Nova RAM supera Silverado pela primeira vez nos EUA; veja ranking
Ford F-Series completa quase 40 anos no topo
Pela 5ª vez na história, o mercado automotivo dos Estados Unidos superou a barreira de 17 milhões de unidades comercializadas. Mas nem tudo foi positivo: com 17.047.725 veículos novos, o resultado foi 1,7% inferior ao registrado em 2018 na maior economia mundial - nos últimos dez anos, apenas em 2017 e em 2019 houve retração.
Entre as montadoras, as três mais bem posicionadas perderam espaço. A Ford, com pouco mais de 2,3 milhões de unidades, completou dez anos seguidos na liderança, seguida novamente pela Toyota (2,08 milhões) e pela Chevrolet (1,96 milhão). A Honda, com 1,45 milhão, foi a única do top 5 a crescer, ainda que muito discretamente (+0,3%).
Sétima colocada, a Subaru (700 mil) registrou recorde de vendas pelo 11º ano seguido. Na disputa entre as premium, a BMW (324,8 mil) interrompeu uma liderança da Mercedes que já durava três anos – vale ressaltar que os números desta última no ranking incluem a linha de comerciais Sprinter, sem os quais ela fica numericamente atrás. A Tesla, mais uma vez próxima das 200 mil unidades, figurou novamente no top 20.
Na disputa entre modelos, o pódio foi integralmente ocupado por picapes pelo 6º ano seguido. Mesmo em leve baixa (-1,4%), a Ford F-Series (896.526) chegou ao 39º ano consecutivo sem ninguém à frente e ao 43º ano como o utilitário preferido no país.
O grande destaque do ano, no entanto, foi a Ram Pick-up (633.694), pela 1ª vez vendendo mais do que a Silverado (570.639). Para se ter uma ideia do feito, em 2018 a vantagem da Chevrolet havia sido de quase 50 mil unidades. O Toyota RAV4 (448.068), com recorde de vendas, foi o automóvel nº 1 pelo terceiro ano.
Outros três SUVs, Honda CR-V (384.168), Nissan Rogue (350.447) – este com a maior queda do top 10 (-15%) – e Chevrolet Equinox (346.048), vieram em seguida. O modelo da GM, aliás, fechou 2019 com novo recorde de vendas e pela 2ª vez presente na parte de cima da tabela. Oitavo, o Toyota Camry (336.978) foi o sedã preferido pelo 18º ano seguido – a última vez que um não-oriental liderou a disputa foi em 1996 (Ford Taurus).
Em 26º, o Tesla Model3 (161.100) foi novamente o modelo premium mais vendido. Chevrolet Trax (116.817) – o nosso Tracker - e Honda HR-V (99.104), ausentes do top 50 em 2018, registraram avanços na casa dos dois dígitos. Presentes no ano anterior, Chevrolet Cruze, Ford Focus e Hyundai Sonata desta vez ficaram de fora.
Ranking: veículos
POS. |
MODELO |
2019 |
% MERCADO 2019 |
2018 |
% MERCADO 2018 |
% VAR. 2019/2018 |
POS. 2018 |
1º |
FORD F-SERIES |
896.526 |
5,3% |
909.330 |
5,2% |
-1,4% |
1º |
2º |
RAM PICK-UP |
633.694 |
3,7% |
536.980 |
3,1% |
18,0% |
3º |
3º |
CHEVROLET SILVERADO |
570.639 |
3,3% |
585.582 |
3,4% |
-2,6% |
2º |
4º |
TOYOTA RAV4 |
448.068 |
2,6% |
427.168 |
2,5% |
4,9% |
4º |
5º |
HONDA CR-V |
384.168 |
2,3% |
379.021 |
2,2% |
1,4% |
6º |
6º |
NISSAN ROGUE |
350.447 |
2,1% |
412.110 |
2,4% |
-15,0% |
5º |
7º |
CHEVROLET EQUINOX |
346.048 |
2,0% |
332.621 |
1,9% |
4,0% |
8º |
8º |
TOYOTA CAMRY |
336.978 |
2,0% |
343.439 |
2,0% |
-1,9% |
7º |
9º |
HONDA CIVIC |
325.650 |
1,9% |
325.760 |
1,9% |
0,0% |
9º |
10º |
TOYOTA COROLLA |
304.850 |
1,8% |
303.732 |
1,8% |
0,4% |
10º |
11º |
HONDA ACCORD |
267.567 |
1,6% |
291.071 |
1,7% |
-8,1% |
11º |
12º |
TOYOTA TACOMA |
248.801 |
1,5% |
245.659 |
1,4% |
1,3% |
14º |
13º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
242.969 |
1,4% |
224.908 |
1,3% |
8,0% |
18º |
14º |
FORD ESCAPE |
241.387 |
1,4% |
272.228 |
1,6% |
-11,3% |
12º |
15º |
TOYOTA HIGHLANDER |
239.437 |
1,4% |
244.511 |
1,4% |
-2,1% |
15º |
16º |
GMC SIERRA |
232.325 |
1,4% |
224.554 |
1,3% |
3,5% |
19º |
17º |
JEEP WRANGLER |
228.042 |
1,3% |
240.032 |
1,4% |
-5,0% |
16º |
18º |
NISSAN ALTIMA |
209.183 |
1,2% |
209.146 |
1,2% |
0,0% |
21º |
19º |
JEEP CHEROKEE |
191.397 |
1,1% |
239.437 |
1,4% |
-20,1% |
17º |
20º |
FORD EXPLORER |
187.061 |
1,1% |
261.571 |
1,5% |
-28,5% |
13º |
21º |
NISSAN SENTRA |
184.618 |
1,1% |
213.046 |
1,2% |
-13,3% |
20º |
22º |
SUBARU OUTBACK |
181.178 |
1,1% |
178.854 |
1,0% |
1,3% |
23º |
23º |
SUBARU FORESTER |
180.179 |
1,1% |
171.613 |
1,0% |
5,0% |
25º |
24º |
HYUNDAI ELANTRA |
175.094 |
1,0% |
200.415 |
1,2% |
-12,6% |
22º |
25º |
FORD FUSION |
166.045 |
1,0% |
173.600 |
1,0% |
-4,4% |
24º |
26º |
TESLA MODEL3 |
161.100 |
0,9% |
140.317 |
0,8% |
14,8% |
35º |
27º |
MAZDA CX-5 |
154.543 |
0,9% |
150.622 |
0,9% |
2,6% |
30º |
28º |
FORD TRANSIT |
153.867 |
0,9% |
137.794 |
0,8% |
11,7% |
37º |
29º |
CHEVROLET TRAVERSE |
147.122 |
0,9% |
146.264 |
0,8% |
0,6% |
31º |
30º |
JEEP COMPASS |
143.933 |
0,8% |
171.167 |
1,0% |
-15,9% |
26º |
31º |
FORD EDGE |
138.514 |
0,8% |
134.122 |
0,8% |
3,3% |
39º |
32º |
HYUNDAI TUCSON |
137.381 |
0,8% |
153.792 |
0,9% |
-10,7% |
28º |
33º |
HONDA PILOT |
135.008 |
0,8% |
159.615 |
0,9% |
-15,4% |
27º |
34º |
TOYOTA 4RUNNER |
131.864 |
0,8% |
139.694 |
0,8% |
-5,6% |
36º |
35º |
SUBARU CROSSTREK |
131.152 |
0,8% |
144.384 |
0,8% |
-9,2% |
33º |
36º |
HYUNDAI SANTA FE |
127.373 |
0,7% |
117.038 |
0,7% |
8,8% |
42º |
37º |
DODGE GRAND CARAVAN |
122.648 |
0,7% |
151.927 |
0,9% |
-19,3% |
29º |
38º |
CHEVROLET COLORADO |
121.703 |
0,7% |
134.842 |
0,8% |
-9,7% |
38º |
39º |
CHEVROLET MALIBU |
120.302 |
0,7% |
144.542 |
0,8% |
-16,8% |
32º |
40º |
CHEVROLET TRAX |
116.817 |
0,7% |
89.917 |
0,5% |
29,9% |
- |
41º |
TOYOTA TUNDRA |
111.673 |
0,7% |
118.258 |
0,7% |
-5,6% |
41º |
42º |
LEXUS RX |
111.036 |
0,7% |
111.636 |
0,6% |
-0,5% |
45º |
43º |
VW TIGUAN |
109.963 |
0,6% |
103.022 |
0,6% |
6,7% |
- |
44º |
BUICK ENCORE |
102.401 |
0,6% |
93.071 |
0,5% |
10,0% |
- |
45º |
GMC TERRAIN |
101.470 |
0,6% |
114.311 |
0,7% |
-11,2% |
43º |
46º |
CHEVROLET TAHOE |
101.189 |
0,6% |
104.152 |
0,6% |
-2,8% |
50º |
47º |
VW JETTA |
100.453 |
0,6% |
90.794 |
0,5% |
10,6% |
- |
48º |
GMC ACADIA |
99.430 |
0,6% |
88.622 |
0,5% |
12,2% |
- |
49º |
HONDA ODYSSEY |
99.113 |
0,6% |
106.327 |
0,6% |
-6,8% |
47º |
50º |
HONDA HR-V |
99.104 |
0,6% |
85.494 |
0,5% |
15,9% |
- |
POS. |
MARCA |
2019 |
% MERCADO 2019 |
2018 |
% MERCADO 2018 |
% VAR. 2019/2018 |
POS. 2018 |
1º |
2.310.494 |
13,6% |
2.393.731 |
13,8% |
-3,5% |
1º |
|
2º |
2.085.234 |
12,2% |
2.128.363 |
12,3% |
-2,0% |
2º |
|
3º |
1.958.925 |
11,5% |
2.036.023 |
11,7% |
-3,8% |
3º |
|
4º |
1.450.785 |
8,5% |
1.445.894 |
8,3% |
0,3% |
4º |
|
5º |
1.227.973 |
7,2% |
1.344.597 |
7,8% |
-8,7% |
5º |
|
6º |
923.291 |
5,4% |
973.227 |
5,6% |
-5,1% |
6º |
|
7º |
700.117 |
4,1% |
680.135 |
3,9% |
2,9% |
7º |
|
8º |
688.771 |
4,0% |
667.633 |
3,8% |
3,2% |
8º |
|
9º |
703.023 |
4,1% |
597.368 |
3,4% |
17,7% |
9º |
|
10º |
615.338 |
3,6% |
589.673 |
3,4% |
4,4% |
10º |
|
11º |
564.946 |
3,3% |
556.449 |
3,2% |
1,5% |
11º |
|
12º |
422.886 |
2,5% |
459.324 |
2,6% |
-7,9% |
12º |
|
13º |
363.322 |
2,1% |
354.064 |
2,0% |
2,6% |
14º |
|
14º |
357.729 |
2,1% |
354.137 |
2,0% |
1,0% |
13º |
|
15º |
324.826 |
1,9% |
311.014 |
1,8% |
4,4% |
15º |
|
16º |
278.552 |
1,6% |
300.325 |
1,7% |
-7,2% |
16º |
|
17º |
298.114 |
1,7% |
298.310 |
1,7% |
-0,1% |
17º |
|
18º |
224.111 |
1,3% |
223.323 |
1,3% |
0,4% |
18º |
|
19º |
206.929 |
1,2% |
206.863 |
1,2% |
0,0% |
19º |
|
20º |
192.250 |
1,1% |
197.517 |
1,1% |
-2,7% |
20º |
|
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
17.047.725 |
100,0% |
17.343.708 |
100,0% |
-1,7% |
... |
Galeria: Ram 1500 EcoDiesel 2020 - Primeiras impressões
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo chefão da Ram admite crise nas vendas: "estamos tomando uma surra"
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Nova Dakota vem aí? Ram confirma picape acima da Rampage para 2025
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Ram Rampage 2025 estreia novo 2.2 turbodiesel e nova versão de entrada