Alemanha em janeiro: Com mercado em queda, Volkswagen segue líder
Golf, Tiguan e Passat formam o pódio no país
Após quatro meses consecutivos com crescimento de vendas, o mercado alemão fechou o primeiro mês de 2020 em baixa de 7,3% em relação a 2019, com 246.300 veículos novos comercializados. Em um cenário de retração, destaque para os modelos híbridos, que avançaram 103% e atingiram 12,5% de participação no período.
Entre as montadoras, a líder VW (48.477) foi a única do top 4 a recuar (-4,1%), embora tenha ampliado sua participação de mercado em 0,7 ponto percentual. O mês não foi nada bom para Dacia (3.810) e Mazda (3.526), ambas com quedas acima dos 36%. Situação oposta à de Seat (10.416) e Mitsubishi (4.228), com avanços superiores a 26%.
Na disputa entre modelos, a Volks voltou a emplacar os três mais vendidos pela 1ª vez desde agosto. Com boa vantagem sobre Tiguan (7.123) e Passat (6.529) – este com um expressivo crescimento de mais de 70% -, o Golf (12.201) perdeu fôlego (-15,3%) após avanços nos últimos quatro meses. Melhor “não VW”, o Ford Focus (5.504) registrou incremento de quase 42%.
Fechando o top 5, o Audi A4 (4.652) superou um VW Polo (4.425) em queda superior a 35% nos últimos doze meses e que por muito pouco não perdeu a sexta posição para o BMW Série 3 (4.344), este com alta de mais de 90%. Melhor Mercedes da lista, o GLC (4.038) cresceu 22% e ficou à frente do VW T-Roc (3.785). Terceiro colocado no acumulado de 2019, o Mercedes Classe C (3.543), em baixa de 43%, ficou fora do top 10.
Em situação oposta à do Classe C, o Mercedes CLA (2.691) conquistou um histórico 22º lugar – de acordo com o Best Selling Cars Blog, este é o melhor posicionamento já conquistado pelo modelo em seu país natal. Com nova geração, o Audi Q3 (2.440) praticamente multiplicou por cinco as vendas do ano passado. Com alta de 125%, o elétrico Renault Zoe (1.798) ficou muito perto de superar o VW up! (1.866).
POS. |
MODELO |
JAN.20 |
% MERCADO 2020 |
JAN.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO 2020/2019 |
1 |
VW GOLF |
12.201 |
5,0% |
14.399 |
5,4% |
-15,3% |
2 |
VW TIGUAN |
7.123 |
2,9% |
6.480 |
2,4% |
9,9% |
3 |
VW PASSAT |
6.529 |
2,7% |
3.795 |
1,4% |
72,0% |
4 |
FORD FOCUS |
5.504 |
2,2% |
3.878 |
1,5% |
41,9% |
5 |
AUDI A4 |
4.652 |
1,9% |
3.614 |
1,4% |
28,7% |
6 |
VW POLO |
4.425 |
1,8% |
6.821 |
2,6% |
-35,1% |
7 |
BMW SÉRIE 3 |
4.344 |
1,8% |
2.261 |
0,9% |
92,1% |
8 |
MERCEDES GLK / GLC |
4.038 |
1,6% |
3.310 |
1,2% |
22,0% |
9 |
VW T-ROC |
3.785 |
1,5% |
4.651 |
1,8% |
-18,6% |
10 |
FORD FIESTA |
3.672 |
1,5% |
3.096 |
1,2% |
18,6% |
11 |
MERCEDES CLASSE C |
3.543 |
1,4% |
6.218 |
2,3% |
-43,0% |
12 |
SKODA OCTAVIA |
3.404 |
1,4% |
4.694 |
1,8% |
-27,5% |
13 |
MERCEDES CLASSE E |
3.327 |
1,4% |
3.542 |
1,3% |
-6,1% |
14 |
SEAT LEON |
3.310 |
1,3% |
2.031 |
0,8% |
63,0% |
15 |
OPEL CORSA |
3.228 |
1,3% |
3.057 |
1,2% |
5,6% |
16 |
MINI |
3.095 |
1,3% |
3.744 |
1,4% |
-17,3% |
17 |
VW CADDY |
2.939 |
1,2% |
2.681 |
1,0% |
9,6% |
18 |
AUDI A6 |
2.889 |
1,2% |
4.508 |
1,7% |
-35,9% |
19 |
OPEL ASTRA |
2.800 |
1,1% |
4.179 |
1,6% |
-33,0% |
20 |
BMW SÉRIE 5 |
2.798 |
1,1% |
2.549 |
1,0% |
9,8% |
21 |
MERCEDES CLASSE A |
2.767 |
1,1% |
3.335 |
1,3% |
-17,0% |
22 |
MERCEDES CLA |
2.691 |
1,1% |
1.389 |
0,5% |
93,7% |
23 |
BMW SÉRIE 1 |
2.671 |
1,1% |
2.814 |
1,1% |
-5,1% |
24 |
VW T-CROSS |
2.566 |
1,0% |
45 |
0,0% |
5602,2% |
25 |
RENAULT CLIO |
2.535 |
1,0% |
1.927 |
0,7% |
31,6% |
26 |
AUDI Q5 |
2.468 |
1,0% |
2.496 |
0,9% |
-1,1% |
27 |
AUDI Q3 |
2.440 |
1,0% |
516 |
0,2% |
372,9% |
28 |
AUDI A3 |
2.403 |
1,0% |
3.818 |
1,4% |
-37,1% |
29 |
VW TOURAN |
2.392 |
1,0% |
4.162 |
1,6% |
-42,5% |
30 |
BMW X3 |
2.358 |
1,0% |
2.735 |
1,0% |
-13,8% |
31 |
OPEL GRANDLAND X |
2.336 |
0,9% |
1.424 |
0,5% |
64,0% |
32 |
SKODA FABIA |
2.222 |
0,9% |
2.502 |
0,9% |
-11,2% |
33 |
MERCEDES CLASSE B |
2.215 |
0,9% |
804 |
0,3% |
175,5% |
34 |
FIAT 500 |
2.157 |
0,9% |
2.077 |
0,8% |
3,9% |
35 |
BMW X1 |
2.153 |
0,9% |
2.287 |
0,9% |
-5,9% |
36 |
AUDI Q2 |
2.116 |
0,9% |
2.160 |
0,8% |
-2,0% |
37 |
SEAT ATECA |
2.070 |
0,8% |
1.938 |
0,7% |
6,8% |
38 |
SKODA KODIAQ |
1.979 |
0,8% |
1.742 |
0,7% |
13,6% |
39 |
VW TRANSPORTER |
1.972 |
0,8% |
3.452 |
1,3% |
-42,9% |
40 |
SEAT ARONA |
1.915 |
0,8% |
1.827 |
0,7% |
4,8% |
41 |
VW UP |
1.866 |
0,8% |
2.230 |
0,8% |
-16,3% |
42 |
RENAULT ZOE |
1.798 |
0,7% |
799 |
0,3% |
125,0% |
43 |
MERCEDES CLASSE V |
1.779 |
0,7% |
1.581 |
0,6% |
12,5% |
44 |
KIA CEED |
1.766 |
0,7% |
2.292 |
0,9% |
-22,9% |
45 |
RENAULT TWINGO |
1.765 |
0,7% |
2.137 |
0,8% |
-17,4% |
46 |
SKODA KAMIQ |
1.761 |
0,7% |
0 |
0,0% |
NOVO |
47 |
MITSUBISHI MIRAGE |
1.717 |
0,7% |
1.191 |
0,4% |
44,2% |
48 |
RENAULT CAPTUR |
1.708 |
0,7% |
1.419 |
0,5% |
20,4% |
49 |
SKODA SUPERB |
1.680 |
0,7% |
2.083 |
0,8% |
-19,3% |
50 |
HYUNDAI KONA |
1.663 |
0,7% |
1.296 |
0,5% |
28,3% |
POS. |
MARCA |
JAN.20 |
% MERCADO 2020 |
JAN.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO 2020/2019 |
1 |
VW |
48.744 |
19,8% |
50.823 |
19,1% |
-4,1% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
26.034 |
10,6% |
25.292 |
9,5% |
2,9% |
3 |
AUDI |
22.066 |
9,0% |
21.814 |
8,2% |
1,2% |
4 |
BMW |
20.454 |
8,3% |
19.198 |
7,2% |
6,5% |
5 |
FORD |
17.335 |
7,0% |
21.064 |
7,9% |
-17,7% |
6 |
SKODA |
14.295 |
5,8% |
14.668 |
5,5% |
-2,5% |
7 |
OPEL |
12.279 |
5,0% |
16.225 |
6,1% |
-24,3% |
8 |
SEAT |
10.416 |
4,2% |
8.218 |
3,1% |
26,7% |
9 |
RENAULT |
9.936 |
4,0% |
9.932 |
3,7% |
0,0% |
10 |
HYUNDAI |
8.217 |
3,3% |
9.290 |
3,5% |
-11,6% |
11 |
TOYOTA |
5.488 |
2,2% |
6.656 |
2,5% |
-17,5% |
12 |
PEUGEOT |
5.135 |
2,1% |
6.099 |
2,3% |
-15,8% |
13 |
CITROËN |
4.898 |
2,0% |
4.782 |
1,8% |
2,4% |
14 |
KIA |
4.617 |
1,9% |
5.418 |
2,0% |
-14,8% |
15 |
FIAT |
4.428 |
1,8% |
4.941 |
1,9% |
-10,4% |
16 |
MITSUBISHI |
4.228 |
1,7% |
3.290 |
1,2% |
28,5% |
17 |
DACIA |
3.810 |
1,5% |
6.603 |
2,5% |
-42,3% |
18 |
MAZDA |
3.526 |
1,4% |
5.587 |
2,1% |
-36,9% |
19 |
VOLVO |
3.314 |
1,3% |
3.786 |
1,4% |
-12,5% |
20 |
MINI |
3.095 |
1,3% |
3.744 |
1,4% |
-17,3% |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
|
TOTAL |
246.300 |
100,0% |
265.702 |
100,0% |
-7,3% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?