Depois de um tempo, ficar em casa pode ser maçante. Você já trabalhou, já lavou a louça, já assistiu o que tinha nos serviços de streaming (como na lista de filmes e séries de carros feita pelo Motorsport.com) e tudo mais. Mas o carro continua olhando para você da garagem, sem poder sair para dar uma volta. O jeito então é apelar para as ruas e pistas virtuais, já que lá podemos acelerar o quanto quisermos. Montamos uma lista de 12 games que vão te ajudar a superar essa quarentena.

Antes, vamos explicar como selecionamos os jogos: tentamos englobar os games que estão disponíveis para os 3 principais consoles da atualidade, ou seja, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One. Além disso, incluímos opções para PC e também para smartphones, de forma a ter algo legal para todo mundo. Também não nos limitamos somente a simuladores, já que o investimento pode ser proibitivo para alguns – não é todo mundo que quer gastar mais de R$ 1 mil em um volante. Então vamos à lista:

Gran Turismo Sport (PS4)

Falar de game de corrida e não citar Gran Turismo é impossível, já que a franquia redefiniu o gênero nos consoles. A última versão é a Sport, que teve suas críticas por focar tanto no modo online que deixou os pilotos que jogam sozinhos a ver navios. Isso foi melhorando com o tempo, ao adicionar campeonatos contra a máquina, só que ainda deve em alguns aspectos, como na preparação dos veículos. Ainda assim, o modo online é muito bom, com uma grande variedade de pistas e carros (que cresce a cada atualização).

Forza Motorsport 7 (XB1)

A contraparte para quem tem um Xbox One é a série Forza Motorsport, que muitos defendem ser o simulador definitivo nos consoles. Como estamos perto de mudar de geração, a desenvolvedora não quis lançar uma nova versão, então a última disponível é o Forza 7. Apesar de ter sido lançado em 2017, ainda é um jogo bem atual e que pode te divertir por horas. Claro que tem seus defeitos, como o sistema de recompensas a cada corrida, que acaba levando o jogador a ter que repetir muito algumas provas para juntar dinheiro. Mas é a melhor experiência disponível no console da Microsoft e serve também para quem não tem experiência, pois oferece vários tipos de assistência para facilitar.

Forza Horizon 4 (XB1)

Prefere corridas de rua? O Forza Horizon 4 pode ser uma boa pedida. Feito com base no Motorsport, ele utiliza os mesmos carros e até a mesma jogabilidade. A diferença é que tudo acontece em um mapa aberto, com as corridas em ruas normais ou até estradas de terra, que nesta versão imitam a região da Grã-Bretanha. Embora seja possível colocar o jogo para correr de forma parecida com os simuladores, também há assistências o suficiente para que seja quase que um arcade.

F1 2019 (PC, PS4 e XB1)

Todo ano sai um novo jogo da Fórmula 1, o que poderia ser um problema caso o jogo não evoluísse o suficiente. Felizmente, a Codemasters faz um bom trabalho e sempre busca algo novo para a versão anual superar a anterior. O F1 2019 impressiona pelo modo carreira, que agora permite que os outros pilotos percam suas posições nas equipes (Lewis Hamilton na Racing Point?, Sebastian Vettel na Renault?) e adicionou um tutorial na forma de uma pequena temporada da Fórmula 2. Ele é um pouco mais difícil de jogar no controle ao desligar todas as assistências, já que exige um cuidado muito maior ao acelerar e frear, mas é o mais próximo que podemos chegar da principal categoria do automobilismo mundial.

Need for Speed Heat (PC, PS4 e XB1)

A franquia Need for Speed teve altos e baixos. Chegou ao seu pico na época do Underground, mantendo até o Most Wanted, para depois lançar jogos que não foram tão bons assim. Aos poucos a desenvolvedora parece estar acertando a mão de novo e a última versão, NFS Heat, merece sua atenção. Ele traz todas as coisas que deram certo nos jogos anteriores, como o mapa aberto, as perseguições policiais e a personalização de cada carro, adicionando uma história como pano de fundo. Ainda não é aquele remake do Underground que todos queremos, mas diverte.

Mario Kart 8 Deluxe (Switch)

Quer algo para brincar com a criançada? Mario Kart sempre é uma boa pedida, e a versão do Switch é uma das melhores. Um port melhorado do jogo de WiiU, ele traz todos os conteúdos que foram oferecidos por DLC e ainda ganhou novos conteúdos, como mais seis personagens e o retorno de itens das versões anteriores. Só tenha paciência caso vá jogar online, pois a disputa é pesada.

Horizon Chase Turbo (Android, iOS, PS4, Switch e XB1)

Disponível para várias plataformas, Horizon Chase Turbo é uma homenagem ao clássico Top Gear de Mega Drive e Super Nintendo. As referências são tão óbvias que o jogo brasileiro até chamou o mesmo compositor para fazer a músicas. Com uma campanha bem longa, outros modos de jogo, uma disputa online sazonal e a promessa de lançar ainda mais conteúdo, este game é ótimo para quem quer um pouco de nostalgia e sente falta da simplicidade das gerações passadas. Sem falar que dá para correr com o lendário Fiat Uno da firma, com escada no teto e tudo!

Dirt Rally 2.0 (PC, PS4 e XB1)

O rally é um tipo de competição que não tem a atenção que deveria, e são jogos como Dirt Rally 2.0 que mostram que é na terra que separamos os adultos das crianças. O 13º jogo da franquia Colin McRae Rally aposta em uma jogabilidade mais realista, com danos e comportamentos diferentes para cada mudança no asfalto. Ou seja, correr na terra, na lama ou na neve é bem diferente. Para quem conseguir superar essa barreira inicial, Dirt Rally 2.0 se mostra uma das melhores experiências da categoria. E, para quem assina o PlayStation Plus, ele será um dos jogos gratuitos de abril.

iRacing (PC)

Os jogadores de iRacing devem ter lido a lista e se perguntado quando iriamos falar do simulador de verdade, já que Gran Turismo e Forza não têm o mesmo nível de realismo que o game para PC. E eles têm razão, pois o iRacing entrega uma proposta bem diferente, voltada para quem tem um volante e quer a experiência mais próxima do mundo real. Embora existam simuladores com físicas mais realistas, como rFactor 2 ou Assetto Corsa, o iRacing tem o melhor modo online deles, com diversas competições.

Motorsport Manager (Android, iOS, PC, Switch)

Se quiser algo um pouco mais relaxado ou se é fã de simuladores, Motorsport Manager é para você. Ao invés de pilotar, você é o diretor de uma equipe de corrida e tem que lidar com outras preocupações, como qual piloto contratar, onde investir o dinheiro e, nas corridas, pensar na melhor estratégia a ser utilizada. A melhor versão é para PC, que volta e meia está em promoção, embora as de smartphones e para o Switch também sejam bem divertidas, apesar de mais limitadas. Caso queira experimentar primeiro, a desenvolvedora lançou recentemente o Motorsport Manager Online para smartphones, que é gratuito com esquema de microtransações – felizmente, elas só servem para acelerar um pouco as coisas, sem afetar a jogabilidade.

Real Racing 3 (Android e iOS)

A opção para quem gosta de corridas mais reais e só pode escolher algo para smartphone é o Real Racing 3. Gratuito com microtransações, ele consegue adaptar bem a jogabilidade de um simulador para os controles por toque ou movimento, além de usar alguns bons recursos para competições online. Mesmo sendo de 2013, ele ainda recebe atualizações com frequência, adicionando cada vez mais carros.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com