Kia Stinger tem vendas fracas e segunda geração pode não existir
Volume muito abaixo do esperado faz fabricante repensar se vale investir no sedã esportivo
O Kia Stinger foi uma bela surpresa da marca sul-coreana, quando estreou em 2018. Ele marcou a entrada da empresa em um segmento bem competitivo e que não era habitual para ela: um sedã esportivo de tração traseira para enfrentar Audi A5 e BMW Série 4 Gran Coupé, entre outros. Só que, por mais que tenha sido bem avaliado pela imprensa, o Stinger não fez sucesso nas lojas e o site The Korean Car Blog reporta que o fracasso comercial pode levar ao fim do sedã sem sequer uma segunda geração.
A publicação cita fontes anônimas sobre o fim do Kia Stinger, mas não chega a ser uma surpresa se for verdade. As vendas caíram 21% em 2020 em comparação a 2019, enquanto o mês de março foi 40% pior do que o mesmo mês do ano passado. Isso porque o carro já havia pedido cerca de 18% dos clientes de 2018 para 2019.
A pandemia de coronavírus fez com que muitas concessionárias fechassem ao redor do mundo, o que está causando impacto financeiro em muitas fabricantes. Quanto mais tempo a pandemia durar, pior será a situação no caixa das montadoras. Antes do fim de 2018, a Kia já admitia que não sabia se haveria uma segunda geração do carro. Gregory Guillaume, então chefe de design da empresa, disse que o modelo precisaria ser "bem-sucedido economicamente", mesmo que a Kia tenha o posicionado como seu modelo mais caro.
Galeria: Kia Stinger GTS 2019
Em setembro de 2019, Guillaume revelou que o Stinger não estava indo tão bem quanto a marca esperava, embora ele tenha dito que a Kia precisava ser paciente com o sedã esportivo. O executivo também deu dicas de que o Stinger poderia tornar-se outra coisa no futuro, dando a entender que um caminho seria a eletrificação do modelo, apesar de nada estar decidido.
No momento, os rumores sugerem que a Kia está preparando uma renovação significativa de meia-vida, com uma atualização do motor 3.3 V6 biturbo. O sedã deve ganhar uma frente redesenhada, faróis renovados e novos painel de instrumentos e central multimídia. Quem sabe não seja a segunda chance que o Stinger precisa para garantir uma nova geração no futuro?
Fonte: The Korean Car Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Stinger ganha série especial de despedida antes de ser trocado por elétrico
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Ruim de loja, Kia Stinger sairá de linha em 2023 sem deixar sucessor
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Kia Stinger poderá sair de linha em 2022 diante das baixas vendas
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Kia confirma lançamento dos novos Stinger e Carnival no Brasil em 2021