Agora que o novo Nissan Kicks já foi apresentado oficialmente, a marca japonesa começa a preparar o terreno para seu lançamento no Brasil. A fabricante está fazendo o registro do desenho industrial das novas peças, como mostra o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O crossover compacto renovado chegará ao nosso mercado em 2021 e trará a versão híbrida e-Power num segundo momento.
Os desenhos registrados mostram partes do novo Nissan Kicks, como a grade redesenhada, os faróis mais finos e os para-choques dianteiro e traseiro. Ainda não vimos o carro por completo, mas a Nissan tem mais alguns pedidos aguardando análise do INPI, entre eles o "desenho completo para um automóvel". As peças terem recebido o registro primeiro é normal, pois o INPI pode levar mais tempo parar completar alguns pedidos.
Não que a gente precise ver o registro do carro inteiro, já que o o Kicks reestilizado foi revelado oficialmente em meados de maio. Ele adota a nova identidade visual da empresa, com uma grade consideravelmente maior e uma frente que acompanha a alteração. Mudou bem mais na dianteira, pois a traseira teve apenas uma alteração bem leve no para-choque e ganhou lanternas em LED. Já o interior segue o mesmo, mudando somente na variante e-Power pela adição de uma alavanca de câmbio diferente.
Além da mudança no design, o Kicks 2021 marca o momento em que ele recebe a tecnologia e-Power. Trata-se de uma versão híbrida (embora a marca diga que é elétrico), que usa um motor totalmente elétrico para mover o veículo, mas um outro motor 1.2 a combustão como gerador de energia para as baterias. Conta com 129 cv e 26,5 kgfm de torque, o que é bem mais do que os 114 cv e 15,5 kgfm do 1.6 flex usado no Brasil, e ainda promete fazer consumo de 23,4 km/litro.
Este sistema híbrido está em testes no Brasil há um tempo, como confirmado pela própria Nissan. A marca nunca escondeu seu interesse em oferecer a motorização no nosso mercado e Marco Silva, presidente da fabricante no país, dizia que o sistema seria lançado até 2021. Um dos motivos para levar mais tempo é o trabalho para transformar o motor a combustão em flex, não só para reduzir a emissão de CO2 com o uso do etanol, como também para ter um argumento contra quem pensa em comprar o Corolla híbrido.
O lançamento do novo Nissan Kicks no Brasil acontecerá em 2021. O plano original era apresentar o carro no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, como Motor1.com adiantou com exclusividade. Com o cancelamento do evento, a estreia acabou sendo adiada para o ano que vem.
Fotos: divulgação e INPI
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com nova geração lá fora, Nissan Kicks tem R$ 13.000 de bônus no Brasil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Quais foram os 25 carros mais vendidos do Brasil em setembro até agora?
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Desconto para PCD: os SUVs que você pode comprar com as isenções