Já faz três anos que estamos vendo o Volkswagen Tiguan R em testes, desde que a geração atual do SUV médio estreou no mercado global e, ainda assim, a fabricante alemã não colocou a versão esportiva nas ruas. Está demorando tanto que agora ele aparece com o visual renovado, em testes de inverno na Suécia. Mesmo que o Tiguan R esteja há tanto tempo em preparação, parece que a versão de produção será revelada junto com a reestilização do crossover.

À primeira vista, as fotos abaixo podem não parecer interessante, mas basta olhar com mais cuidado na traseira para notar que tem quatro saídas de escape. Além disso, tem freios com discos perfurados no eixo dianteiro e com pinças azuis. Ainda tem uma camuflagem que tenta esconder as entradas de ar maiores na frente.

Galeria: Volkswagen Tiguan R 2021 - Novos flagras

Há alguns rumores interessantes sobre a motorização que seria adotada pelo Tiguan R. A Volkswagen teria testado o carro com o mesmo motor de cinco cilindros do Audi RS Q3, mas já se fala que a versão de produção deve manter o 2.0 TSI que já equipa o crossover, mas com uma outra calibração para que passe dos 190 cv atuais - lembrando que o novo Golf GTI terá 245 cv, chegando a 333 cv na versão Golf R. Ainda contará com tração integral 4Motion e transmissão DSG de dupla embreagem.

Algumas mídias dizem que o Tiguan R foi adiado por dois motivos diferentes. O primeiro é que a Volkswagen teria dado preferência na homologação dos modelos atuais para que atendessem as novas normas de emissões WLTP. O segundo motivo é o esforço feito para lançar a marca esportiva Cupra, desenvolvendo o Ateca, modelo que tem parentesco com o Tiguan R.

Por estas razões, o Tiguan R acabou ficando na gaveta por um tempo, mas as fotos confirmam que ele voltou ao desenvolvimento e está nos estágios finais. Caso a versão esportiva seja apresentada junto com o facelift do crossover, então o conheceremos nas próximas semanas, já que o carro aparece cada vez mais limpos nas ruas. É possível que seja apresentado em março, durante o Salão de Genebra (Suíça).

Veja também

Envie seu flagra! flagra@motor1.com