Gelände Strasse, ou campo e estrada em alemão. Este é o significado da sigla GS, a famosa linha da BMW Motorrad que está completando 40 anos em 2020. Em 1980, nascia a R 80 GS, uma moto que poderia rodar no asfalto e na terra sem comprometer tanto a capacidade fora-de-estrada quanto o uso diário, além de permitir viajar longas distâncias. O sucesso foi tanto que foram entregues 1,2 milhão de unidades neste tempo.
Nas competições, a R 80 GS foi campeã do Paris Dakar em 1981 na sua categoria, com destaque para o motor boxer, de cilindros contrapostos, algo que a marca manteve e evoluiu com os anos, sendo utilizado também em outras famílias da BMW Motorrad. Apenas em 1993, com a F 650 "Funduro", que apareceu o motor com apenas um cilindro. A R 1100 GS foi a primeira da categoria a ter freios ABS.
A evolução seguiu por décadas. Em 2017, a BMW apresentou as F 750 GS e F 850 GS, sucessoras dos modelos com dois cilindros. Hoje, a gama aventureira tem até um modelo de entrada de baixa cilindrada, a G 310 GS, que abre a porta para as F 750 GS, F 850 GS, F 850 GS Adventure, R 1250 GS e R 1250 GS Adventure.
Aos fãs da marca e da linha, a BMW Motorrad disponibilizou um ebook com a história completa (clique aqui), desde 1980 até os dias de hoje, passando pelas evoluções mecânicas e a carreira nas competições.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
BMW X2 M35i xDrive chega ao Brasil mais rápido e potente
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil