Após quatro meses consecutivos com crescimento de vendas, o mercado alemão fechou o primeiro mês de 2020 em baixa de 7,3% em relação a 2019, com 246.300 veículos novos comercializados. Em um cenário de retração, destaque para os modelos híbridos, que avançaram 103% e atingiram 12,5% de participação no período.
Entre as montadoras, a líder VW (48.477) foi a única do top 4 a recuar (-4,1%), embora tenha ampliado sua participação de mercado em 0,7 ponto percentual. O mês não foi nada bom para Dacia (3.810) e Mazda (3.526), ambas com quedas acima dos 36%. Situação oposta à de Seat (10.416) e Mitsubishi (4.228), com avanços superiores a 26%.
Na disputa entre modelos, a Volks voltou a emplacar os três mais vendidos pela 1ª vez desde agosto. Com boa vantagem sobre Tiguan (7.123) e Passat (6.529) – este com um expressivo crescimento de mais de 70% -, o Golf (12.201) perdeu fôlego (-15,3%) após avanços nos últimos quatro meses. Melhor “não VW”, o Ford Focus (5.504) registrou incremento de quase 42%.
Fechando o top 5, o Audi A4 (4.652) superou um VW Polo (4.425) em queda superior a 35% nos últimos doze meses e que por muito pouco não perdeu a sexta posição para o BMW Série 3 (4.344), este com alta de mais de 90%. Melhor Mercedes da lista, o GLC (4.038) cresceu 22% e ficou à frente do VW T-Roc (3.785). Terceiro colocado no acumulado de 2019, o Mercedes Classe C (3.543), em baixa de 43%, ficou fora do top 10.
Em situação oposta à do Classe C, o Mercedes CLA (2.691) conquistou um histórico 22º lugar – de acordo com o Best Selling Cars Blog, este é o melhor posicionamento já conquistado pelo modelo em seu país natal. Com nova geração, o Audi Q3 (2.440) praticamente multiplicou por cinco as vendas do ano passado. Com alta de 125%, o elétrico Renault Zoe (1.798) ficou muito perto de superar o VW up! (1.866).
POS. | MODELO | JAN.20 | % MERCADO 2020 | JAN.19 | % MERCADO 2019 | % VARIAÇÃO 2020/2019 |
1 | VW GOLF | 12.201 | 5,0% | 14.399 | 5,4% | -15,3% |
2 | VW TIGUAN | 7.123 | 2,9% | 6.480 | 2,4% | 9,9% |
3 | VW PASSAT | 6.529 | 2,7% | 3.795 | 1,4% | 72,0% |
4 | FORD FOCUS | 5.504 | 2,2% | 3.878 | 1,5% | 41,9% |
5 | AUDI A4 | 4.652 | 1,9% | 3.614 | 1,4% | 28,7% |
6 | VW POLO | 4.425 | 1,8% | 6.821 | 2,6% | -35,1% |
7 | BMW SÉRIE 3 | 4.344 | 1,8% | 2.261 | 0,9% | 92,1% |
8 | MERCEDES GLK / GLC | 4.038 | 1,6% | 3.310 | 1,2% | 22,0% |
9 | VW T-ROC | 3.785 | 1,5% | 4.651 | 1,8% | -18,6% |
10 | FORD FIESTA | 3.672 | 1,5% | 3.096 | 1,2% | 18,6% |
11 | MERCEDES CLASSE C | 3.543 | 1,4% | 6.218 | 2,3% | -43,0% |
12 | SKODA OCTAVIA | 3.404 | 1,4% | 4.694 | 1,8% | -27,5% |
13 | MERCEDES CLASSE E | 3.327 | 1,4% | 3.542 | 1,3% | -6,1% |
14 | SEAT LEON | 3.310 | 1,3% | 2.031 | 0,8% | 63,0% |
15 | OPEL CORSA | 3.228 | 1,3% | 3.057 | 1,2% | 5,6% |
16 | MINI | 3.095 | 1,3% | 3.744 | 1,4% | -17,3% |
17 | VW CADDY | 2.939 | 1,2% | 2.681 | 1,0% | 9,6% |
18 | AUDI A6 | 2.889 | 1,2% | 4.508 | 1,7% | -35,9% |
19 | OPEL ASTRA | 2.800 | 1,1% | 4.179 | 1,6% | -33,0% |
20 | BMW SÉRIE 5 | 2.798 | 1,1% | 2.549 | 1,0% | 9,8% |
21 | MERCEDES CLASSE A | 2.767 | 1,1% | 3.335 | 1,3% | -17,0% |
22 | MERCEDES CLA | 2.691 | 1,1% | 1.389 | 0,5% | 93,7% |
23 | BMW SÉRIE 1 | 2.671 | 1,1% | 2.814 | 1,1% | -5,1% |
24 | VW T-CROSS | 2.566 | 1,0% | 45 | 0,0% | 5602,2% |
25 | RENAULT CLIO | 2.535 | 1,0% | 1.927 | 0,7% | 31,6% |
26 | AUDI Q5 | 2.468 | 1,0% | 2.496 | 0,9% | -1,1% |
27 | AUDI Q3 | 2.440 | 1,0% | 516 | 0,2% | 372,9% |
28 | AUDI A3 | 2.403 | 1,0% | 3.818 | 1,4% | -37,1% |
29 | VW TOURAN | 2.392 | 1,0% | 4.162 | 1,6% | -42,5% |
30 | BMW X3 | 2.358 | 1,0% | 2.735 | 1,0% | -13,8% |
31 | OPEL GRANDLAND X | 2.336 | 0,9% | 1.424 | 0,5% | 64,0% |
32 | SKODA FABIA | 2.222 | 0,9% | 2.502 | 0,9% | -11,2% |
33 | MERCEDES CLASSE B | 2.215 | 0,9% | 804 | 0,3% | 175,5% |
34 | FIAT 500 | 2.157 | 0,9% | 2.077 | 0,8% | 3,9% |
35 | BMW X1 | 2.153 | 0,9% | 2.287 | 0,9% | -5,9% |
36 | AUDI Q2 | 2.116 | 0,9% | 2.160 | 0,8% | -2,0% |
37 | SEAT ATECA | 2.070 | 0,8% | 1.938 | 0,7% | 6,8% |
38 | SKODA KODIAQ | 1.979 | 0,8% | 1.742 | 0,7% | 13,6% |
39 | VW TRANSPORTER | 1.972 | 0,8% | 3.452 | 1,3% | -42,9% |
40 | SEAT ARONA | 1.915 | 0,8% | 1.827 | 0,7% | 4,8% |
41 | VW UP | 1.866 | 0,8% | 2.230 | 0,8% | -16,3% |
42 | RENAULT ZOE | 1.798 | 0,7% | 799 | 0,3% | 125,0% |
43 | MERCEDES CLASSE V | 1.779 | 0,7% | 1.581 | 0,6% | 12,5% |
44 | KIA CEED | 1.766 | 0,7% | 2.292 | 0,9% | -22,9% |
45 | RENAULT TWINGO | 1.765 | 0,7% | 2.137 | 0,8% | -17,4% |
46 | SKODA KAMIQ | 1.761 | 0,7% | 0 | 0,0% | NOVO |
47 | MITSUBISHI MIRAGE | 1.717 | 0,7% | 1.191 | 0,4% | 44,2% |
48 | RENAULT CAPTUR | 1.708 | 0,7% | 1.419 | 0,5% | 20,4% |
49 | SKODA SUPERB | 1.680 | 0,7% | 2.083 | 0,8% | -19,3% |
50 | HYUNDAI KONA | 1.663 | 0,7% | 1.296 | 0,5% | 28,3% |
POS. | MARCA | JAN.20 | % MERCADO 2020 | JAN.19 | % MERCADO 2019 | % VARIAÇÃO 2020/2019 |
1 | VW | 48.744 | 19,8% | 50.823 | 19,1% | -4,1% |
2 | MERCEDES-BENZ | 26.034 | 10,6% | 25.292 | 9,5% | 2,9% |
3 | AUDI | 22.066 | 9,0% | 21.814 | 8,2% | 1,2% |
4 | BMW | 20.454 | 8,3% | 19.198 | 7,2% | 6,5% |
5 | FORD | 17.335 | 7,0% | 21.064 | 7,9% | -17,7% |
6 | SKODA | 14.295 | 5,8% | 14.668 | 5,5% | -2,5% |
7 | OPEL | 12.279 | 5,0% | 16.225 | 6,1% | -24,3% |
8 | SEAT | 10.416 | 4,2% | 8.218 | 3,1% | 26,7% |
9 | RENAULT | 9.936 | 4,0% | 9.932 | 3,7% | 0,0% |
10 | HYUNDAI | 8.217 | 3,3% | 9.290 | 3,5% | -11,6% |
11 | TOYOTA | 5.488 | 2,2% | 6.656 | 2,5% | -17,5% |
12 | PEUGEOT | 5.135 | 2,1% | 6.099 | 2,3% | -15,8% |
13 | CITROËN | 4.898 | 2,0% | 4.782 | 1,8% | 2,4% |
14 | KIA | 4.617 | 1,9% | 5.418 | 2,0% | -14,8% |
15 | FIAT | 4.428 | 1,8% | 4.941 | 1,9% | -10,4% |
16 | MITSUBISHI | 4.228 | 1,7% | 3.290 | 1,2% | 28,5% |
17 | DACIA | 3.810 | 1,5% | 6.603 | 2,5% | -42,3% |
18 | MAZDA | 3.526 | 1,4% | 5.587 | 2,1% | -36,9% |
19 | VOLVO | 3.314 | 1,3% | 3.786 | 1,4% | -12,5% |
20 | MINI | 3.095 | 1,3% | 3.744 | 1,4% | -17,3% |
... | ... | ... | ... |
| ... | |
| TOTAL | 246.300 | 100,0% | 265.702 | 100,0% | -7,3% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog