Versão mais poderosa do hatchback estreará ainda neste ano

Posicionada no topo da gama do Volkswagen Golf, a badalada versão esportiva R vai trocar de geração em breve. Assim como na variante GTI - de preparação ligeiramente mais leve -, a novidade continuará apostando forte no quesito desempenho em conjunto com apetrechos exclusivos na composição do visual.

Protótipos já começaram a circular em testes finais com camuflagem reduzida e deixam claro que a marca não tem mais preocupação em esconder detalhes do novo visual. Dessa forma, o caminho ficou livre para a elaboração de projeções, como essas da KDesign AG, que adiantam com fidelidade o traje esportivo do modelo.

Galeria: Volkswagen Golf R 2021 - Projeções

Em entrevistas concedidas no ano passado, Jost Capito, chefe da área de desempenho da Volkswagen, afirmou que o novo Golf R será "fantástico" e que vem sendo chamado internamente de "o rei da performance". Sob o capô, o motor 2.0 TSI marcará presença e receberá ajustes para alcançar cerca de 333 cv - salto importante sobre os 310 cv do modelo atual.

Há planos também para uma versão ainda mais forte, batizada de R Plus, que seria vendida de forma limitada com algo em torno de 400 cv para encarar Mercedes-AMG A45 e Audi RS3 Sportback. Neste caso, porém, o projeto ainda aguarda luz verde para ser desenvolvido.

Para o Brasil, a expectativa de termos o Golf 8 está intimamente relacionada ao esportivo eletrificado GTE, única versão do hatch oferecida por aqui, ainda na geração anterior. A previsão é que sua estreia local aconteça em 2021, somente como importado e de vendas restritas. 

Fonte: KDesign AG