A BMW Motorrad está definitivamente de olho no mercado da Harley Davidson e da Indian. Prova disso é o registro da versão de produção da R18, uma custom mostrada como conceito no Concorso d'Elegenza Villa d'Este no ano passado. E como já está virando tradição na marca alemã, as patentes da nova motocicleta apareceram primeiro no Brasil - assim como havia acontecido com as recentes BMW F900R e F900 XR.
A BMW R18 terá como principal missão fortalecer a presença da marca nos Estados Unidos, que é o principal mercado de customs e baggers do mundo. As patentes revelam duas versões, sendo uma com carenagem frontal e malas laterais (bagger) e outra "limpa", exatamente como no modelo conceitual. Ambas terão como coração o novo motor boxer de 1.800 cc, já apresentado pela BMW no final do ano passado.
Trata-se de o maior motor boxer (de cilindros contrapostos) já feito pela marca. Para se ter ideia, ele pesa nada menos que 110,8 kg em conjunto com o sistema de admissão, embreagem e a transmissão de 6 marchas. São dois cilindros com exatos 1.802 cc e 8 válvulas, mantendo as principais características dos clássicos motores boxer da BMW, como comando simples (OHV) e arrefecimento a ar e óleo. O resultado, claro, é um amplo torque em baixas rotações: 16 kgfm a 3.000 rpm, com potência de 91 cv a 4.750 rpm.
A R18 de produção apresenta itens obrigatórios que foram dispensados no conceito, tais como retrovisores e indicadores de direção. A suspensão dianteira é semelhante a do conceito, mas trazem refletores e um amortecedor de direção montado na frente do quadro. A moto conceitual tinha roda dianteira de 21", enquanto as de produção parecem ter rodas menores, de 18". E o modelo bagger, com para-brisa, terá pedaleira cromada, enquanto a custom terá pedais pretos.
A entrada da BMW na seara da Harley acontece, não por acaso, no mesmo momento em que a tradicional marca norte-americana tenta expandir seus domínios com motos de segmentos que a empresa não participava, como a elétrica LiveWire, a naked Bronx e a bigtrail Pan America. A expectativa é que a versão final da R18 seja revelada publicamente no EICMA 2020 (Salão de Milão), em novembro, com possível divulgação de fotos e dados técnicos um pouco antes da mostra.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Moto Morini: marca de motos premium italiana chegará ao Brasil em 2025
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Royal Enfield: inédita moto elétrica já tem data para chegar