Alemanha em janeiro: Com mercado em queda, Volkswagen segue líder
Golf, Tiguan e Passat formam o pódio no país
Após quatro meses consecutivos com crescimento de vendas, o mercado alemão fechou o primeiro mês de 2020 em baixa de 7,3% em relação a 2019, com 246.300 veículos novos comercializados. Em um cenário de retração, destaque para os modelos híbridos, que avançaram 103% e atingiram 12,5% de participação no período.
Entre as montadoras, a líder VW (48.477) foi a única do top 4 a recuar (-4,1%), embora tenha ampliado sua participação de mercado em 0,7 ponto percentual. O mês não foi nada bom para Dacia (3.810) e Mazda (3.526), ambas com quedas acima dos 36%. Situação oposta à de Seat (10.416) e Mitsubishi (4.228), com avanços superiores a 26%.
Na disputa entre modelos, a Volks voltou a emplacar os três mais vendidos pela 1ª vez desde agosto. Com boa vantagem sobre Tiguan (7.123) e Passat (6.529) – este com um expressivo crescimento de mais de 70% -, o Golf (12.201) perdeu fôlego (-15,3%) após avanços nos últimos quatro meses. Melhor “não VW”, o Ford Focus (5.504) registrou incremento de quase 42%.
Fechando o top 5, o Audi A4 (4.652) superou um VW Polo (4.425) em queda superior a 35% nos últimos doze meses e que por muito pouco não perdeu a sexta posição para o BMW Série 3 (4.344), este com alta de mais de 90%. Melhor Mercedes da lista, o GLC (4.038) cresceu 22% e ficou à frente do VW T-Roc (3.785). Terceiro colocado no acumulado de 2019, o Mercedes Classe C (3.543), em baixa de 43%, ficou fora do top 10.
Em situação oposta à do Classe C, o Mercedes CLA (2.691) conquistou um histórico 22º lugar – de acordo com o Best Selling Cars Blog, este é o melhor posicionamento já conquistado pelo modelo em seu país natal. Com nova geração, o Audi Q3 (2.440) praticamente multiplicou por cinco as vendas do ano passado. Com alta de 125%, o elétrico Renault Zoe (1.798) ficou muito perto de superar o VW up! (1.866).
POS. |
MODELO |
JAN.20 |
% MERCADO 2020 |
JAN.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO 2020/2019 |
1 |
VW GOLF |
12.201 |
5,0% |
14.399 |
5,4% |
-15,3% |
2 |
VW TIGUAN |
7.123 |
2,9% |
6.480 |
2,4% |
9,9% |
3 |
VW PASSAT |
6.529 |
2,7% |
3.795 |
1,4% |
72,0% |
4 |
FORD FOCUS |
5.504 |
2,2% |
3.878 |
1,5% |
41,9% |
5 |
AUDI A4 |
4.652 |
1,9% |
3.614 |
1,4% |
28,7% |
6 |
VW POLO |
4.425 |
1,8% |
6.821 |
2,6% |
-35,1% |
7 |
BMW SÉRIE 3 |
4.344 |
1,8% |
2.261 |
0,9% |
92,1% |
8 |
MERCEDES GLK / GLC |
4.038 |
1,6% |
3.310 |
1,2% |
22,0% |
9 |
VW T-ROC |
3.785 |
1,5% |
4.651 |
1,8% |
-18,6% |
10 |
FORD FIESTA |
3.672 |
1,5% |
3.096 |
1,2% |
18,6% |
11 |
MERCEDES CLASSE C |
3.543 |
1,4% |
6.218 |
2,3% |
-43,0% |
12 |
SKODA OCTAVIA |
3.404 |
1,4% |
4.694 |
1,8% |
-27,5% |
13 |
MERCEDES CLASSE E |
3.327 |
1,4% |
3.542 |
1,3% |
-6,1% |
14 |
SEAT LEON |
3.310 |
1,3% |
2.031 |
0,8% |
63,0% |
15 |
OPEL CORSA |
3.228 |
1,3% |
3.057 |
1,2% |
5,6% |
16 |
MINI |
3.095 |
1,3% |
3.744 |
1,4% |
-17,3% |
17 |
VW CADDY |
2.939 |
1,2% |
2.681 |
1,0% |
9,6% |
18 |
AUDI A6 |
2.889 |
1,2% |
4.508 |
1,7% |
-35,9% |
19 |
OPEL ASTRA |
2.800 |
1,1% |
4.179 |
1,6% |
-33,0% |
20 |
BMW SÉRIE 5 |
2.798 |
1,1% |
2.549 |
1,0% |
9,8% |
21 |
MERCEDES CLASSE A |
2.767 |
1,1% |
3.335 |
1,3% |
-17,0% |
22 |
MERCEDES CLA |
2.691 |
1,1% |
1.389 |
0,5% |
93,7% |
23 |
BMW SÉRIE 1 |
2.671 |
1,1% |
2.814 |
1,1% |
-5,1% |
24 |
VW T-CROSS |
2.566 |
1,0% |
45 |
0,0% |
5602,2% |
25 |
RENAULT CLIO |
2.535 |
1,0% |
1.927 |
0,7% |
31,6% |
26 |
AUDI Q5 |
2.468 |
1,0% |
2.496 |
0,9% |
-1,1% |
27 |
AUDI Q3 |
2.440 |
1,0% |
516 |
0,2% |
372,9% |
28 |
AUDI A3 |
2.403 |
1,0% |
3.818 |
1,4% |
-37,1% |
29 |
VW TOURAN |
2.392 |
1,0% |
4.162 |
1,6% |
-42,5% |
30 |
BMW X3 |
2.358 |
1,0% |
2.735 |
1,0% |
-13,8% |
31 |
OPEL GRANDLAND X |
2.336 |
0,9% |
1.424 |
0,5% |
64,0% |
32 |
SKODA FABIA |
2.222 |
0,9% |
2.502 |
0,9% |
-11,2% |
33 |
MERCEDES CLASSE B |
2.215 |
0,9% |
804 |
0,3% |
175,5% |
34 |
FIAT 500 |
2.157 |
0,9% |
2.077 |
0,8% |
3,9% |
35 |
BMW X1 |
2.153 |
0,9% |
2.287 |
0,9% |
-5,9% |
36 |
AUDI Q2 |
2.116 |
0,9% |
2.160 |
0,8% |
-2,0% |
37 |
SEAT ATECA |
2.070 |
0,8% |
1.938 |
0,7% |
6,8% |
38 |
SKODA KODIAQ |
1.979 |
0,8% |
1.742 |
0,7% |
13,6% |
39 |
VW TRANSPORTER |
1.972 |
0,8% |
3.452 |
1,3% |
-42,9% |
40 |
SEAT ARONA |
1.915 |
0,8% |
1.827 |
0,7% |
4,8% |
41 |
VW UP |
1.866 |
0,8% |
2.230 |
0,8% |
-16,3% |
42 |
RENAULT ZOE |
1.798 |
0,7% |
799 |
0,3% |
125,0% |
43 |
MERCEDES CLASSE V |
1.779 |
0,7% |
1.581 |
0,6% |
12,5% |
44 |
KIA CEED |
1.766 |
0,7% |
2.292 |
0,9% |
-22,9% |
45 |
RENAULT TWINGO |
1.765 |
0,7% |
2.137 |
0,8% |
-17,4% |
46 |
SKODA KAMIQ |
1.761 |
0,7% |
0 |
0,0% |
NOVO |
47 |
MITSUBISHI MIRAGE |
1.717 |
0,7% |
1.191 |
0,4% |
44,2% |
48 |
RENAULT CAPTUR |
1.708 |
0,7% |
1.419 |
0,5% |
20,4% |
49 |
SKODA SUPERB |
1.680 |
0,7% |
2.083 |
0,8% |
-19,3% |
50 |
HYUNDAI KONA |
1.663 |
0,7% |
1.296 |
0,5% |
28,3% |
POS. |
MARCA |
JAN.20 |
% MERCADO 2020 |
JAN.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO 2020/2019 |
1 |
VW |
48.744 |
19,8% |
50.823 |
19,1% |
-4,1% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
26.034 |
10,6% |
25.292 |
9,5% |
2,9% |
3 |
AUDI |
22.066 |
9,0% |
21.814 |
8,2% |
1,2% |
4 |
BMW |
20.454 |
8,3% |
19.198 |
7,2% |
6,5% |
5 |
FORD |
17.335 |
7,0% |
21.064 |
7,9% |
-17,7% |
6 |
SKODA |
14.295 |
5,8% |
14.668 |
5,5% |
-2,5% |
7 |
OPEL |
12.279 |
5,0% |
16.225 |
6,1% |
-24,3% |
8 |
SEAT |
10.416 |
4,2% |
8.218 |
3,1% |
26,7% |
9 |
RENAULT |
9.936 |
4,0% |
9.932 |
3,7% |
0,0% |
10 |
HYUNDAI |
8.217 |
3,3% |
9.290 |
3,5% |
-11,6% |
11 |
TOYOTA |
5.488 |
2,2% |
6.656 |
2,5% |
-17,5% |
12 |
PEUGEOT |
5.135 |
2,1% |
6.099 |
2,3% |
-15,8% |
13 |
CITROËN |
4.898 |
2,0% |
4.782 |
1,8% |
2,4% |
14 |
KIA |
4.617 |
1,9% |
5.418 |
2,0% |
-14,8% |
15 |
FIAT |
4.428 |
1,8% |
4.941 |
1,9% |
-10,4% |
16 |
MITSUBISHI |
4.228 |
1,7% |
3.290 |
1,2% |
28,5% |
17 |
DACIA |
3.810 |
1,5% |
6.603 |
2,5% |
-42,3% |
18 |
MAZDA |
3.526 |
1,4% |
5.587 |
2,1% |
-36,9% |
19 |
VOLVO |
3.314 |
1,3% |
3.786 |
1,4% |
-12,5% |
20 |
MINI |
3.095 |
1,3% |
3.744 |
1,4% |
-17,3% |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
|
TOTAL |
246.300 |
100,0% |
265.702 |
100,0% |
-7,3% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena