O BMW Série 5 2021 estreou na semana passada, então sabíamos que seria apenas uma questão de tempo até que a empresa também retirasse a cobertura dos novos M5 e M5 Competition. Pois agora já podemos ver como ficou o sedã esportivo com o visual atualizado. Enquanto o BMW M5 e o BMW M5 Competition 2021 podem não parecer dramaticamente diferentes à primeira vista, a família do Série 5 recebe novos detalhes visuais sutis e mais tecnologia, em um esforço para manter o sedã atraente.
A frente do M5 renovado consiste de uma grade duplo "rim" maior, no estilo conhecido da BMW, mas que agora chega mais perto do para-choque, que também foi redesenhado para deixar o carro com uma cara mais esculpida. Traz também uma entrada de ar hexagonal maior na parte de baixo, com duas passagens largas nas laterais. Os faróis de LED em forma de L também são novos e oferecem uma aparência mais fina e nítida do que os encontrados no modelo anterior.
Do outro lado, a traseira do M5 também tem uma alteração sutil que inclui um para-choque e um difusor mais angulares, novas lanternas distintas e ponteiras de escapamento quadradas, com desenho exclusivo para o modelo. As rodas M de 19 polegadas também são novas no modelo 2021. Quem escolher o M5 Competition receberá o carro com um acabamento cromado preto na grade frontal, lanternas, spoiler do porta-malas, e nos emblemas.
A principal mudança para o interior do M5 é a adição do chamado Live Cockpit de série, com o iDrive 7, que oferece ao sedã duas enormes telas de 12,3 polegadas - uma sendo a tela sensível ao toque para a multimídia e a outra usada para o painel de instrumentos digital atrás do volante. O Apple CarPlay e o Android Auto são de série e, pela primeira vez no M5, eles contam com conexão sem fio. A adição do iDrive 7 também adiciona um sistema de navegação da BMW baseado na nuvem e alguns dos mais recentes recursos de segurança ativa.
O BMW M5 2021 vem de fábrica com aviso de saída de faixa com assistência à direção, frenagem de emergência automática com detecção de pedestres, alerta traseiro de tráfego cruzado e farol alto automático. O pacote Driving Assistance Professional está disponível por um custo extra, adicionando o avançado controle de cruzeiro adaptativo da BMW, tecnologia de permanência em faixa e outros recursos.
O que não mudou na atualização do esportivo foi sua motorização. O M5 2021 "padrão" ainda conta com 600 cv de potência e 76,4 kgfm de torque, vindos do motor 4.4 V8 biturbo. Ele atinge os 100 km/h em 3,4 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h (305 km/h com o pacote M Driver). Já o M5 Competition é um pouco mais potente, com 625 cv e o mesmo torque, o que reduz o tempo da aceleração até 100 km/h para 3,1 segundos.
Tanto o M5 quanto o M5 Competition vêm de fábrica com um sistema de tração nas quatro rodas xDrive que permite ao motorista selecionar entre os modos de tração 4x4, 4x4 Sport e 2WD - este último agindo como um modo de drift improvisado, passando a força somente para as rodas traseiras. Existem também quatro modos de condução à escolha: Comfort, Sport, Sport + e um novo modo Track para usar nas pistas de corrida.
O BMW M5 de 2021 custa US$ 103.500 (cerca de R$ 541.232), o que representa um pequeno aumento em relação ao preço de US$ 102.700 (R$ 537.049) do M5 2020 vendido nos EUA. Enquanto isso, o M5 Competition custa US$ 111.100 (R$ 580.975), o que são só US$ 100 (R$ 522) a mais. As vendas começarão em agosto no país. No Brasil, o M5 parte de R$ 771.950 na versão normal, enquanto o M5 Competition sobe para R$ 774.950. Espere pelo lançamento em 2021, no mais tardar.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo M5 é chamado de 'gordo' na internet e BMW se irrita com comentários
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
BMW lamenta que donos de M5 quase nunca levem seus carros para a pista
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
BMW M5 Touring vs Audi RS 6, duelo das super peruas esportivas
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Nova BMW M5 Touring será revelada em agosto e deve ser híbrida plug-in