Apresentado no fim do mês passado, o novo Caoa Chery Arrizo 6 já chegou às lojas. Aposta da marca chinesa contra Toyota Corolla e Honda Civic, o sedã médio estreou em versão única GSX muito bem equipada, pelo preço promocional de R$ 98.400 - o valor normal será de R$ 108.750, mas a rede ainda não sabe informar até quando será aplicado o desconto. 

Na falta de uma unidade de testes da fabricante, fomos conhecer o sedã produzido em Jacareí (SP) numa concessionária da marca. E a primeira impressão é positiva, ao menos no que pudemos observar no carro estático. Começa pelo design bem elaborado, até com alguma personalidade, e segue pela carroceria bem montada, com gaps justos e uniformes entre as peças. É possível identificar alguns elementos em comum com outros carros da marca, como a grade dianteira hexagonal e a tampa traseira abaulada na parte inferior, como no Tiggo 7. O teto curvo e a tampa traseira curtinha dão um ar dinâmico ao Arrizo 6. Já os faróis possuem guias de LEDs para rodagem diurna e as lanternas são LEDs, enquanto as rodas aro 17" vestem pneus Michelin 205/50 R17. 

Caoa Chery Arrizo 6 (concessionária)

É por dentro, porém, que o Arrizo 6 maias chama a atenção. Mesmo quem está acostumado ao padrão de Corolla e Civic vai notar o bom nível de acabamento, como o painel em espuma injetada e com inserções em couro, além de apliques imitando aço escovado em diversos pontos da cabine, como nas molduras das caixas de som e das saídas de ar-condicionado traseira. Os bancos de couro também impressionam bem com as costuras em quadradinhos na parte central, um recurso típico de carros do segmento superior.

O interior traz alguns elementos que lembram os carros da Audi, como os comandos dos vidros elétricos e os botões físicos da central multimídia de 9" (com Apple Carplay e Aindroid Auto), logo acima do ar digital, este também numa tela de 8" com comandos táteis. Já o quadro de instrumentos apresenta o velocímetro e o conta-giros analógicos com uma tela TFT de 7" para o computador de bordo - que inclui até temperatura dos pneus, além da pressão. Faltou, porém, o ajuste de profundidade da coluna de direção (só regula em altura). 

Caoa Chery Arrizo 6 (Brasil)
Caoa Chery Arrizo 6 (concessionária)
Caoa Chery Arrizo 6 (concessionária)

A lista de equipamentos, aliás, é outro destaque do chinês na briga com os japoneses. Além desses itens já citados, traz ainda o freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold, sensor de manobra com câmera 360 graus, teto-solar elétrico, partida por botão e chave presencial com acionamento da climatização à distância.

Em temos de espaço, o Arrizo 6 também não fica nada a dever para a concorrência nipônica. Apesar de o entre-eixos ser mais curto que o dos rivais (2,65 m), encontramos boa acomodação tanto na frente quanto atrás. E o porta-malas é o maior da categoria, com 570 litros declarados - embora visualmente não seja muito diferente do Civic, que tem 525 litros. Veja quadro comparativo abaixo:

Medidas (mm) Caoa Chery Arrizo 6 Toyota Corolla Honda Civic Chevrolet Cruze
Comprimento 4.675 4.630 4.641 4.665
Largura 1.814 1.780 1.799 1.807
Altura 1.490 1.455 1.433 1.484
Entre-eixos 2.650 2.700 2.700 2.700
Porta-malas 570 litros 470 litros 525 litros 440 litros

O motor 1.5 turboflex e o câmbio automático do tipo CVT, com simulação de 9 marchas, são os mesmos do Arrizo 5. Com 150 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, o modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, de acordo com a marca. Já o consumo é de 7,6 km/litro na cidade e 9,4 km/litro na estrada, quando abastecido com etanol. Usando gasolina, o rendimento sobe para 11 km/litro e 13,3 km/litro, respectivamente, sempre pelos dados do Inmetro. 

Resta agora o teste completo para saber se o Arrizo 6 é tão bom em movimento quanto aparenta ser parado. Em baixa, o segmento dos sedãs médios agradece. 

Fotos: autor/Motor1.com 

Galeria: Caoa Chery Arrizo 6 (concessionária)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com