O Fit vive uma vida dupla em diversos mercados. Ao mesmo tempo em que tem um perfil quase de minivan, é colocado como concorrente de hatches como o VW Polo e Toyota Yaris, por exemplo. Em fevereiro, uma patente registrada na Índia mostrava um curioso City hatchback, este sim com um perfil mais parecido com o dos concorrentes citados acima. O Indian Autos Blog fez então uma projeção de como será o carro final baseado nesse registro.
O City hatch é baseado na nova geração do sedã, que deve chegar ao Brasil em 2021. Com isso, temos a dianteira com a nova identidade visual da Honda, mas com exclusividades que aparecem na parte traseira, mantendo as lanternas em duas peças e um spoiler na tampa que acompanha o vidro traseiro. Tem um estilo mais esportivo que o Fit, principalmente com a nova geração resgatando o perfil ainda mais minivan que ele teve na primeira encarnação.
Se seguir o sedã, o City hatch usará o novo motor 1.0 turbo de 3 cilindros com injeção direta. Na Índia, ele gera 122 cv e 17,6 kgfm de torque de 2.000 a 4.500 rpm, algo que deve mudar por aqui quando este motor estrear em nosso mercado (provavelmente no novo Fit), com calibração flex. O 1.5 aspirado também pode continuar em uso em versões mais baratas. A transmissão será a CVT com simulação de 7 marchas. Logicamente, o comprimento irá mudar, mas pode usar o mesmo entreeixos do sedã, de 2,59 m, abrindo vantagem em relação aos 2,56 m do VW Polo.
O Honda City hatch é um projeto que deve atingir mercados emergentes globalmente - Brasil incluso. Aqui, ele colocaria a Honda para brigar com, além do VW Polo, o Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Toyota Yaris e Fiat Argo, além de esperar a nova geração do Renault Sandero. Sua posição no portfólio da marca deve ser abaixo do Fit, deixando a nova geração como opção superior, mas mantendo um modelo mais acessível aos clientes.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo City 2025: Honda separa sedã e hatch; veja os preços e o que muda
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Honda City terá nova geração em 2028 com 'mudança radical de design'
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Honda City reestilizado acelera testes no Brasil e será lançado em breve
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Honda City com novo visual já roda em testes no Brasil; veja flagra