A Itália registrou uma pequena evolução nas vendas de veículos novos em 2019. Foram comercializadas 1.916.320 unidades, 0,3% acima do total do ano anterior. O desempenho poderia ter sido melhor se a Fiat tivesse acompanhado a evolução da maioria das montadoras.
Líder, a marca encerrou o ano com 285.888 unidades, uma queda de quase 40 mil unidades – em relação a 2017, por exemplo, quando emplacou mais de 402 mil unidades, a retração foi de aproximadamente 117 mil unidades. De acordo com o Best Selling Cars, a participação de mercado de 14,9% foi a menor em 60 anos.
Em alta de quase 9%, a vice-líder VW (176.813) encurtou para menos de 110 mil unidades uma desvantagem de quase 260 mil há dois anos. O maior destaque, no entanto, foi a romena Dacia: com 84.087 unidades, a marca do grupo Renault assegurou presença no top 10 pela primeira vez graças a um crescimento de quase 37%, o maior no pelotão de cima.
Após perder espaço em 2018, o Fiat Panda (138.132) reagiu no ano passado (+11,2%) e completou oito anos ininterruptos no topo da preferência dos italianos – a última vez que um modelo diferente liderou foi em 2011, com o Fiat Punto. O Lancia Ypsilon, que havia sido o 4º em 2018, retomou o segundo lugar com um crescimento ainda maior (+21%).
O destaque da Dacia entre as montadoras também se repetiu entre os modelos. Crescendo quase 60%, o Duster – cuja nova geração chega ao Brasil ainda em março – conquistou a preferência de 43.701 consumidores, assumiu a posição de importando mais vendido no país e saltou da 21ª para a 3ª posição, garantindo uma liderança entre os SUVs/crossovers que estava de posse do Fiat 500X (42.554), desta vez 4º colocado.
Estrangeiro nº 1 no mercado italiano entre 2014 e 2015, o Clio (41.792) completou o top 5. A briga pela quinta posição, aliás, foi acirradíssima, com o Jeep Renegade (41.683) e o Citroën C3 (41.646) colados no Renault. Falando na Jeep, pela primeira vez a marca norte-americana do grupo FCA emplacou dois modelos entre os dez primeiros – o Compass, com 35.568, foi o décimo.
Dois modelos da VW também se destacaram no ano passado. Com 39.600 unidades, 67,4% acima do registrado há um ano, o T-Roc subiu de 23º para 8º. Já o T-Cross, único estreante presente no top 30, emplacou 21.373 unidades. O Toyota Yaris, com 36.805 unidades, foi o único oriental presente entre os vinte primeiros.
Mantendo um bom momento comercial por lá, o Ford Ecosport (30.814) se manteve no top 20 pelo 2º ano seguido. Veio da Fiat o destaque negativo: pódio em 2017, o Tipo (26.795) perdeu mais de 1/3 dos compradores de 2018 e encerrou 2019 apenas em 20º. À sua frente, o VW Golf (27.354) recuou 22% - estas foram as duas maiores quedas do top 30.
POS. |
MODELO |
2019 |
% MERCADO |
2018 |
% VAR. 2019/2018 |
POS. 18 |
1º |
FIAT PANDA |
138.132 |
7,2% |
124.266 |
11,2% |
1º |
2º |
LANCIA YPSILON |
58.759 |
3,1% |
48.555 |
21,0% |
4º |
3º |
DACIA DUSTER |
43.701 |
2,3% |
27.657 |
58,0% |
21º |
4º |
FIAT 500X |
42.554 |
2,2% |
49.931 |
-14,8% |
3º |
5º |
RENAULT CLIO |
41.792 |
2,2% |
51.628 |
-19,1% |
2º |
6º |
JEEP RENEGADE |
41.683 |
2,2% |
41.960 |
-0,7% |
5º |
7º |
CITROËN C3 |
41.646 |
2,2% |
41.678 |
-0,1% |
6º |
8º |
VW T-ROC |
39.600 |
2,1% |
23.661 |
67,4% |
23º |
9º |
TOYOTA YARIS |
36.805 |
1,9% |
39.416 |
-6,6% |
11º |
10º |
JEEP COMPASS |
35.568 |
1,9% |
38.900 |
-8,6% |
12º |
11º |
FIAT 500 |
35.493 |
1,9% |
39.885 |
-11,0% |
9º |
12º |
DACIA SANDERO |
35.340 |
1,8% |
29.459 |
20,0% |
19º |
13º |
VW POLO |
34.629 |
1,8% |
41.086 |
-15,7% |
7º |
14º |
RENAULT CAPTUR |
32.184 |
1,7% |
29.620 |
8,7% |
17º |
15º |
FORD FIESTA |
31.791 |
1,7% |
39.681 |
-19,9% |
10º |
16º |
FORD ECOSPORT |
30.814 |
1,6% |
28.519 |
8,0% |
20º |
17º |
PEUGEOT 208 |
30.763 |
1,6% |
33.557 |
-8,3% |
15º |
18º |
FIAT 500L |
29.414 |
1,5% |
34.064 |
-13,7% |
14º |
19º |
VW GOLF |
27.354 |
1,4% |
35.472 |
-22,9% |
13º |
20º |
FIAT TIPO |
26.795 |
1,4% |
40.337 |
-33,6% |
8º |
21º |
NISSAN QASHQAI |
26.418 |
1,4% |
29.466 |
-10,3% |
18º |
22º |
SMART FORTWO |
26.034 |
1,4% |
16.405 |
58,7% |
34º |
23º |
PEUGEOT 3008 |
25.796 |
1,3% |
24.546 |
5,1% |
22º |
24º |
VW TIGUAN |
23.835 |
1,2% |
30.545 |
-22,0% |
16º |
25º |
PEUGEOT 2008 |
23.621 |
1,2% |
21.980 |
7,5% |
25º |
26º |
OPEL CORSA |
22.700 |
1,2% |
22.379 |
1,4% |
24º |
27º |
VW T-CROSS |
21.373 |
1,1% |
- |
NOVO |
- |
28º |
OPEL KARL |
20.048 |
1,0% |
18.610 |
7,7% |
29º |
29º |
MERCEDES CLASSE A |
19.910 |
1,0% |
14.383 |
38,4% |
40º |
30º |
OPEL CROSSLAND X |
18.767 |
1,0% |
14.656 |
28,0% |
37º |
POS. |
MARCA |
2019 |
% MERCADO 2019 |
2018 |
% VAR. 2019/2018 |
POS. 18 |
1º |
FIAT |
285.888 |
14,9% |
323.383 |
-11,6% |
1º |
2º |
VOLKSWAGEN |
176.813 |
9,2% |
162.850 |
8,6% |
2º |
3º |
FORD |
122.527 |
6,4% |
129.615 |
-5,5% |
3º |
4º |
RENAULT |
113.924 |
5,9% |
125.143 |
-9,0% |
4º |
5º |
PEUGEOT |
110.034 |
5,7% |
108.502 |
1,4% |
5º |
6º |
OPEL |
96.559 |
5,0% |
95.317 |
1,3% |
6º |
7º |
TOYOTA |
90.052 |
4,7% |
87.956 |
2,4% |
7º |
8º |
CITROËN |
86.468 |
4,5% |
82.850 |
4,4% |
9º |
9º |
DACIA |
84.087 |
4,4% |
61.628 |
36,4% |
11º |
10º |
JEEP / DODGE |
81.510 |
4,3% |
84.551 |
-3,6% |
8º |
11º |
AUDI |
64.445 |
3,4% |
62.780 |
2,7% |
10º |
12º |
MERCEDES-BENZ |
62.841 |
3,3% |
61.404 |
2,3% |
12º |
13º |
LANCIA / CHRYSLER |
58.753 |
3,1% |
48.559 |
21,0% |
16º |
14º |
BMW |
58.127 |
3,0% |
57.145 |
1,7% |
13º |
15º |
HYUNDAI |
50.344 |
2,6% |
53.459 |
-5,8% |
15º |
16º |
KIA |
47.730 |
2,5% |
47.757 |
-0,1% |
17º |
17º |
NISSAN |
43.122 |
2,3% |
54.617 |
-21,0% |
14º |
18º |
SUZUKI |
38.273 |
2,0% |
32.947 |
16,2% |
19º |
19º |
SMART |
35.278 |
1,8% |
24.622 |
43,3% |
21º |
20º |
SEAT |
26.818 |
1,4% |
19.955 |
34,4% |
23º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
1.916.320 |
100,0% |
1.910.701 |
0,3% |
... |
Fontes: UNRAE / Best Selling Cars
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Panda, primo do Uno, terá produção suspensa diante das baixas vendas
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Stellantis cogita vender Fiat Grande Panda 2025 nos Estados Unidos
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Novo Uno Mille? Fiat Grande Panda 2025 é flagrado na versão básica
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Fiat Grande Panda tem interior revelado com painel de telas integradas