O mercado brasileiro de 2020 parece que vai seguir roteiro semelhante ao do ano passado, com o Onix disparado na liderança - só que agora em dose dupla. Se antes era apenas o hatch que assombrava a concorrência, agora o sedã Onix Plus reiteira mais uma vez a dobradinha e dá indícios que o domínio da Chevrolet na categoria dos compactos tende a aumentar.
No acumulado até o dia 30 de janeiro, pelos dados do Ranavam, o Onix liderava com praticamente o dobro de volume do irmão Onix Plus, deixando o Ford Ka na terceira posição com uma margem de quase 1,5 mil unidades. Por sua vez, o Hyundai HB20 de nova geração não parece ter pique para voltar a disputar a vice-liderança, ficando neste mês numa posição intermediária entre disputar o terceiro lugar com o Ka e ser ameaçado pelo VW Gol pela quarta posição.
O veterano da VW, aliás, começa mais um ano à frente do irmão mais moderno, o Polo, que por sua vez entra em 2020 superando o rival Fiat Argo. Entre os dois VW, o Renault Kwid segue ali mostrando que pode beliscar o Top 5.
Entre os SUVs, a novidade é a volta do Jeep Compass à liderança do segmento, seguido pelo Renegade. Hyundai Creta e Nissan Kicks seguem travando uma briga particular, enquanto o VW T-Cross não vem mostrando em janeiro a mesma força do final de 2019 - ele chegou a liderar e agora está na quinta posição do segmento, atrás do Honda HR-V. No meio desses SUVs todos, o Toyota Corolla aparece na décima quarta posição.
Fechando o Top 20, temos um duelo entre o Ford Ka Sedan e o VW Virtus, com diferença de apenas 3 unidades - briga que só será decidida quando tivermos acesso aos dados completos de janeiro, incluindo o dia 31, o que acontecerá no começo da próxima semana.
POS. |
MODELO |
PARC. JAN. 20 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
16.434 |
2º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
8.363 |
3º |
FORD KA |
6.896 |
4º |
HYUNDAI HB20 |
6.225 |
5º |
VW GOL |
5.794 |
6º |
RENAULT KWID |
5.438 |
7º |
VW POLO |
5.346 |
8º |
FIAT ARGO |
4.448 |
9º |
RENAULT KWID |
5.681 |
10º |
JEEP COMPASS |
4.087 |
11º |
FIAT MOBI |
4.087 |
12º |
JEEP RENEGADE |
3.979 |
13º |
TOYOTA COROLLA |
3.745 |
14º |
HYUNDAI CRETA |
3.582 |
15º |
NISSAN KICKS |
3.575 |
16º |
HONDA HR-V |
3.184 |
17º |
VW T-CROSS |
3.146 |
18º |
FORD KA SEDAN |
3.000 |
19º |
VW VIRTUS |
2.997 |
20º |
VW FOX |
2.803 |
Comerciais Leves
Mesmo às vésperas da estreia da nova geração da Fiat Strada, a picapinha da marca italiana segue liderando entre os comerciais leves. A diferença para a irmã maior Toro, no entanto, está em somente 182 unidades. Já a Toyota Hilux completa o pódio com ampla folga sobre a Chevrolet S10, em quinto, com a VW Saveiro entre elas.
Vale destacar a ausência das picapes Nissan Frontier e Mitsubishi L200 do Top 10 de janeiro, que tiveram seus lugares tomados pelos furgões Fiat Fiorino e Renault Master.
POS. |
MODELO |
PARC. JAN. 20 |
1º |
FIAT STRADA |
5.219 |
2º |
FIAT TORO |
5.037 |
3º |
TOYOTA HILUX |
3.229 |
4º |
VW SAVEIRO |
3.172 |
5º |
CHEVROLET S10 |
2.303 |
6º |
FORD RANGER |
1.577 |
7º |
VW AMAROK |
1.287 |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.047 |
9º |
FIAT FIORINO |
833 |
10º |
RENAULT MASTER |
676 |
Fonte: Renavam
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora