Durante participação do programa Motor1.com Entrevista, Pablo Di Si, CEO e Presidente da Volkswagen para Região América do Sul e Brasil, afirmou que o inédito SUV de porte médio fruto do projeto Tarek será lançado no primeiro trimestre de 2021.
"O projeto Tarek nós atrasamos 3 meses. Antes da pandemia iria lançar no final deste ano, vamos atrasar por conta de caixa, não por problemas de produção. Nós vamos produzir os primeiro try-outs este ano e posso falar que vai completar nossa gama de SUVs, é um carro muito bonito por fora, por dentro e vai chegar em um bom momento para complementar nossa gama de SUVs", explicou o executivo.
Em relação ao modelo chinês, Tharu, Di Si utilizou o exemplo do T-Cross brasileiro e do europeu, que apresentam diversas modificações estéticas, de equipamentos e até mesmo entre-eixos, para antecipar um pouco as mudanças aplicadas no SUV que será vendido por aqui.
"Eu vejo os comentários aqui, o que posso falar para os que estão assistindo a live, se nós pensarmos por exemplo no T-Cross, que é um carro desenhado na Europa, foi altamente modificado em clínicas aqui na América Latina. O T-Cross daqui não tem nada a ver com o T-Cross da Europa. E no projeto Tarek, eu era Presidente da VW Argentina na época, eu participei das clínicas, nós modificamos muito, mas muito o modelo. Então você vê o modelo chinês, não é o carro que vamos lançar, o desenho foi feito aqui as modificações e tem a cara do consumidor da América Latina".
Para completar, di Si reforçou a aposta nos estudos específicos com o consumidor para acertar na receita para o mercado local: "a parte externa, a parte interna, de novo, eu acredito muito em clínicas e nós fizemos muitas clínicas no Brasil e na Argentina e desenhamos o carro ao gosto do consumidor", finalizou.
Tratado até agora como Projeto Tarek, o nome definitivo do novo SUV não deve demorar. O batismo oficial deve ser anunciado em agosto e será utilizado globalmente. Motor1.com fez uma pesquisa e encontrou algumas possibilidades, como o nome Zivos conforme detalhamos aqui.
Embora o nome seja um mistério, algumas dados técnicos já são conhecidos. O novo SUV medirá 4,45 metros de comprimento e 2,68 m de entre-eixos, com porta-malas de 445 litros, ou seja, 4 mm mais longo que o Jeep Compass. Mecanicamente contará com exatamente o mesmo do T-Cross Highline: motor 1.4 TSI (150 cv e 25,5 kgfm) ligado ao câmbio automático de 6 marchas, sempre com tração dianteira.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta