Depois da onda SUV, agora é a vez dos SUV Coupés chegarem em todos os segmentos. Da mesma forma que o primo VW Nivus vem chamando atenção aqui no Brasil, a Audi atenta à crescente demanda revela o inédito Q4 e-tron Sportback Concept.
Em apresentação virtual realizada a partir de sua sede na Alemanha, a marca das quatro argolas revelou os principais pontos do novo SUV elétrico destacando que, do ponto de visto técnico, é idêntico ao Q4 e-tron revelado no Salão de Genebra virtual. Obviamente a diferença está no estilo ainda mais arrojado. Os dois SUVs elétricos são considerados pela Audi como opções compactas e entrarão em produção já em 2021.
Em termos de tamanho, são quase idênticos. O novo Q4 e-tron Sportback tem 4,60m de comprimentos, ou seja, 1 centímetro a mais que o irmão, enquanto sua altura é 1,60 m (1 cm mais baixo). Já a largura (1,90m) e sua distância entre eixos de 2,77 m são as mesmas nos dois modelos.
O grande diferencial da versão Sportback é sem dúvida o visual. Chama a atenção o desenho do teto que se inclina para baixo na traseira em uma curva bem harmoniosa até se encontrar um aerofólio horizontal na base do vidro. De acordo com a Audi, o objetivo foi transmitir a sensação de maior comprimento em relação ao irmão SUV. Além disso, seu coeficiente é 0,26 e, assim, fica 0,01 abaixo do SUV Q4 e-tron.
Outro ponto de destaque está na traseira que segue a recente linguagem de estilo da Audi. A lanterna é quase que uma peça única integrada por um fino traço de luz central. Os elementos internos em LED também remetem aos lançamentos atuais da marca, mas com personalidade própria que o caracterizam como um modelo e-tron. Com a ausência de escapamentos, a Audi também criou um para-choque mais trabalhado com difusor e lâminas horizontais chamando a atenção para o logotipo e-tron iluminado no meio.
Na parte da frente, o Q4 e-tron Sportback traz uma grade com superfície estruturada e fechada, o logotipo da marca das quatro argolas na parte superior e o emblema e-tron também presente na parte inferior do para-choque. As grandes molduras laterais, neste caso, são meramente soluções de estilo.
Construído sobre a nova plataforma MEB, projetada especificamente para veículos com sistemas elétricos de tração, traz a mesma versatilidade das consagrada MLB e MQB do Grupo Volkswagen. Seu sistema propulsor é formado por um motor elétrico instalado na traseira que despeja potência de 150 kW (204 cv) e torque de 31,6 kgfm, e outro motor dianteiro de 102 cv e 15,3 kgfm. Combinada, a potência total é de 225 kW (306 cv).
Com a tração nas quatro rodas e o torque entregue quase que instantaneamente, as duas versões do Q4 aceleram de zero a 100 km/h em apenas 6,3 segundos enquanto a velocidade máxima é de 180 km/h, números interessantes ao considerar que somente as baterias pesam 510 kg.
Por falar nelas, as baterias, relativamente grandes, estão instaladas no assoalho do veículo e armazena, 82 kWh. Isso confere ao Q4 e-tron autonomia superior a 450 km de acordo com o padrão WLTP. Versões com tração traseira oferecerão uma autonomia superior a 500 km, também de acordo com o padrão WLTP. Segundo a Audi, as baterias são carregadas com no máximo 125 kW, o que significa um pouco mais de 30 minutos para atingir 80% da capacidade total.
Na busca pela dirigibilidade perfeita, a marca aproveitou o centro de gravidade baixo e fez a distribuição da carga nos eixos balanceada em quase 50:50. A suspensão tem um eixo MacPherson com amortecedores adaptativos na dianteira enquanto existe um eixo multilink com molas separadas e amortecedores adaptativos na traseira.
A construção elétrica com motores menores, ausência do túnel da transmissão e plataforma específica para veículos elétricos mostra seu benefício no interior. Mais espaço, aliado ao entre-eixos de 2,77 m, possibilitaram um bom aproveitamento interno. Acionamento por botões no console central dão um toque moderno necessário a um carro elétrico atual. Cores mais claras, mesclando cinza, preto e vários revestimentos mais claros ampliam ainda mais a sensação de espaço interno.
A produção do novo Audi Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron começam em 2021 e fazem parte do plano E-initiative que prevê o lançamento de mais de 20 modelos com tração elétrica até 2025. As vendas do Q4 e-tron devem começar no segundo semestre do próximo ano e a versão Sportback em seguida.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi Q4 finaliza testes antes da estreia no Salão de Frankfurt
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Audi Q4 e-tron antecipa versão elétrica do SUV-cupê rival do BMW X2
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro