Em seu pior fevereiro desde 2015, o as vendas de veículos novos nos 26 países da União Europeia, além de Noruega, Islândia, Suíça e Reino Unido, caírem 7,2% na comparação com o mesmo período do ano passado, com 1.066.794 unidades.
O acumulado do 1º bimestre de 2020, de pouco mais de 2,2 milhões de unidades, é 7,3% inferior ao de 2019. E os principais efeitos da Covid-19 ainda sequer apareceram. Entre as montadoras do top 10, destaque para a Toyota (56.210), 5ª colocada, com avanço de quase 10%, e para a forte retração da Ford (55.497, -20%), ficando na 7ª posição.
Na disputa entre modelos, os veículos elétricos e híbridos atingiram 13% de market share graças a um avanço de 80% nas vendas em relação a 2019. Os SUVs, segmento mais representativo da atualidade por lá, responderam por 39% do total. O grande destaque, no entanto, foi a intensa disputa pelo topo da preferência europeia – e, desta vez, um francês levou a melhor.
Com menos de 200 unidades de vantagem sobre o Golf (24.735), o Renault Clio (24.914) assumiu uma liderança da qual estava longe desde o longínquo outubro de 2006, de acordo com o Best Selling Cars Blog – a última vez em que o VW ficou fora da posição de honra foi em setembro de 2018, derrotado pelo Corsa.
Falando no modelo da Opel/Vauxhall, ele garantiu a 4ª posição, com crescimento de quase 8% nos últimos 12 meses. À sua frente, o Peugeot 208 (20.923) assegurou dois franceses no pódio. Considerando a 7ª posição do Citroën C3 (16.254), todos ficaram à frente do VW Polo (16.181), que perdeu mais de 28% de seus compradores do ano passado.
Na sexta posição, o Focus (16.730) foi o melhor Ford da lista pelo segundo mês seguido – em janeiro o modelo esteve no pódio do Velho Continente. Em 12º, o Peugeot 3008 (14.175) assegurou uma pouco habitual liderança entre os SUVs. Menção honrosa para o Toyota Corolla (13.564) em 15º, como um dos híbridos mais vendidos por lá.
POS. |
MODELO |
FEV.20 |
% MERCADO 2020 |
FEV.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO |
1 |
RENAULT CLIO |
24.914 |
2,3% |
26.062 |
2,3% |
-4,4% |
2 |
VW GOLF |
24.735 |
2,3% |
31.769 |
2,8% |
-22,1% |
3 |
PEUGEOT 208 |
20.923 |
2,0% |
19.462 |
1,7% |
7,5% |
4 |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
18.406 |
1,7% |
17.109 |
1,5% |
7,6% |
5 |
FIAT PANDA |
17.680 |
1,7% |
16.100 |
1,4% |
9,8% |
6 |
FORD FOCUS |
16.730 |
1,6% |
18.638 |
1,6% |
-10,2% |
7 |
CITROËN C3 |
16.254 |
1,5% |
19.788 |
1,7% |
-17,9% |
8 |
VW POLO |
16.181 |
1,5% |
22.610 |
2,0% |
-28,4% |
9 |
SKODA OCTAVIA |
14.853 |
1,4% |
16.701 |
1,5% |
-11,1% |
10 |
TOYOTA YARIS |
14.488 |
1,4% |
16.086 |
1,4% |
-9,9% |
11 |
FORD FIESTA |
14.239 |
1,3% |
17.170 |
1,5% |
-17,1% |
12 |
PEUGEOT 3008 SUV |
14.175 |
1,3% |
15.514 |
1,3% |
-8,6% |
13 |
VW T-ROC |
13.886 |
1,3% |
17.791 |
1,5% |
-21,9% |
14 |
NISSAN QASHQAI |
13.680 |
1,3% |
16.106 |
1,4% |
-15,1% |
15 |
TOYOTA COROLLA |
13.564 |
1,3% |
- |
- |
- |
16 |
VW TIGUAN |
13.403 |
1,3% |
16.880 |
1,5% |
-20,6% |
17 |
FIAT 500 |
13.344 |
1,3% |
11.570 |
1,0% |
15,3% |
18 |
RENAULT CAPTUR |
12.905 |
1,2% |
15.832 |
1,4% |
-18,5% |
19 |
DACIA SANDERO |
12.541 |
1,2% |
16.020 |
1,4% |
-21,7% |
20 |
MERCEDES CLASSE A |
12.318 |
1,2% |
12.185 |
1,1% |
1,1% |
21 |
VW T-CROSS |
11.610 |
1,1% |
- |
- |
- |
22 |
PEUGEOT 2008 |
11.356 |
1,1% |
13.974 |
1,2% |
-18,7% |
23 |
PEUGEOT 308 |
10.715 |
1,0% |
13.148 |
1,1% |
-18,5% |
24 |
BMW SÉRIE 3 |
10.629 |
1,0% |
- |
- |
- |
25 |
VW PASSAT |
10.554 |
1,0% |
- |
- |
- |
POS. |
MARCA |
FEV.20 |
% MERCADO 2020 |
FEV.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VOLKSWAGEN |
119.281 |
11,2% |
132.136 |
11,5% |
-9,7% |
2 |
PEUGEOT |
75.291 |
7,1% |
79.201 |
6,9% |
-4,9% |
3 |
RENAULT |
73.622 |
6,9% |
79.222 |
6,9% |
-7,1% |
4 |
MERCEDES-BENZ |
58.775 |
5,5% |
61.086 |
5,3% |
-3,8% |
5 |
TOYOTA |
56.210 |
5,3% |
50.725 |
4,4% |
10,8% |
6 |
SKODA |
55.734 |
5,2% |
57.823 |
5,0% |
-3,6% |
7 |
FORD |
55.497 |
5,2% |
69.393 |
6,0% |
-20,0% |
8 |
BMW |
55.095 |
5,2% |
52.942 |
4,6% |
4,1% |
9 |
FIAT |
54.229 |
5,1% |
53.385 |
4,6% |
1,6% |
10 |
AUDI |
51.095 |
4,8% |
53.557 |
4,7% |
-4,6% |
11 |
CITROËN |
50.309 |
4,7% |
53.021 |
4,6% |
-5,1% |
12 |
OPEL/VAUXHALL |
50.111 |
4,7% |
63.340 |
5,5% |
-20,9% |
13 |
HYUNDAI |
38.307 |
3,6% |
38.518 |
3,4% |
-0,5% |
14 |
SEAT |
38.068 |
3,6% |
35.109 |
3,1% |
8,4% |
15 |
KIA |
36.888 |
3,5% |
36.445 |
3,2% |
1,2% |
16 |
DACIA |
30.386 |
2,8% |
41.558 |
3,6% |
-26,9% |
17 |
NISSAN |
28.275 |
2,7% |
29.825 |
2,6% |
-5,2% |
18 |
VOLVO |
23.135 |
2,2% |
23.021 |
2,0% |
0,5% |
19 |
SUZUKI* |
13.932 |
1,3% |
20.645 |
1,8% |
-32,5% |
20 |
MINI |
12.123 |
1,1% |
12.872 |
1,1% |
-5,8% |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
|
TOTAL |
1.066.794 |
... |
1.149.659 |
... |
-7,2% |
|
ACUMULADO |
2.202.010 |
... |
2.375.791 |
... |
-7,3% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia + Islândia, Noruega e Suíça + Reino Unido;
- Números de fevereiro de 2019 do Toyota Corolla, do VW T-Cross, do BMW Série 3 e do VW Passat indisponíveis; e
- Números da Suzuki (*) fornecidos pela JATO.
Fontes: JATO / ACEA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lançamentos Renault 2023: novo SUV, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Clio reestilizado adianta futuro SUV brasileiro da Renault
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Europa em novembro: Renault Clio comanda domínio francês
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Renault Clio Williams, o esportivo para lembrar de Frank Williams