Em breve no Brasil, novo Peugeot 208 tem venda histórica na França
No entanto, mercado local tem pior início de ano desde 2014
Em seu pior início de ano desde 2014, de acordo com o Best Selling Cars Blog, o mercado francês emplacou apenas 134.230 veículos novos em janeiro, 13,4% a menos do que em 2019. A nova política de emissões de CO2 no continente europeu (95 g/km), que passou a vigorar a partir do 1º dia de 2020, impactou no desempenho comercial da maioria das montadoras.
Das dez mais vendidas, por exemplo, apenas a Toyota (9.716) e a Nissan (3.277) registraram números positivos. Mercedes (2.412) e Suzuki (1.431), por exemplo, perderam mais de 40% de suas vendas do ano anterior. No topo da tabela, mesmo em baixa (-1,4%), a Peugeot (29.246) se aproximou dos 22% de participação de mercado.
A marca do leão, aliás, foi o grande destaque no ranking de modelos. Com 9.463 unidades, o novo 208 – que deve ser lançado no Brasil ainda no 1º semestre – foi o líder com sobras. Mais do que isso: com 7% de participação no total das vendas, este foi o maior market share já registrado pelo hatch desde seu lançamento no país.
Perdendo quase 50% das vendas de dezembro, o novo Renault Clio (5.524) por muito pouco não perdeu a vice-liderança para o Renault Zoe (5.331), que alcançou seu recorde de vendas e sua melhor posição desde o lançamento. Em 6º, o Toyota Yaris (3.982) atingiu a melhor colocação de um representante japonês por lá.
Ainda sem previsão de chegada ao Brasil, o novo Peugeot 2008 (3.856) assegurou sua primeira participação no top 10 – o novo Renault Captur, com 3.055 unidades, ficou a menos de 200 unidades do pelotão de cima. O destaque negativo foi o Duster: com 1.810 unidades, o representante da Dacia perdeu mais de 50% das vendas nos últimos 12 meses e foi apenas o 18º.
POS. |
MODELO |
JAN.20 |
% MERCADO |
JAN.19 |
% VARIAÇÃO |
1 |
PEUGEOT 208 II |
9.463 |
7,0% |
0 |
NOVO |
2 |
RENAULT CLIO V |
5.524 |
4,1% |
0 |
NOVO |
3 |
RENAULT ZOE |
5.331 |
4,0% |
1.496 |
256,4% |
4 |
PEUGEOT 3008 II |
5.275 |
3,9% |
6.749 |
-21,8% |
5 |
CITROËN C3 III |
5.008 |
3,7% |
6.144 |
-18,5% |
6 |
TOYOTA YARIS |
3.982 |
3,0% |
3.163 |
25,9% |
7 |
PEUGEOT 2008 II |
3.856 |
2,9% |
0 |
NOVO |
8 |
PEUGEOT 308 II |
3.439 |
2,6% |
4.317 |
-20,3% |
9 |
DACIA SANDERO |
3.328 |
2,5% |
4.242 |
-21,5% |
10 |
CITROËN C3 AIRCROSS |
3.190 |
2,4% |
4.244 |
-24,8% |
11 |
RENAULT TWINGO III |
3.151 |
2,3% |
3.318 |
-5,0% |
12 |
RENAULT CAPTUR II |
3.055 |
2,3% |
0 |
NOVO |
13 |
PEUGEOT 5008 II |
2.625 |
2,0% |
2.253 |
16,5% |
14 |
CITROËN C5 AIRCROSS |
2.444 |
1,8% |
1.419 |
72,2% |
15 |
RENAULT MÉGANE IV |
2.434 |
1,8% |
2.685 |
-9,3% |
16 |
OPEL CORSA |
2.042 |
1,5% |
2.559 |
-20,2% |
17 |
TOYOTA COROLLA |
1.863 |
1,4% |
- |
- |
18 |
DACIA DUSTER II |
1.810 |
1,3% |
3.905 |
-53,6% |
19 |
FIAT 500 |
1.684 |
1,3% |
1.457 |
15,6% |
20 |
VW POLO VI |
1.675 |
1,2% |
2.649 |
-36,8% |
21 |
FORD FIESTA VII |
1.470 |
1,1% |
1.814 |
-19,0% |
22 |
PEUGEOT 108 |
1.430 |
1,1% |
1.814 |
-21,2% |
23 |
NISSAN QASHQAI II |
1.428 |
1,1% |
879 |
62,5% |
24 |
TOYOTA C-HR |
1.406 |
1,0% |
1.927 |
-27,0% |
25 |
DS DS3 CROSSBACK |
1.312 |
1,0% |
- |
NOVO |
26 |
CITROËN C4 CACTUS |
1.286 |
1,0% |
1.350 |
-4,7% |
27 |
PEUGEOT 508 II |
1.269 |
0,9% |
975 |
30,2% |
28 |
CITROËN C1 II |
1.268 |
0,9% |
1.572 |
-19,3% |
29 |
TOYOTA AYGO II |
1.170 |
0,9% |
1.362 |
-14,1% |
30 |
VW T-ROC |
1.168 |
0,9% |
1.977 |
-40,9% |
POS. |
MARCA |
JAN.20 |
% MERCADO |
JAN.19 |
% VARIAÇÃO |
1 |
PEUGEOT |
29.246 |
21,8% |
29.651 |
-1,4% |
2 |
RENAULT |
23.892 |
17,8% |
26.357 |
-9,4% |
3 |
CITROËN |
15.634 |
11,6% |
17.563 |
-11,0% |
4 |
TOYOTA |
9.716 |
7,2% |
8.357 |
16,3% |
5 |
VOLKSWAGEN |
7.040 |
5,2% |
10.141 |
-30,6% |
6 |
DACIA |
5.852 |
4,4% |
9.350 |
-37,4% |
7 |
OPEL |
4.268 |
3,2% |
5.882 |
-27,4% |
8 |
FORD |
3.918 |
2,9% |
5.860 |
-33,1% |
9 |
BMW |
3.285 |
2,4% |
3.441 |
-4,5% |
10 |
NISSAN |
3.277 |
2,4% |
2.546 |
28,7% |
11 |
FIAT |
3.095 |
2,3% |
4.865 |
-36,4% |
12 |
KIA |
2.931 |
2,2% |
3.364 |
-12,9% |
13 |
AUDI |
2.785 |
2,1% |
3.167 |
-12,1% |
14 |
HYUNDAI |
2.682 |
2,0% |
2.785 |
-3,7% |
15 |
DS |
2.469 |
1,8% |
1.767 |
39,7% |
16 |
MERCEDES-BENZ |
2.412 |
1,8% |
4.224 |
-42,9% |
17 |
SEAT |
2.332 |
1,7% |
2.003 |
16,4% |
18 |
SKODA |
2.310 |
1,7% |
2.185 |
5,7% |
19 |
SUZUKI |
1.431 |
1,1% |
2.535 |
-43,6% |
20 |
MINI |
1.424 |
1,1% |
2.251 |
-36,7% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
134.230 |
... |
155.079 |
-13,4% |
Observação: Números do Toyota Corolla de janeiro de 2019 indisponíveis.
Fontes: CCFA / Best Selling Cars Blog
Galeria: Peugeot 208 2019
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot 208 2025 tem promoção com R$ 9.000 de desconto e taxa zero
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Novo Peugeot 208 2025 tem preços partindo de R$ 77 mil
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Peugeot lança 208 2025 com novo visual e versões atualizadas
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Argentina: Peugeot 208 se aproxima do Fiat Cronos no acumulado do ano