.405 |
-51,5% |
15º |
20º |
MINI |
16.944 |
1,4% |
23.465 |
-27,8% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
|
ACUMULADO |
1.210.622 |
... |
1.849.000 |
-34,5% |
... |
Pela 1ª vez desde 1990 vendendo menos do que a França, de acordo com o BSCB, a Alemanha encerrou junho com 220.272 veículos novos comercializados, queda superior a 32% frente a 2019. Este foi o pior mês de junho desde 1985, e também se refletiu no ranking de montadoras.
À exceção da Fiat (9.141) e da Mitsubishi (4.654), todas as demais no top 20 registraram quedas – vice-líder, a Mercedes (21.970) foi a única do top 10 com retração abaixo dos 10% (-8,7%). A Opel (9.764), por sua vez, perdeu mais da metade de seus compradores. Líder, a VW (39.126) perdeu 1,6 ponto percentual de participação nos últimos 12 meses.
Por modelos, a VW emplacou os dois primeiros colocados, com o Golf (10.425) à frente do Tiguan (6.095). Assim como nos dois meses anteriores, o grande destaque ficou por conta da Ducato (5.420) em seu 4º top 10 consecutivo – a van da Fiat ainda conseguiu uma inédita liderança nas vendas no varejo.
Praticamente estável em relação a 2019, o Ford Focus (5.155) superou o VW T-Roc (4.020) com boa margem para garantir a quarta posição. A retração mais baixa da Mercedes em relação à maioria das marcas teve relação direta com alguns de seus principais modelos: à exceção do Classe C (3.386) e do Classe A (3.221), o Classe E (2.471), o Classe V (2.255), o GLC (2.118) e principalmente o CLA (1.838) tiveram altas expressivas.
POS. |
MODELO |
JUN.20 |
% MERCADO 2020 |
JUN.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
VW GOLF |
10.425 |
4,7% |
18.692 |
5,7% |
-44,2% |
2º |
VW TIGUAN |
6.095 |
2,8% |
8.012 |
2,5% |
-23,9% |
3º |
FIAT DUCATO |
5.420 |
2,5% |
3.240 |
1,0% |
67,3% |
4º |
FORD FOCUS |
5.155 |
2,3% |
5.159 |
1,6% |
-0,1% |
5º |
VW T-ROC |
4.020 |
1,8% |
5.646 |
1,7% |
-28,8% |
6º |
SKODA OCTAVIA |
3.658 |
1,7% |
4.972 |
1,5% |
-26,4% |
7º |
VW PASSAT |
3.468 |
1,6% |
6.107 |
1,9% |
-43,2% |
8º |
VW POLO |
3.443 |
1,6% |
5.026 |
1,5% |
-31,5% |
9º |
MERCEDES CLASSE C |
3.386 |
1,5% |
4.745 |
1,5% |
-28,6% |
10º |
SEAT LEON |
3.312 |
1,5% |
4.050 |
1,2% |
-18,2% |
11º |
BMW SÉRIE 3 |
3.285 |
1,5% |
4.017 |
1,2% |
-18,2% |
12º |
MINI |
3.239 |
1,5% |
4.253 |
1,3% |
-23,8% |
13º |
MERCEDES CLASSE A |
3.221 |
1,5% |
3.264 |
1,0% |
-1,3% |
14º |
FORD FIESTA |
3.183 |
1,4% |
3.919 |
1,2% |
-18,8% |
15º |
AUDI A3 |
3.049 |
1,4% |
3.372 |
1,0% |
-9,6% |
16º |
OPEL CORSA |
2.892 |
1,3% |
4.461 |
1,4% |
-35,2% |
17º |
AUDI A6 |
2.849 |
1,3% |
4.612 |
1,4% |
-38,2% |
18º |
MITSUBISHI MIRAGE |
2.760 |
1,3% |
1.380 |
0,4% |
100,0% |
19º |
BMW SÉRIE 1 |
2.750 |
1,2% |
2.980 |
0,9% |
-7,7% |
20º |
BMW X1 |
2.689 |
1,2% |
4.869 |
1,5% |
-44,8% |
21º |
OPEL ASTRA |
2.657 |
1,2% |
4.370 |
1,3% |
-39,2% |
22º |
FIAT 500 |
2.603 |
1,2% |
3.909 |
1,2% |
-33,4% |
23º |
VW TRANSPORTER |
2.519 |
1,1% |
4.214 |
1,3% |
-40,2% |
24º |
RENAULT TWINGO |
2.489 |
1,1% |
2.352 |
0,7% |
5,8% |
25º |
MERCEDES CLASSE E |
2.471 |
1,1% |
2.231 |
0,7% |
10,8% |
26º |
RENAULT CLIO |
2.277 |
1,0% |
2.631 |
0,8% |
-13,5% |
27º |
MERCEDES CLASSE V |
2.255 |
1,0% |
1.905 |
0,6% |
18,4% |
28º |
MERCEDES GLC |
2.118 |
1,0% |
1.590 |
0,5% |
33,2% |
29º |
VW TOURAN |
2.018 |
0,9% |
3.958 |
1,2% |
-49,0% |
30º |
AUDI Q3 |
1.954 |
0,9% |
2.435 |
0,7% |
-19,8% |
31º |
FORD TRANSIT |
1.951 |
0,9% |
1.804 |
0,6% |
8,1% |
32º |
BMW SÉRIE 5 |
1.896 |
0,9% |
2.561 |
0,8% |
-26,0% |
33º |
BMW SÉRIE 2 |
1.867 |
0,8% |
2.883 |
0,9% |
-35,2% |
34º |
SKODA KODIAQ |
1.866 |
0,8% |
2.202 |
0,7% |
-15,3% |
35º |
VW CADDY |
1.866 |
0,8% |
2.481 |
0,8% |
-24,8% |
36º |
MERCEDES CLA |
1.838 |
0,8% |
987 |
0,3% |
86,2% |
37º |
SEAT ATECA |
1.827 |
0,8% |
2.736 |
0,8% |
-33,2% |
38º |
VW T-CROSS |
1.812 |
0,8% |
2.593 |
0,8% |
-30,1% |
39º |
SKODA FABIA |
1.799 |
0,8% |
4.584 |
1,4% |
-60,8% |
40º |
SKODA KAROQ |
1.766 |
0,8% |
3.170 |
1,0% |
-44,3% |
41º |
AUDI A4 |
1.747 |
0,8% |
5.296 |
1,6% |
-67,0% |
42º |
SKODA KAMIQ |
1.717 |
0,8% |
0 |
0,0% |
- |
43º |
KIA CEED |
1.670 |
0,8% |
2.468 |
0,8% |
-32,3% |
44º |
FORD KUGA |
1.561 |
0,7% |
3.556 |
1,1% |
-56,1% |
45º |
OPEL CROSSLAND X |
1.540 |
0,7% |
1.954 |
0,6% |
-21,2% |
46º |
VW UP |
1.528 |
0,7% |
2.731 |
0,8% |
-44,0% |
47º |
TOYOTA YARIS |
1.511 |
0,7% |
1.699 |
0,5% |
-11,1% |
48º |
HYUNDAI KONA |
1.488 |
0,7% |
1.890 |
0,6% |
-21,3% |
49º |
DACIA DUSTER |
1.482 |
0,7% |
2.223 |
0,7% |
-33,3% |
50º |
RENAULT ZOE |
1.448 |
0,7% |
1.020 |
0,3% |
42,0% |
POS. |
MARCA |
JUN.20 |
% MERCADO 2020 |
JUN.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
VW |
39.126 |
17,8% |
62.347 |
19,2% |
-37,2% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
21.970 |
10,0% |
24.069 |
7,4% |
-8,7% |
3º |
BMW |
18.075 |
8,2% |
25.602 |
7,9% |
-29,4% |
4º |
FORD |
16.145 |
7,3% |
25.060 |
7,7% |
-35,6% |
5º |
AUDI |
15.597 |
7,1% |
24.100 |
7,4% |
-35,3% |
6º |
SKODA |
13.595 |
6,2% |
20.034 |
6,2% |
-32,1% |
7º |
RENAULT |
10.642 |
4,8% |
14.645 |
4,5% |
-27,3% |
8º |
OPEL |
9.764 |
4,4% |
20.461 |
6,3% |
-52,3% |
9º |
FIAT |
9.141 |
4,1% |
9.009 |
2,8% |
1,5% |
10º |
SEAT |
8.993 |
4,1% |
14.146 |
4,3% |
-36,4% |
11º |
HYUNDAI |
6.414 |
2,9% |
11.103 |
3,4% |
-42,2% |
12º |
TOYOTA |
4.973 |
2,3% |
7.651 |
2,4% |
-35,0% |
13º |
PEUGEOT |
4.815 |
2,2% |
6.408 |
2,0% |
-24,9% |
14º |
MITSUBISHI |
4.654 |
2,1% |
4.187 |
1,3% |
11,2% |
15º |
VOLVO |
4.647 |
2,1% |
4.693 |
1,4% |
-1,0% |
16º |
KIA |
4.110 |
1,9% |
6.691 |
2,1% |
-38,6% |
17º |
CITROËN |
4.008 |
1,8% |
5.445 |
1,7% |
-26,4% |
18º |
DACIA |
3.452 |
1,6% |
7.100 |
2,2% |
-51,4% |
19º |
MINI |
3.239 |
1,5% |
4.253 |
1,3% |
-23,8% |
20º |
MAZDA |
2.986 |
1,4% |
6.074 |
1,9% |
-50,8% |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
|
TOTAL |
220.272 |
100,0% |
325.231 |
100,0% |
-32,3% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela