General Motors oficializa fim da marca Holden na Austrália
Fabricante com mais de 100 anos de história fechará as portas ainda neste ano
Dona de uma história de mais de 160 anos e um portfólio formado por modelos até hoje consagrados, a australiana Holden não conseguiu resistir às mudanças da indústria automobilística. Depois de ter seu status de desenvolvedora de veículos rebaixado para mera importadora, a fabricante começou a patinar nas vendas e acaba de ter seu fim oficialmente decretado pela General Motors - empresa que a controla desde 1931.
Segundo informado, a marca fechará oficialmente as portas ainda neste ano e encerrará todas as atividades desenvolvidas no estúdio de design e na pista de testes de Lang Lang, nos arredores de Melbourne. Entre 600 e 800 funcionários serão dispensados - ficando apenas 200, que terão a obrigação legal de fornecer peças e assistência por mais 10 anos.
Galeria: Holden Commodore 2017
Uma fonte do alto escalão da empresa alegou que a "decisão angustiante" só foi tomada em Detroit nas últimas 48 horas e que a General Motors tinha toda a intenção de reviver a marca após o fim da fabricação local. No entanto, o grupo preferiu direcionar investimentos para outras regiões e priorizar mercados considerados mais lucrativos. Países com direção do lado direito, como Reino Unido, Japão, Índia e África do Sul, estão sendo abandonados pela GM. Com 75% das vendas globais concentradas em mercados de mão esquerda, desenvolver veículos específicos para regiões de baixo volume ficou financeiramente inviável. Era o caso da família Commodore (sedã, perua e até picape), que apesar da boa fama acabou sendo descontinuada e substituída pelo Opel Insignia europeu com logotipos trocados.
Para substituir a Holden no mercado australiano, a GM cogita a criação de uma nova submarca, por enquanto chamada de General Motors Specialty Vehicles (GMSV). A nova empresa seria responsável por vender modelos norte-americanos selecionados - a maioria dos quais será convertida para direção à direita pela empresa anteriormente conhecida como Holden Special Vehicles, e que atualmente importa o esportivo Camaro e a picape Silverado para o país. Outros modelos convertidos devem surgir na sequência, como os SUVs Suburban e Tahoe, além da picape elétrica da Hummer.
Fonte: GM
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