Como toda a indústria, o segmento mais desejado no mundo atualmente também viu seus números despencarem por conta da pandemia global. Os números deixam claro o tamanho do buraco que o setor automotivo começa a tentar sair. Olhando de forma positiva, a recuperação já começou em relação ao mês de maio, mas ainda temos um bom caminho a percorrer quando comparado a 2019.
Ainda sem concorrente capaz de ameaçá-lo na disputa pela liderança entre os SUVs/crossovers intermediários, o Compass (3.234) fechou o mês de junho com mais de 56% de participação de mercado. Apesar de perder 36,3% dos compradores de 2019, o modelo da Jeep emplacou quase cinco vezes mais do que o segundo colocado.
À frente do VW Tiguan (668) em maio, o Chevrolet Equinox (575) voltou à terceira posição, embora como único entre os treze primeiros a crescer sobre 2019 (+24,7%). O Hyundai Tucson (234), sexto no ranking passado, subiu duas posições, deixando para o RAV4 (174) o último lugar do top 5 – o Toyota havia ficado de fora nos últimos dois meses.
Atrás do Mitsubishi Eclipse Cross (166), único do top 10 a cair menos de 20%, o Hyundai ix35 (143) registrou a maior retração entre os primeiros colocados (-65,6%). Presente no top 5 nos últimos três meses, o Caoa Chery Tiggo 7 (58) desta vez foi apenas o 12º, pouco à frente de um Honda CR-V (50) que continua discreto no segmento.
SUVs / Crossovers II |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/20 |
MAI/20 |
JUN/19 |
% JUN 20 |
% MAI 20 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
JEEP COMPASS |
3234 |
1255 |
5080 |
56,05% |
52,05% |
157,69% |
-36,34% |
2º |
VW TIGUAN |
668 |
199 |
1026 |
11,58% |
8,25% |
235,68% |
-34,89% |
3º |
CHEVROLET EQUINOX |
575 |
276 |
461 |
9,97% |
11,45% |
108,33% |
24,73% |
4º |
HYUNDAI TUCSON |
234 |
76 |
297 |
4,06% |
3,15% |
207,89% |
-21,21% |
5º |
TOYOTA RAV4 |
174 |
82 |
370 |
3,02% |
3,40% |
112,20% |
-52,97% |
6º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
166 |
86 |
205 |
2,88% |
3,57% |
93,02% |
-19,02% |
7º |
HYUNDAI IX35 |
143 |
59 |
416 |
2,48% |
2,45% |
142,37% |
-65,63% |
8º |
MITSUBISHI ASX |
120 |
38 |
280 |
2,08% |
1,58% |
215,79% |
-57,14% |
9º |
KIA SPORTAGE |
114 |
61 |
275 |
1,98% |
2,53% |
86,89% |
-58,55% |
10º |
PEUGEOT 3008 |
86 |
36 |
189 |
1,49% |
1,49% |
138,89% |
-54,50% |
11º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
83 |
66 |
135 |
1,44% |
2,74% |
25,76% |
-38,52% |
12º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
58 |
131 |
146 |
1,01% |
5,43% |
-55,73% |
-60,27% |
13º |
HONDA CR-V |
50 |
30 |
54 |
0,87% |
1,24% |
66,67% |
-7,41% |
14º |
SUBARU FORESTER |
23 |
0 |
19 |
0,40% |
0,00% |
- |
21,05% |
15º |
PEUGEOT 5008 |
12 |
3 |
41 |
0,21% |
0,12% |
300,00% |
-70,73% |
16º |
DODGE JOURNEY |
10 |
4 |
18 |
0,17% |
0,17% |
150,00% |
-44,44% |
17º |
JAC T60 |
10 |
8 |
0 |
0,17% |
0,33% |
25,00% |
- |
18º |
SUBARU OUTBACK |
5 |
0 |
2 |
0,09% |
0,00% |
- |
150,00% |
19º |
SUBARU XV |
5 |
1 |
24 |
0,09% |
0,04% |
400,00% |
-79,17% |
|
|
5770 |
2411 |
9038 |
100,00% |
100,00% |
139,32% |
-36,16% |
Entre os modelos maiores, a liderança do SW4 nunca foi tão ameaçada. Com 465 unidades, a diferença do Toyota foi de apenas 69 unidades sobre o Chevrolet Trailblazer (396), praticamente estável nos últimos doze meses. Quarto e quinto colocados, Jeep Wrangler (34) e Hyundai Santa Fe (14) foram os únicos a crescerem (+126,7% e +100%, respectivamente).
SUVs / Crossovers III |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/20 |
MAI/20 |
JUN/19 |
% JUN 20 |
% MAI 20 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
TOYOTA SW4 |
465 |
303 |
952 |
41,82% |
56,01% |
53,47% |
-51,16% |
2º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
396 |
123 |
398 |
35,61% |
22,74% |
221,95% |
-0,50% |
3º |
MITSUBISHI PAJERO |
179 |
77 |
304 |
16,10% |
14,23% |
132,47% |
-41,12% |
4º |
JEEP WRANGLER |
34 |
25 |
15 |
3,06% |
4,62% |
36,00% |
126,67% |
5º |
HYUNDAI SANTA FE |
14 |
4 |
7 |
1,26% |
0,74% |
250,00% |
100,00% |
6º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
11 |
4 |
24 |
0,99% |
0,74% |
175,00% |
-54,17% |
7º |
FORD EDGE |
5 |
2 |
10 |
0,45% |
0,37% |
150,00% |
-50,00% |
8º |
KIA SORENTO |
5 |
2 |
21 |
0,45% |
0,37% |
150,00% |
-76,19% |
9º |
JAC T80 |
2 |
0 |
6 |
0,18% |
0,00% |
- |
-66,67% |
10º |
CHEVROLET SUBURBAN |
1 |
1 |
1 |
0,09% |
0,18% |
0,00% |
0,00% |
|
|
1112 |
541 |
1738 |
100,00% |
100,00% |
105,55% |
-36,02% |
Com quase um ponto percentual de participação a mais do que em 2019 (55,4%), o Compass (17.638) manteve uma confortável liderança entre os modelos da faixa intermediária. Adversário mais próximo e com queda similar no período (-37%), o VW Tiguan (3.514) emplacou cinco vezes menos do que o Jeep.
Quarto há um ano, o Chevrolet Equinox (1.886) entrou no pódio com quase 300 unidades de vantagem sobre o Toyota RAV4 (1.605), que avançou quase 21%. Com 1.183 unidades, quase 50% de queda, o Hyundai ix35 repetiu o quinto lugar. Terceiro em 2019, o Tucson (910) foi superado pelo Tiggo 7 (1.021) e caiu para a sétima posição – o modelo da Caoa Chery cresceu mais de 100%.
E por muito pouco o Hyundai também não foi batido pelo Mitsubishi Eclipse Cross (909). Em baixa superior a 60%, o Kia Sportage (805) caiu da 6ª para a 9ª posição, com o Mitsubishi ASX (736) completando o pódio. Único novato em 2020, o JAC T60 foi apenas o 15º colocado, com 69 emplacamentos.
SUVs / Crossovers II |
||||||
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2020 |
% 2020 |
1º SEM. 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
1º |
JEEP COMPASS |
17638 |
55,41% |
28033 |
54,68% |
-37,08% |
2º |
VW TIGUAN |
3514 |
11,04% |
5590 |
10,90% |
-37,14% |
3º |
CHEVROLET EQUINOX |
1886 |
5,92% |
2592 |
5,06% |
-27,24% |
4º |
TOYOTA RAV4 |
1605 |
5,04% |
1332 |
2,60% |
20,50% |
5º |
HYUNDAI IX35 |
1183 |
3,72% |
2279 |
4,45% |
-48,09% |
6º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
1021 |
3,21% |
503 |
0,98% |
102,98% |
7º |
HYUNDAI TUCSON |
910 |
2,86% |
2682 |
5,23% |
-66,07% |
8º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
909 |
2,86% |
1210 |
2,36% |
-24,88% |
9º |
KIA SPORTAGE |
805 |
2,53% |
2061 |
4,02% |
-60,94% |
10º |
MITSUBISHI ASX |
736 |
2,31% |
1659 |
3,24% |
-55,64% |
11º |
PEUGEOT 3008 |
539 |
1,69% |
1133 |
2,21% |
-52,43% |
12º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
434 |
1,36% |
1012 |
1,97% |
-57,11% |
13º |
HONDA CR-V |
300 |
0,94% |
483 |
0,94% |
-37,89% |
14º |
PEUGEOT 5008 |
98 |
0,31% |
247 |
0,48% |
-60,32% |
15º |
JAC T60 |
69 |
0,22% |
0 |
0,00% |
- |
16º |
SUBARU XV |
68 |
0,21% |
122 |
0,24% |
-44,26% |
17º |
SUBARU FORESTER |
58 |
0,18% |
195 |
0,38% |
-70,26% |
18º |
DODGE JOURNEY |
46 |
0,14% |
122 |
0,24% |
-62,30% |
19º |
SUBARU OUTBACK |
13 |
0,04% |
12 |
0,02% |
8,33% |
20º |
LAND ROVER DEFENDER |
2 |
0,01% |
3 |
0,01% |
-33,33% |
|
|
31834 |
100,00% |
51270 |
100,00% |
-37,91% |
Passando para o segmento superior, as posições no semestre praticamente repetem a ordem dos resultados de junho. O Toyota SW4 (3.538) manteve mais de 60% de market share, mas desta vez com vantagem bem menor sobre o Chevrolet Trailblazer (1.001). Com queda menor do que a dos dois primeiros (-21,6%), o Mitsubishi Pajero (719) completou o pódio. Quarto, o Jeep Wrangler (135) foi o único a avançar no período (+43,6%).
SUVs / Crossovers III |
||||||
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2020 |
% 2020 |
1º SEM. 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
1º |
TOYOTA SW4 |
3538 |
63,02% |
6663 |
67,21% |
-46,90% |
2º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
1001 |
17,83% |
1576 |
15,90% |
-36,48% |
3º |
MITSUBISHI PAJERO |
719 |
12,81% |
917 |
9,25% |
-21,59% |
4º |
JEEP WRANGLER |
135 |
2,40% |
94 |
0,95% |
43,62% |
5º |
HYUNDAI SANTA FE |
57 |
1,02% |
187 |
1,89% |
-69,52% |
6º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
54 |
0,96% |
94 |
0,95% |
-42,55% |
7º |
KIA SORENTO |
50 |
0,89% |
184 |
1,86% |
-72,83% |
8º |
FORD EDGE |
33 |
0,78% |
79 |
0,80% |
-58,23% |
9º |
JAC T80 |
13 |
0,23% |
60 |
0,61% |
-78,33% |
10º |
LIFAN X80 |
8 |
0,14% |
53 |
0,53% |
-84,91% |
11º |
CHEVROLET SUBURBAN |
4 |
0,07% |
5 |
0,05% |
-20,00% |
12º |
NISSAN PATHFINDER |
1 |
0,02% |
1 |
0,01% |
0,00% |
13º |
SSANGYONG REXTON |
1 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
|
|
5614 |
100,00% |
9913 |
100,00% |
-43,37% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Sedãs em outubro: BYD King supera Nissan Sentra; veja o ranking