O cenário confuso causado pela pandemia do novo coronavírus continua trazendo situações inesperadas no mercado de veículos novos. Na 1ª quinzena de julho, por exemplo, tivemos algo inédito: com 4.595 emplacamentos, o T-Cross se tornou o 1º SUV a assumir a liderança geral entre automóveis e comerciais leves no Brasil em uma parcial.
Os números do modelo da VW podem significar o seu novo recorde de registros no final do mês. Tradicionalmente disparado na ponta, o Chevrolet Onix (4.286) veio logo em seguida. Esta foi apenas a 2ª vez nos últimos anos em que o representante da marca não foi o nº 1 – a outra foi na 1ª quinzena de abril, quando o HB20 foi o preferido.
Agora, o Hyundai HB20 (3.542) foi o terceiro. Além do Onix na vice-liderança, a Chevrolet ainda emplacou o Tracker (2.792) e o Onix Plus (2.136) entre os cinco primeiros. A Jeep, por sua vez, colocou seus dois principais modelos logo na sequência, com o Compass (2.011) à frente do Renegade (1.914). Completando 5 SUVs no top 10, o Hyundai Creta (1.818) foi o 10º, logo atrás do Fiat Argo (1.886) e do Ford Ka (1.840).
O destaque negativo do período foi o VW Gol (1.779) fora do top 10. Renault Kwid (1.347), 14º, e Fiat Mobi (1.219), 16º, travam uma disputa apertada pela liderança entre os hatches de entrada. Quem vem perdendo fôlego nos últimos meses é o Nissan Kicks (1.006), superado pelo Honda HR-V (1.220) e sob forte ameaça do Ford Ecosport (949). Outra surpresa foi a presença da Chevrolet Spin (963) na 19ª posição.
POS. |
MODELO |
PARC. JUL. 20 |
1º |
VW T-CROSS |
4.595 |
2º |
CHEVROLET ONIX |
4.286 |
3º |
HYUNDAI HB20 |
3.542 |
4º |
CHEVROLET TRACKER |
2.792 |
5º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
2.136 |
6º |
JEEP COMPASS |
2.011 |
7º |
JEEP RENEGADE |
1.914 |
8º |
FIAT ARGO |
1.886 |
9º |
FORD KA |
1.840 |
10º |
HYUNDAI CRETA |
1.818 |
11º |
VW GOL |
1.779 |
12º |
VW POLO |
1.649 |
13º |
TOYOTA COROLLA |
1.443 |
14º |
RENAULT KWID |
1.347 |
15º |
HONDA HR-V |
1.220 |
16º |
FIAT MOBI |
1.219 |
17º |
VW VIRTUS |
1.070 |
18º |
NISSAN KICKS |
1.006 |
19º |
CHEVROLET SPIN |
963 |
20º |
FORD ECOSPORT |
949 |
Com a nova geração começando a ser emplacada, a Fiat Strada (2.864) fechou a 1ª parte de julho com boa vantagem sobre a Fiat Toro (1.820) e com um volume que a coloca como quarto veículo mais vendido do país e o melhor Fiat disparado. Fora do pódio nos últimos meses, a VW Saveiro (1.141) retomou sua tradicional colocação, embora sem grande folga em relação à Toyota Hilux (1.028).
Na disputa pela quinta posição, a Ford Ranger venceu a Chevrolet S10 por exatas 100 unidades (919 x 819). O mês, no entanto, não tem sido bom para a Amarok: com apenas 287 unidades, a picape da VW foi apenas a 10ª colocada, atrás inclusive da quase esquecida Chevrolet Montana (484). Destaque também para a 8ª posição da Mitsubishi L200 (504).
POS. |
MODELO |
PARC. JUL. 20 |
1º |
FIAT STRADA |
2.864 |
2º |
FIAT TORO |
1.820 |
3º |
VW SAVEIRO |
1.141 |
4º |
TOYOTA HILUX |
1.028 |
5º |
FORD RANGER |
919 |
6º |
CHEVROLET S10 |
819 |
7º |
FIAT FIORINO |
608 |
8º |
MITSUBISHI L200 |
504 |
9º |
CHEVROLET MONTANA |
484 |
10º |
VW AMAROK |
287 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela