Ranger supera S10 e encosta nas vendas da Hilux; veja ranking
Entre as pequenas, Strada responde por quase 2/3 dos emplacamentos de maio
Repetindo o comportamento de abril, o segmento de picapes registrou em maio uma retração no número de emplacamentos menor do que a média do mercado brasileiro. Com aproximadamente 10,8 mil unidades registradas, a queda em relação ao mesmo período de 2019 foi de 65%, contra pouco mais de 75% das demais categorias.
Entre os modelos maiores, a Fiat Toro (1.662) recuperou a posição de honra perdida no último ranking, embora tenha registrado a maior queda dentre os sete modelos mais bem colocadas (-71,6%). Já a disputa pela vice-liderança foi acirrada, com a Toyota Hilux apenas 44 unidades à frente da Ranger (1.444 x 1.400).
Após dois meses sob ameaça da representante da Ford, desta vez a Chevrolet S10 (1.267) foi superada – a versão reestilizada do modelo deve chegar ao mercado em breve. Mais uma vez relegada ao 2º pelotão, a VW Amarok (725) registrou praticamente a metade dos emplacamentos da Hilux, embora tenha avançado quase 41% nas últimas semanas.
O destaque negativo, mais uma vez, ficou por conta da Duster Oroch. Com apenas 47 unidades, o modelo da Renault ficou novamente atrás da Mitsubishi L200 (603), da Nissan Frontier (349) e até da gigante RAM 2500 (124) – que praticamente dobrou os números de abril – e teve seu resultado mais fraco desde setembro de 2015, quando as primeiras unidades começaram a ser registradas.
Na categoria de entrada, a Strada voltou a impor sua enorme vantagem. Com 1.983 unidades, quase três vezes mais do que a VW Saveiro (676), em baixa de quase 82%, a picape pequena da Fiat viu crescer sua participação de mercado para perto de 64%. Terceira colocada, a Chevrolet Montana (464) registrou a menor queda (-63,5%) sobre 2019.
Picapes Pequenas |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAI/20 |
ABR/20 |
MAI/19 |
% MAI 20 |
% ABR 20 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
FIAT STRADA |
1983 |
1630 |
7135 |
63,50% |
50,28% |
21,66% |
-72,21% |
2º |
VW SAVEIRO |
676 |
1090 |
3687 |
21,65% |
33,62% |
-37,98% |
-81,67% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
464 |
522 |
1270 |
14,86% |
16,10% |
-11,11% |
-63,46% |
|
|
3123 |
3242 |
12092 |
100,00% |
100,00% |
-3,67% |
-74,17% |
Picapes Médias / Grandes |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAI/20 |
ABR/20 |
MAI/19 |
% MAI 20 |
% ABR 20 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
FIAT TORO |
1662 |
1713 |
5853 |
21,77% |
23,75% |
-2,98% |
-71,60% |
2º |
TOYOTA HILUX |
1444 |
1762 |
3675 |
18,91% |
24,43% |
-18,05% |
-60,71% |
3º |
FORD RANGER |
1400 |
1070 |
1892 |
18,33% |
14,84% |
30,84% |
-26,00% |
4º |
CHEVROLET S10 |
1267 |
1100 |
2997 |
16,59% |
15,25% |
15,18% |
-57,72% |
5º |
VW AMAROK |
725 |
515 |
1749 |
9,49% |
7,14% |
40,78% |
-58,55% |
6º |
MITSUBISHI L200 |
603 |
432 |
718 |
7,90% |
5,99% |
39,58% |
-16,02% |
7º |
NISSAN FRONTIER |
349 |
501 |
585 |
4,57% |
6,95% |
-30,34% |
-40,34% |
8º |
RAM 2500 |
124 |
64 |
57 |
1,62% |
0,89% |
93,75% |
117,54% |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
47 |
55 |
1084 |
0,62% |
0,76% |
-14,55% |
-95,66% |
10º |
EFFA V21 |
7 |
0 |
5 |
0,09% |
0,00% |
- |
40,00% |
11º |
EFFA V22 |
5 |
0 |
0 |
0,07% |
0,00% |
- |
- |
12º |
SSANGYONG ACTYON SPORTS |
2 |
0 |
3 |
0,03% |
0,00% |
- |
-33,33% |
13º |
LIFAN FOISON |
1 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
|
|
7636 |
7212 |
18618 |
100,00% |
100,00% |
5,88% |
-58,99% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e Motor1.com
Galeria: Ford Ranger Storm 2020
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia