Sem absolutamente nenhum modelo registrando crescimento na comparação com o mesmo período de 2019, por conta da pandemia, o segmento de SUVs médios (2.953 unidades) recuou em maio 73,8%, pouco abaixo dos 75,8% do mercado como um todo. Boa parte do mau desempenho teve relação direta com o líder Compass.
Primeiro lugar entre os modelos intermediários, o representante da Jeep foi o preferido por 1.255 consumidores, cerca de 3,8 mil unidades a menos do que há um ano. Destaque no mês passado, o Chevrolet Equinox (276) venceu a disputa contra o VW Tiguan (199) pela 1ª vez desde julho de 2018. Único da categoria a recuar menos de 30%, o Caoa Chery Tiggo 7 (131) chegou ao 3º mês seguido no top 5.
O mês não foi dos melhores para o RAV4 (82): superado pelo Mitsubishi Eclipse Cross (86), o Toyota ficou fora das cinco primeiras colocações pelo 2º mês consecutivo e sob ameaça do Hyundai Tucson (76). Modelo mais recente da lista, o JAC T60 foi o preferido para apenas 8 consumidores.
Na faixa de cima, o Toyota SW4 (303) manteve uma mais do que confortável liderança, mas perdendo mais de ¾ dos consumidores do ano passado. Com isso, o Chevrolet Trailblazer (123) encurtou para 180 unidades uma desvantagem superior a 1.000 em 2019. Único a não perder vendas, o Jeep Wrangler repetiu as mesmas 25 unidades de 12 meses atrás.
SUVs / Crossovers II |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAI/20 |
ABR/20 |
MAI/19 |
% MAI 20 |
% ABR 20 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
JEEP COMPASS |
1255 |
1094 |
5071 |
52,03% |
60,54% |
14,72% |
-75,25% |
2º |
CHEVROLET EQUINOX |
276 |
124 |
396 |
11,44% |
6,86% |
122,58% |
-30,30% |
3º |
VW TIGUAN |
199 |
147 |
1269 |
8,25% |
8,14% |
35,37% |
-84,32% |
4º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
131 |
116 |
150 |
5,43% |
6,42% |
12,93% |
-12,67% |
5º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
86 |
69 |
223 |
3,57% |
3,82% |
24,64% |
-61,43% |
6º |
TOYOTA RAV4 |
82 |
24 |
144 |
3,40% |
1,33% |
241,67% |
-43,06% |
7º |
HYUNDAI TUCSON |
76 |
41 |
364 |
3,15% |
2,27% |
85,37% |
-79,12% |
8º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
66 |
22 |
185 |
2,74% |
1,22% |
200,00% |
-64,32% |
9º |
KIA SPORTAGE |
61 |
34 |
363 |
2,53% |
1,88% |
79,41% |
-83,20% |
10º |
HYUNDAI IX35 |
59 |
60 |
492 |
2,45% |
3,32% |
-1,67% |
-88,01% |
11º |
MITSUBISHI ASX |
38 |
30 |
295 |
1,58% |
1,66% |
26,67% |
-87,12% |
12º |
PEUGEOT 3008 |
36 |
20 |
215 |
1,49% |
1,11% |
80,00% |
-83,26% |
13º |
HONDA CR-V |
30 |
17 |
68 |
1,24% |
0,94% |
76,47% |
-55,88% |
14º |
JAC T60 |
8 |
2 |
0 |
0,33% |
0,11% |
300,00% |
- |
15º |
DODGE JOURNEY |
4 |
5 |
23 |
0,17% |
0,28% |
-20,00% |
-82,61% |
16º |
PEUGEOT 5008 |
3 |
2 |
34 |
0,12% |
0,11% |
50,00% |
-91,18% |
17º |
LAND ROVER DEFENDER |
1 |
0 |
0 |
0,04% |
0,00% |
- |
- |
18º |
SUBARU XV |
1 |
0 |
24 |
0,04% |
0,00% |
- |
-95,83% |
|
|
2412 |
1807 |
9316 |
100,00% |
100,00% |
33,48% |
-74,11% |
SUVs / Crossovers III |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAI/20 |
ABR/20 |
MAI/19 |
% MAI 20 |
% ABR 20 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
TOYOTA SW4 |
303 |
371 |
1266 |
56,01% |
67,82% |
-18,33% |
-76,07% |
2º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
123 |
106 |
202 |
22,74% |
19,38% |
16,04% |
-39,11% |
3º |
MITSUBISHI PAJERO |
77 |
51 |
255 |
14,23% |
9,32% |
50,98% |
-69,80% |
4º |
JEEP WRANGLER |
25 |
9 |
25 |
4,62% |
1,65% |
177,78% |
0,00% |
5º |
HYUNDAI SANTA FE |
4 |
1 |
14 |
0,74% |
0,18% |
300,00% |
-71,43% |
6º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
4 |
3 |
14 |
0,74% |
0,55% |
33,33% |
-71,43% |
7º |
FORD EDGE |
2 |
5 |
6 |
0,37% |
0,91% |
-60,00% |
-66,67% |
8º |
KIA SORENTO |
2 |
1 |
29 |
0,37% |
0,18% |
100,00% |
-93,10% |
9º |
CHEVROLET SUBURBAN |
1 |
0 |
2 |
0,18% |
0,00% |
- |
-50,00% |
|
|
541 |
547 |
1813 |
100,00% |
100,00% |
-1,10% |
-70,16% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela