O processo de isolamento social é importante quando falamos em conter os avanços da Covid-19. E tarefas que não sejam de extrema importância devem ser evitadas, como, por exemplo, sair de casa para levar o carro para a revisão. Além de se proteger, também protegemos a cadeia de funcionários das concessionárias ao menos de se expor ao vírus.
Para isso, cada montadora estendeu o prazo de garantia e revisão conforme suas regras. Veja o que cada uma das principais marcas adotou como novas regras.
Os modelos da BMW não trabalham com um prazo estipulado de manutenção, mas sim um sistema que verifica diversos parâmetros do carro e alerta a necessidade da manutenção preventiva. Depois desse alerta, o proprietário tem 30 dias para fazer a revisão sem perder a garantia do veículo. Para a cobertura, se o contrato vence entre os dias 23 de março e 24 de abril, terá 30 dias a mais.
A líder de mercado no Brasil também quer seus clientes em casa. Sobre as revisões, a Chevrolet está colocando 3.000 km de tolerância nos 10.000 km para cada revisão programada, com data a ser estipulada após a quarentena. Os clientes que têm contrato de garantia acabando entre 1º de março e 30 de junho de 2020 terão 3 meses extras de cobertura.
As manutenções de veículos Citroën que venceram desde o dia 17 de março terão um prazo extra de 3 meses ou, aos modelos com revisão pela quilometragem (10.000 km cada), há uma nova tolerância de 3.000 km. Aos modelos com garantia a vencer, o prazo se estende 1 mês - ou 3 meses para modelos da DS.
A Fiat comunicou os clientes que a primeira revisão dos modelos pode ser feita 14 meses após a compra (normalmente, 12), com uma tolerância de 2.000 km em casos por quilometragem. Para as demais, são 30 dias corridos após o fim do prazo de 1 ano da última revisão, ou 1.000 km além dos 10.000 km da última. Sobre garantias, os contratos que vencem a partir de 20 de março são válidos até 30 de abril.
A Ford não estipulou prazos para revisões ou coberturas de garantias, mas afirmou que as contagens só serão retomadas após o fim da quarentena. Concessionários trabalham conforme as regras de cada local, com fornecimento de peças e manutenção principalmente a veículos de prestação de serviços.
A Hyundai, com 5 anos de garantia, diz que clientes com a cobertura acabando a partir de 10 de março terão garantia até 30 de abril, com uma tolerância também de 5.000 km a mais, indo aos 105.000. Para as revisões que vencem a partir de 10 de março, tem também há 2.000 km a mais, além da data de 30 de abril.
Como a Fiat, a Jeep comunicou os clientes que a primeira revisão dos modelos pode ser feita 14 meses após a compra (normalmente, 12), com uma tolerância de 2.000 km em casos por quilometragem. Para as demais, são 30 dias corridos após o fim do prazo de 1 ano da última revisão, ou 1.000 km além dos 10.000 da última. Sobre garantias, os contratos que vencem a partir de 20 de março são válidos até 30 de abril.
A Lexus oferece garantia de 4 anos para seus modelos. Aos que estão acabando entre março e abril de 2020, há 2 meses extras. A revisão por tempo (1 ano) tem três meses de tolerância ou, por quilometragem, nova tolerância de 3.000 km.
As revisões ou garantia que expirem entre o dia 1º de março e o fim da quarentena terão três meses extras na cobertura, além de 3.000 km a mais para a realização da manutenção. Aos clientes que preferem realizar os serviços, algumas concessionárias oferecem o sistema "leva e traz".
Como a BMW, a Mini não trabalha com um prazo estipulado de manutenção, mas sim um sistema de verificação de diversos parâmetros e alerta a necessidade da manutenção preventiva. Depois desse alerta, o proprietário tem 30 dias para fazer a revisão sem perder a garantia do veículo. Para a cobertura, se o contrato vence entre os dias 23 de março e 24 de abril, terá 30 dias a mais.
A Nissan estendeu a tolerância para a revisão durante o período da quarentena em três meses ou 3.000 km. A marca diz que não haverá alteração nos valores, mas não citou qualquer informação sobre os carros em fim de garantia.
Clientes em que a revisão vence a partir do dia 17 de março terão um prazo de três meses ou, aos que venceram pelos 10.000 km entre as revisões, 3.000 km. As unidades em que a garantia está para acabar durante o período da quarentena terão 1 mês a mais de cobertura.
A Toyota aumentou o prazo de garantia e revisões de clientes com fim de contrato ou prazo entre março e abril de 2020. As revisões têm nova tolerância para três meses e 3.000 km. Para a garantia, são dois meses a mais além dos 3 anos estipulados.
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