Toyota RAV4 alcança 10 milhões de unidades vendidas em 26 anos

Lançado em 1994 no Salão de Genebra, SUV está atualmente na quinta geração

1994 Toyota RAV4 1994 Toyota RAV4

Apresentado no Salão de Genebra de 1994 com a proposta de ser comercializado como um "SUV recreativo original", o Toyota RAV4 acaba de alcançar a marca de 10 milhões de unidades entregues em todo o mundo. A cifra memorável corresponde aos mais de 26 anos de história do modelo e ao lançamento de um total de 5 diferentes gerações nesse período.

Derivado do conceito RAV-Four apresentado em 1989 (Recreational Active Vehicle com Four-wheel drive, dizia a sigla), o RAV4 nasceu com pretensões modestas. Originalmente, a expectativa da Toyota era vender apenas 4.500 unidades mensais e oferecê-lo com motor 2.0 a gasolina de 127 cv. No entanto, a demanda superou todas as previsões e logo primeiro mês a marca foi obrigada a aumentar a produção mensal para 8 mil exemplares.

No primeiro ano completo de vendas foram 53 mil unidades comercializadas, número que chegou a triplicar nos dois anos seguintes. Foi então que a Toyota decidiu lançar novas variantes, como a carroceria alongada de quatro portas e o modelo conversível de duas portas. Até mesmo uma opção elétrica, grande novidade para a época, chegou a ser oferecida em alguns mercados.

Na virada do século, no ano 2000, foi apresentada a aguardada segunda geração. Conservou diversas características da primeira, como a carroceria de duas portas, mas agora com design completamente revisto e soluções mecânicas avançadas para a época. Tinha motores 1.8 de 121 cv e 2.0 de 148 cv, além de um 2.0 turbodiesel de 114 cv. O sistema de tração integral AWD trazia avanços como diferencial de deslizamento limitado e diferencial traseiro Torsen como opcional.

Já em 2006, a terceira geração estreou com mudanças ainda mais profundas. Cresceu quase 20 cm na comparação com o modelo anterior e ficou significativamente mais espaçosa - uma antiga exigência dos consumidores. A capacidade off-road, no entanto, foi afetada pela mudança de perfil. O sistema de tração, que antes era integral, passou a ser do tipo parcial (novidade dentro da Toyota).

Posteriormente, em 2013, chegou ao mercado a quarta encarnação. Construída sobre uma plataforma totalmente nova, ganhou pela primeira vez opção de motorização híbrida. Dados de fábrica da época indicavam aceleração de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e consumo na casa dos 25,5 km/l.

Finalmente, em 2018, foi lançada a atual e quinta geração. Trouxe design alinhado à nova filosofia da marca e tecnologias ainda mais avançadas. A opção híbrida, que estreou na geração anterior, foi aperfeiçoada e passou a ter maior importância dentro da gama. No Brasil, por exemplo, é a única opção disponível. Em 2019, a RAV4 vendeu em todo o mundo nada menos que 448 mil exemplares, sendo 3.161 unidades no mercado brasileiro.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com