Quando os primeiros flagras do Nissan Kicks reestilizado apareceram no Japão, a mídia local apostava no lançamento para o 2º trimestre. Porém, a apresentação será bem antes. A revista tailandesa HeadlightMag revela que o SUV compacto será mostrado dia 19 de março, pouco antes do Salão Internacional de Bangkok, estreando também a versão híbrida e-Power, até então inédita no crossover. Por aqui, a marca pretende mostrar o veículo no Salão do Automóvel, em novembro, conforme apurado em primeira mão por Motor1.com.
A data de apresentação revelada pela HeadlightMag está alinhada com o que a imprensa japonesa está dizendo. A publicação MagX publicou algumas informações e revela que o Nissan Kicks vendido no Japão será importado da Tailândia e, para isso, o carro precisa estrear primeiro no país asiático. Aparecer dia 19 de março se encaixa na estratégia das fabricantes de revelar os carros pouco antes de um Salão do Automóvel – neste caso, o Salão Internacional de Bangkok, que começa no dia 23.
Há mais um motivo que faz com que a Nissan tenha pressa para lançar o carro na Tailândia. O governo local está com regras bem rigorosas sobre os veículos com motores a combustão, forçando as fabricantes a lançarem modelos eletrificados. A ideia original da marca japonesa era lançar o Note e-Power, mas a estratégia de exportar o Kicks para outros locais como o Japão fez a empresa mudar os planos.
Este cenário na Tailândia é importante para o Brasil por conta do e-Power. Um dos motivos pelo qual a Nissan ainda não lançou o Kicks com esta tecnologia era a falta de capacidade de produção no Japão, já que tanto o hatch Note quanto a minivan Serena usam esta motorização e estão entre os veículos mais vendidos do país. Agora a Tailândia terá uma linha de produção do e-Power, abrindo a possibilidade de enviar o sistema híbrido para outros mercados.
O sistema e-Power é formado por um motor 1.2 de três cilindros, usado como gerador de energia para as baterias de 1,5 kW. O que move as rodas é um motor elétrico, que no Note entrega 109 cv e 25,9 kgfm, porém a HeadlightMag diz que a potência será elevada para 129 cv, mantendo o torque. Ainda não há informações sobre consumo, mas vale lembrar que o Note e-Power faz 37,2 km/litro, pelo sistema japonês de medição de consumo – que é bem mais "camarada" do que o resto do mundo. No Japão, fala-se do Kicks ser vendido somente com esta motorização.
Além de estrear a versão híbrida, ainda será o momento de ver a reestilização do Kicks. O carro roda em testes tanto no Japão quanto na Tailândia, ainda bem camuflado mas já com sua carroceria final. As imagens mostram que terá uma nova grade frontal e faróis mais finos com LED. A revista MagX soltou uma projeção de como deve ficar o carro:
Não levará muito tempo para o Nissan Kicks reestilizado chegar ao Brasil. Motor1.com apurou que a fabricante irá mostrar o carro em novembro, durante o Salão do Automóvel (já que é uma das poucas marcas confirmadas para o evento), apesar que sua estreia comercial pode ficar para 2021. O presidente da empresa, Marco Silva, disse em diversas ocasiões que trabalhava para lançar o Kicks e-Power no nosso mercado em 2021, com o carro já rodando em testes no país, então há chances de que o crossover já seja mostrado com esta tecnologia.
Fonte: HeadlightMag
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com nova geração lá fora, Nissan Kicks tem R$ 13.000 de bônus no Brasil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Quais foram os 25 carros mais vendidos do Brasil em setembro até agora?
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Desconto para PCD: os SUVs que você pode comprar com as isenções