O Toyota Yaris GR é um dos hatches compactos esportivos mais interessantes disponíveis na Europa e Japão, mas tem gente que quer uma alternativa maior. A revista inglesa Auto Express afirma que a marca japonesa irá lançar o Corolla GR no país em 2023, usando o mesmo motor que o Yaris, mas com uma preparação diferente, enfrentando Ford Focus ST, Hyundai i30 N e Volkswagen Golf GTI.
A possibilidade da fabricante criar um Toyota Corolla GR já circulava a há um tempo. Toshio Kanei, vice-dirtor de design da Toyota, disse em 2019 que o hatchback esportivo estava em desenvolvimento, mas ainda nos estágios iniciais de planejamento. O executivo ainda disse que não havia planos de que ele fosse um modelo híbrido.
Caso as especulações estejam corretas, então o Corolla GR hatch será um carro que fará muita falta aqui no Brasil. Até o momento, os rumores na região falam de uma possível variante esportiva do Yaris nacional, mas a marca não descarta mexer também no sedã, embora ainda não tenha uma data definida de estreia.
O Yaris GR usa um motor 1.6 turbo de três cilindros que produz 261 cv e 36,7 kgfm na versão europeia. A variante japonesa tem 10 cv a mais, totalizando 271 cv. Sempre trabalha com a transmissão manual de 6 marchas e um sistema sofisticado de tração integral com diferencial blocante. Com esta mecânica, o hatch é capaz de chegar a 100 km/h em 5,5 segundos e tem velocidade máxima limitada a 230 km/h.
Normalmente, o esperado seria que o Toyota Corolla GR fosse mais potente. Porém, a Auto Express diz que o hatch médio ainda não tem uma potência final definida, podendo vir com os mesmos 261 cv do Yaris GR europeu ou até mesmo adotar uma versão mais branda desta motorização, para que tenha algo em torno de 250 cv.
Fonte: Auto Express
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça