Em seu pior início de ano desde 2014, de acordo com o Best Selling Cars Blog, o mercado francês emplacou apenas 134.230 veículos novos em janeiro, 13,4% a menos do que em 2019. A nova política de emissões de CO2 no continente europeu (95 g/km), que passou a vigorar a partir do 1º dia de 2020, impactou no desempenho comercial da maioria das montadoras.
Das dez mais vendidas, por exemplo, apenas a Toyota (9.716) e a Nissan (3.277) registraram números positivos. Mercedes (2.412) e Suzuki (1.431), por exemplo, perderam mais de 40% de suas vendas do ano anterior. No topo da tabela, mesmo em baixa (-1,4%), a Peugeot (29.246) se aproximou dos 22% de participação de mercado.
A marca do leão, aliás, foi o grande destaque no ranking de modelos. Com 9.463 unidades, o novo 208 – que deve ser lançado no Brasil ainda no 1º semestre – foi o líder com sobras. Mais do que isso: com 7% de participação no total das vendas, este foi o maior market share já registrado pelo hatch desde seu lançamento no país.
Perdendo quase 50% das vendas de dezembro, o novo Renault Clio (5.524) por muito pouco não perdeu a vice-liderança para o Renault Zoe (5.331), que alcançou seu recorde de vendas e sua melhor posição desde o lançamento. Em 6º, o Toyota Yaris (3.982) atingiu a melhor colocação de um representante japonês por lá.
Ainda sem previsão de chegada ao Brasil, o novo Peugeot 2008 (3.856) assegurou sua primeira participação no top 10 – o novo Renault Captur, com 3.055 unidades, ficou a menos de 200 unidades do pelotão de cima. O destaque negativo foi o Duster: com 1.810 unidades, o representante da Dacia perdeu mais de 50% das vendas nos últimos 12 meses e foi apenas o 18º.
POS. |
MODELO |
JAN.20 |
% MERCADO |
JAN.19 |
% VARIAÇÃO |
1 |
PEUGEOT 208 II |
9.463 |
7,0% |
0 |
NOVO |
2 |
RENAULT CLIO V |
5.524 |
4,1% |
0 |
NOVO |
3 |
RENAULT ZOE |
5.331 |
4,0% |
1.496 |
256,4% |
4 |
PEUGEOT 3008 II |
5.275 |
3,9% |
6.749 |
-21,8% |
5 |
CITROËN C3 III |
5.008 |
3,7% |
6.144 |
-18,5% |
6 |
TOYOTA YARIS |
3.982 |
3,0% |
3.163 |
25,9% |
7 |
PEUGEOT 2008 II |
3.856 |
2,9% |
0 |
NOVO |
8 |
PEUGEOT 308 II |
3.439 |
2,6% |
4.317 |
-20,3% |
9 |
DACIA SANDERO |
3.328 |
2,5% |
4.242 |
-21,5% |
10 |
CITROËN C3 AIRCROSS |
3.190 |
2,4% |
4.244 |
-24,8% |
11 |
RENAULT TWINGO III |
3.151 |
2,3% |
3.318 |
-5,0% |
12 |
RENAULT CAPTUR II |
3.055 |
2,3% |
0 |
NOVO |
13 |
PEUGEOT 5008 II |
2.625 |
2,0% |
2.253 |
16,5% |
14 |
CITROËN C5 AIRCROSS |
2.444 |
1,8% |
1.419 |
72,2% |
15 |
RENAULT MÉGANE IV |
2.434 |
1,8% |
2.685 |
-9,3% |
16 |
OPEL CORSA |
2.042 |
1,5% |
2.559 |
-20,2% |
17 |
TOYOTA COROLLA |
1.863 |
1,4% |
- |
- |
18 |
DACIA DUSTER II |
1.810 |
1,3% |
3.905 |
-53,6% |
19 |
FIAT 500 |
1.684 |
1,3% |
1.457 |
15,6% |
20 |
VW POLO VI |
1.675 |
1,2% |
2.649 |
-36,8% |
21 |
FORD FIESTA VII |
1.470 |
1,1% |
1.814 |
-19,0% |
22 |
PEUGEOT 108 |
1.430 |
1,1% |
1.814 |
-21,2% |
23 |
NISSAN QASHQAI II |
1.428 |
1,1% |
879 |
62,5% |
24 |
TOYOTA C-HR |
1.406 |
1,0% |
1.927 |
-27,0% |
25 |
DS DS3 CROSSBACK |
1.312 |
1,0% |
- |
NOVO |
26 |
CITROËN C4 CACTUS |
1.286 |
1,0% |
1.350 |
-4,7% |
27 |
PEUGEOT 508 II |
1.269 |
0,9% |
975 |
30,2% |
28 |
CITROËN C1 II |
1.268 |
0,9% |
1.572 |
-19,3% |
29 |
TOYOTA AYGO II |
1.170 |
0,9% |
1.362 |
-14,1% |
30 |
VW T-ROC |
1.168 |
0,9% |
1.977 |
-40,9% |
POS. |
MARCA |
JAN.20 |
% MERCADO |
JAN.19 |
% VARIAÇÃO |
1 |
PEUGEOT |
29.246 |
21,8% |
29.651 |
-1,4% |
2 |
RENAULT |
23.892 |
17,8% |
26.357 |
-9,4% |
3 |
CITROËN |
15.634 |
11,6% |
17.563 |
-11,0% |
4 |
TOYOTA |
9.716 |
7,2% |
8.357 |
16,3% |
5 |
VOLKSWAGEN |
7.040 |
5,2% |
10.141 |
-30,6% |
6 |
DACIA |
5.852 |
4,4% |
9.350 |
-37,4% |
7 |
OPEL |
4.268 |
3,2% |
5.882 |
-27,4% |
8 |
FORD |
3.918 |
2,9% |
5.860 |
-33,1% |
9 |
BMW |
3.285 |
2,4% |
3.441 |
-4,5% |
10 |
NISSAN |
3.277 |
2,4% |
2.546 |
28,7% |
11 |
FIAT |
3.095 |
2,3% |
4.865 |
-36,4% |
12 |
KIA |
2.931 |
2,2% |
3.364 |
-12,9% |
13 |
AUDI |
2.785 |
2,1% |
3.167 |
-12,1% |
14 |
HYUNDAI |
2.682 |
2,0% |
2.785 |
-3,7% |
15 |
DS |
2.469 |
1,8% |
1.767 |
39,7% |
16 |
MERCEDES-BENZ |
2.412 |
1,8% |
4.224 |
-42,9% |
17 |
SEAT |
2.332 |
1,7% |
2.003 |
16,4% |
18 |
SKODA |
2.310 |
1,7% |
2.185 |
5,7% |
19 |
SUZUKI |
1.431 |
1,1% |
2.535 |
-43,6% |
20 |
MINI |
1.424 |
1,1% |
2.251 |
-36,7% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
134.230 |
... |
155.079 |
-13,4% |
Observação: Números do Toyota Corolla de janeiro de 2019 indisponíveis.
Fontes: CCFA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 208 2025 tem preços partindo de R$ 77 mil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Peugeot lança 208 2025 com novo visual e versões atualizadas
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Argentina: Peugeot 208 se aproxima do Fiat Cronos no acumulado do ano
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Flagra: Novo Peugeot 208 2025 seguirá 2008 em melhorias (e cor)