A nova geração do Tracker segue como destaque do mercado brasileiro em épocas de quarentena. Além de vir liderando com sobras o segmento de SUV compactos, nesta primeira quinzena de junho o modelo foi o terceiro carro mais vendido do país, perdendo apenas para a tradicional dupla de ponteiros, Chevrolet Onix e Hyundai HB20 - desta vez, com diferença pequena entre eles. Vale comentar, também, que as vendas vão retomando o crescimento conforme as fábricas e concessionárias voltam a operar. O Onix, por exemplo, tinha emplacado apenas 1.636 unidades na primeira quinzena de maio; agora foram 2.508.
Quem parece ter sofrido com a ascensão do Tracker foi o Onix Plus, que nesta primeira metade do mês ficou apenas na nona posição (chegou a ser segundo), embora ainda como líder do segmento de sedãs compactos. Outro que caiu foi o Ford Ka, que normalmente briga pelo pódio e está apenas na sexta colocação, atrás do VW Gol e do Hyundai Creta, este num destacado quinto lugar.
Outras que parecem estar em dificuldades neste mês são a Toyota, com o Corolla apenas em 17º, e a Fiat, que tem no Argo em 12º seu modelo mais bem colocado. Por outro lado, os SUVs estão cada vez mais presentes na lista dos mais vendidos, com nada menos que nove representantes no Top 20, sendo quatro no Top 10. Outrora esquecido, o Duster voltou com força após a renovação e agora está embolado entre Kicks e HR-V.
Entre os comerciais leves, a dupla da Fiat, Strada e Toro, lidera sem surpresas, enquanto a Ford Ranger aparece como destaque no pódio geral, liderando entre as picapes médias. A Toyota Hilux, em quinto, e a VW Saveiro, em sexto, são por enquanto as baixas de junho. Confira os rankings da primeira quinzena a seguir:
POS. |
MODELO |
PARC. JUN. 20 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
2.508 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
2.288 |
3º |
CHEVROLET TRACKER |
1.615 |
4º |
VW GOL |
1.542 |
5º |
HYUNDAI CRETA |
1.518 |
6º |
FORD KA |
1.477 |
7º |
JEEP RENEGADE |
1.347 |
8º |
RENAULT KWID |
1.329 |
9º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
1.317 |
10º |
VW T-CROSS |
1.247 |
11º |
VW POLO |
1.246 |
12º |
FIAT ARGO |
1.108 |
13º |
JEEP COMPASS |
1.067 |
14º |
NISSAN KICKS |
1.026 |
15º |
RENAULT DUSTER |
1.005 |
16º |
HONDA HR-V |
944 |
17º |
TOYOTA COROLLA |
932 |
18º |
FIAT MOBI |
767 |
19º |
HYUNDAI HB20S |
749 |
20º |
FORD ECOSPORT |
736 |
POS. |
MODELO |
PARC. JUN. 20 |
1º |
FIAT STRADA |
1.503 |
2º |
FIAT TORO |
1.105 |
3º |
FORD RANGER |
741 |
4º |
CHEVROLET S10 |
702 |
5º |
TOYOTA HILUX |
618 |
6º |
VW SAVEIRO |
513 |
7º |
VW AMAROK |
432 |
8º |
CHEVROLET MONTANA |
371 |
9º |
NISSAN FRONTIER |
254 |
10º |
FIAT FIORINO |
235 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Motor1.com e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos