De Touareg R Hybrid ao Atlas Cross Sport, do futuro ID.4 ao novo Nivus, a Volkswagen agora tem modelos que agradam a todos em sua linha da SUVs. Pequenos, grandes, rápidos, eficientes, conversíveis, sete lugares e muitos outros fazem parte do catálogo global do fabricante alemão atualmente. Com isso, por mais surpreendente que possa parecer, a Volkswagen pode ter atingido o número desejado de SUVs.
Em uma entrevista recente a Autocar, o chefe de R&D (pesquisa e desenvolvimento) da Volkswagen, Frank Welsh, admitiu que a fabricante está bem perto do limite de quantos SUVs ela precisa. Suas palavras, no entanto, não confirmam que não teremos mais novos SUVs da Volkswagen, mas diz que quase alcançaram o ponto de saturação.
"Não acho que [o crescimento dos SUVs] acabou, mas temos o suficiente", disse Welsch a publicação britânica. "Não precisamos de mais 10. Precisamos tomar cuidado. Queremos ter um portfólio que seja eficiente em volume. Se tivermos muitos modelos e vendermos 30 mil ou 40 mil unidades por ano, não ganhamos dinheiro. Vamos focar em carros que podem ter sucesso".
Atualmente, a Volkswagen é uma das marcas com o maior portfólio global, que inclui não menos que 30 modelos ao redor do mundo. Welsch disse a Autocar que a companhia irá aposentar alguns dos modelos baseados na MQB "passo a passo", mas não entrou em detalhes sobre quais.
Mas sabemos que os primeiros serão as minivans Sharan e Touran, que serão substituídas por um crossover inspirado no Variosport, que já foi visto em testes em 2018.
No total, considerando todos os modelos que serão lançados e os que sairão de linha, o número de modelos da Volkswagen não irá mudar drasticamente, confirmado por Welsch. "Não acho que teremos muitos carros além do que temos hoje. Sobre os SUVs, estamos representados em todos os segmentos".
No Brasil, além do Nivus esperado para junho, a VW prepara o lançamento do médio Tarek, que será produzido na Argentina e virá em 2021 para enfrentar o Jeep Compass.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta