Novo Ford Everest 2021 será mais sofisticado e independente da Ranger
Nova geração terá construção monobloco e inspiração no Explorer americano
À venda no mercado internacional desde o final de 2014, a atual geração do Ford Everest (ou Endeavor, dependendo da região) está prestes a mudar. Prova disso são as imagens deste flagra, que revelam o desenvolvimento já bastante adiantado de uma linhagem inteiramente nova. O projeto está sendo tocado na China, onde o protótipo foi avistado, mas equipes da Tailândia e da Austrália também estão contribuindo significativamente nos trabalhos. Entre outras novidades, o novo SUV ficará mais sofisticado e tecnológico, além de ganhar independência em relação à picape Ranger, modelo do qual derivou desde a primeira geração.
Galeria: Flagra: Ford Everest 2021
A separação da Ranger fica evidente nas fotos que revelam detalhes inferiores do protótipo, como a suspensão traseira do tipo multi-link a ser adotada em substituição ao tradicional eixo rígido. Os ganhos serão claros em termos de conforto e estabilidade, mas a capacidade off-road será comprometida. Além disso, a construção passará a ser do tipo monobloco e não mais com chassi separado da carroceria (esquema que será mantido na Ranger, cuja nova geração também já está a caminho). A mudança será estratégica para posicionar o Everest como um SUV de perfil mais familiar, confortável e urbano, em detrimento da pegada fora-de-estrada do modelo atual.
No visual, tudo indica que a inspiração virá de SUVs maiores da Ford, especialmente o norte-americano Explorer. Na dianteira, os faróis serão divididos em dois conjuntos, como vem virando tendência entre muitas marcas. O de cima será integrado ao desenho da grade e responsável por abrigar as luzes diurnas de LED, enquanto o segundo contará com projetores e luzes de direção. Nas laterais, as portas traseiras amplas adiantam que o espaço interno traseiro será um dos pontos-fortes do carro. Além disso, facilitarão o acesso à terceira fileira de bancos. Por fim, as lanternas ainda são provisórias, mas no carro final avançarão tanto nas laterais quanto na tampa do porta-malas.
Na cabine, o nível de sofisticação fica evidente pelo painel tecnológico e inspirado em carros de passeio. O console central elevado abrigará recursos modernos como seletor giratório para troca de marchas (no lugar da tradicional alavanca de câmbio), freio de estacionamento eletrônico e diversos porta-objetos. Além disso, haverá quadro de instrumentos digital e sistema multimídia com tela posicionada acima das saídas de ventilação.
O lançamento acontecerá entre o fim deste ano e o início de 2021, inicialmente na China e posteriormente em outros grandes mercados asiáticos como a Índia. A chegada ao Brasil ainda é incerta, apesar de haver rumores sobre o desenvolvimento de uma variante SUV da Ranger em parceria com a Volkswagen, dentro do mesmo projeto que originará também a próxima Amarok, para produção na Argentina.
Fonte: AutoHome
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Everest é lançado na Argentina com motor de 300 cv do Mustang
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Ford Fiesta lidera vendas de carros usados isentos de IPVA em 2025
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Mustang Mach-E vendeu mais o que Mustang a gasolina em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025