A BMW Motorrad está definitivamente de olho no mercado da Harley Davidson e da Indian. Prova disso é o registro da versão de produção da R18, uma custom mostrada como conceito no Concorso d'Elegenza Villa d'Este no ano passado. E como já está virando tradição na marca alemã, as patentes da nova motocicleta apareceram primeiro no Brasil - assim como havia acontecido com as recentes BMW F900R e F900 XR.
A BMW R18 terá como principal missão fortalecer a presença da marca nos Estados Unidos, que é o principal mercado de customs e baggers do mundo. As patentes revelam duas versões, sendo uma com carenagem frontal e malas laterais (bagger) e outra "limpa", exatamente como no modelo conceitual. Ambas terão como coração o novo motor boxer de 1.800 cc, já apresentado pela BMW no final do ano passado.
Trata-se de o maior motor boxer (de cilindros contrapostos) já feito pela marca. Para se ter ideia, ele pesa nada menos que 110,8 kg em conjunto com o sistema de admissão, embreagem e a transmissão de 6 marchas. São dois cilindros com exatos 1.802 cc e 8 válvulas, mantendo as principais características dos clássicos motores boxer da BMW, como comando simples (OHV) e arrefecimento a ar e óleo. O resultado, claro, é um amplo torque em baixas rotações: 16 kgfm a 3.000 rpm, com potência de 91 cv a 4.750 rpm.
A R18 de produção apresenta itens obrigatórios que foram dispensados no conceito, tais como retrovisores e indicadores de direção. A suspensão dianteira é semelhante a do conceito, mas trazem refletores e um amortecedor de direção montado na frente do quadro. A moto conceitual tinha roda dianteira de 21", enquanto as de produção parecem ter rodas menores, de 18". E o modelo bagger, com para-brisa, terá pedaleira cromada, enquanto a custom terá pedais pretos.
A entrada da BMW na seara da Harley acontece, não por acaso, no mesmo momento em que a tradicional marca norte-americana tenta expandir seus domínios com motos de segmentos que a empresa não participava, como a elétrica LiveWire, a naked Bronx e a bigtrail Pan America. A expectativa é que a versão final da R18 seja revelada publicamente no EICMA 2020 (Salão de Milão), em novembro, com possível divulgação de fotos e dados técnicos um pouco antes da mostra.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Himalayan 450 e Shotgun 650 chegarão ao Brasil em março com montagem local
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda Super Cub: veja a história da moto que deu origem à Biz