Seguindo o que foi feito pela Chevrolet, Volkswagen e Ford, a Toyota também suspendeu as operações em suas fábricas atendendo as solicitações das autoridades para conter o coronavírus. "Tomamos decisões com base na segurança de nossos funcionários e outros stakeholders e em consideração às pessoas que atualmente lidam com esse surto, além de seguir as diretrizes das autoridades locais", disse a marca em comunicado oficial.
A Toyota tem fábricas em Sorocaba, Porto Feliz, Indaiatuba e São Bernardo do Campo, todas no estado de São Paulo, um dos mais atingidos pelo coronavírus. Todas terão as operações suspensas de 24 de março a 06 de abril, prazo que pode ser prorrogado dependendo da situação do surto no país e na região.
A paralisação acontece não apenas para evitar a aglomeração de pessoas, mas também pela baixa quantidade de componentes importados em estoque pela paralisação das fábricas de fornecedores dentro e fora do Brasil e os problemas logísticos que devem aparecer nas próximas semanas. O mercado brasileiro também deve ter uma queda considerável de vendas até o fim desta fase do surto.
A fábrica de Porto Feliz é a responsável pelos motores 1.3 e 1.5 do Yaris, Yaris Sedan, Etios e Etios Sedã. Estes, são produzidos em Sorocaba, próximo a Porto Feliz, enquanto o Corolla continua sendo produzido em Indaiatuba desde o final dos anos 1990. Lembrando que os demais modelos são importados da Argentina (Hilux e SW4) e Japão (Camry e Rav4 Hybrid).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida