O Grupo Volkswagen sempre aproveita sua conferência anual para adiantar um pouco do que veremos nos próximos anos. Uma das novidades que tiveram destaque na convenção deste ano foi o Volkswagen Nivus, o crossover com visual de cupê que foi desenvolvido totalmente no Brasil: ele teve seu design dianteiro revelado em uma imagem inédita. O lançamento em nosso mercado acontecerá no início do 2º semestre, e o modelo será vendido também na Europa em 2021.

Galeria: Volkswagen Nivus 2020

Em seu discurso, Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen, apenas comentou sobre o momento da marca na América do Sul, recuperando participação de mercado com Polo, Virtus e T-Cross. Em seguida, o executivo falou sobre novos “modelos emocionais baseado na [plataforma] MQB]” serão lançados em 2020 e 2021 para manter o crescimento na região. E que um deles será o Volkswagen Nivus, mostrado na imagem acima.

A foto está bem distante, perdendo qualidade ao aproximar e ainda usaram a luz para deixar mais difícil de ver os detalhes. Ainda assim, podemos notar muitas coisas sobre o crossover com ares de cupê. Terá uma grade com formato semelhante ao do T-Cross, integrado aos faróis. Terá uma barra horizontal cromada atravessando a entrada de ar até o logo da empresa, algo novo por aqui. O para-choque é bem agressivo, com outra entrada de ar bem larga.

Seguindo pela lateral, ela parece ser muito próxima do Polo, mantendo o desenho inferior das portas (para ganho em escala na produção). A distância entre a roda e a carroceria também chama a atenção, por conta da suspensão elevada - que deve ter a altura do T-Cross. Por fim, há um rack funcional no teto e a ponta da lanternas invadindo um pouco da lateral - deve ter lanterna semelhante à do T-Cross, com uma faixa atravessando a tampa traseira.

Há alguns dias vimos um pouco interior do Nivus, em um vídeo divulgado pela Volkswagen que destacava a nova central multimídia VW Play desenvolvida no Brasil. Também revelava que o crossover terá o painel de instrumentos digital Active Info Display usado nos demais modelos feitos a partir da plataforma MQB; e que adotará o novo volante usado pelo T-Cross europeu.

Até o momento, sabemos que o Volkswagen Nivus terá o motor 1.0 turbo de 3 cilindros usado por Polo, Virtus e T-Cross, com 128 cv e câmbio automático de 6 marchas. Rumores apontam que pode oferecer uma versão manual de 6 posições. O crossover foi desenvolvido a partir do Polo, usando o mesmo entre-eixos de 2,56 m, para ser uma opção abaixo do T-Cross. A apresentação, antes esperada para abril, foi adiada para o começo do 2º semestre, informação confirmada pelo presidente da VW América do Sul, Pablo Di Si.

Ouça nosso podcast:

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com