Mundo: Duster surpreende e fecha 2019 como 3º mais vendido na Itália
Fiat Panda mantém a liderança pelo oitavo ano consecutivo
A Itália registrou uma pequena evolução nas vendas de veículos novos em 2019. Foram comercializadas 1.916.320 unidades, 0,3% acima do total do ano anterior. O desempenho poderia ter sido melhor se a Fiat tivesse acompanhado a evolução da maioria das montadoras.
Líder, a marca encerrou o ano com 285.888 unidades, uma queda de quase 40 mil unidades – em relação a 2017, por exemplo, quando emplacou mais de 402 mil unidades, a retração foi de aproximadamente 117 mil unidades. De acordo com o Best Selling Cars, a participação de mercado de 14,9% foi a menor em 60 anos.
Em alta de quase 9%, a vice-líder VW (176.813) encurtou para menos de 110 mil unidades uma desvantagem de quase 260 mil há dois anos. O maior destaque, no entanto, foi a romena Dacia: com 84.087 unidades, a marca do grupo Renault assegurou presença no top 10 pela primeira vez graças a um crescimento de quase 37%, o maior no pelotão de cima.
Após perder espaço em 2018, o Fiat Panda (138.132) reagiu no ano passado (+11,2%) e completou oito anos ininterruptos no topo da preferência dos italianos – a última vez que um modelo diferente liderou foi em 2011, com o Fiat Punto. O Lancia Ypsilon, que havia sido o 4º em 2018, retomou o segundo lugar com um crescimento ainda maior (+21%).
O destaque da Dacia entre as montadoras também se repetiu entre os modelos. Crescendo quase 60%, o Duster – cuja nova geração chega ao Brasil ainda em março – conquistou a preferência de 43.701 consumidores, assumiu a posição de importando mais vendido no país e saltou da 21ª para a 3ª posição, garantindo uma liderança entre os SUVs/crossovers que estava de posse do Fiat 500X (42.554), desta vez 4º colocado.
Estrangeiro nº 1 no mercado italiano entre 2014 e 2015, o Clio (41.792) completou o top 5. A briga pela quinta posição, aliás, foi acirradíssima, com o Jeep Renegade (41.683) e o Citroën C3 (41.646) colados no Renault. Falando na Jeep, pela primeira vez a marca norte-americana do grupo FCA emplacou dois modelos entre os dez primeiros – o Compass, com 35.568, foi o décimo.
Dois modelos da VW também se destacaram no ano passado. Com 39.600 unidades, 67,4% acima do registrado há um ano, o T-Roc subiu de 23º para 8º. Já o T-Cross, único estreante presente no top 30, emplacou 21.373 unidades. O Toyota Yaris, com 36.805 unidades, foi o único oriental presente entre os vinte primeiros.
Mantendo um bom momento comercial por lá, o Ford Ecosport (30.814) se manteve no top 20 pelo 2º ano seguido. Veio da Fiat o destaque negativo: pódio em 2017, o Tipo (26.795) perdeu mais de 1/3 dos compradores de 2018 e encerrou 2019 apenas em 20º. À sua frente, o VW Golf (27.354) recuou 22% - estas foram as duas maiores quedas do top 30.
Ranking dos carros mais vendidos na Itália
POS. |
MODELO |
2019 |
% MERCADO |
2018 |
% VAR. 2019/2018 |
POS. 18 |
1º |
FIAT PANDA |
138.132 |
7,2% |
124.266 |
11,2% |
1º |
2º |
LANCIA YPSILON |
58.759 |
3,1% |
48.555 |
21,0% |
4º |
3º |
DACIA DUSTER |
43.701 |
2,3% |
27.657 |
58,0% |
21º |
4º |
FIAT 500X |
42.554 |
2,2% |
49.931 |
-14,8% |
3º |
5º |
RENAULT CLIO |
41.792 |
2,2% |
51.628 |
-19,1% |
2º |
6º |
JEEP RENEGADE |
41.683 |
2,2% |
41.960 |
-0,7% |
5º |
7º |
CITROËN C3 |
41.646 |
2,2% |
41.678 |
-0,1% |
6º |
8º |
VW T-ROC |
39.600 |
2,1% |
23.661 |
67,4% |
23º |
9º |
TOYOTA YARIS |
36.805 |
1,9% |
39.416 |
-6,6% |
11º |
10º |
JEEP COMPASS |
35.568 |
1,9% |
38.900 |
-8,6% |
12º |
11º |
FIAT 500 |
35.493 |
1,9% |
39.885 |
-11,0% |
9º |
12º |
DACIA SANDERO |
35.340 |
1,8% |
29.459 |
20,0% |
19º |
13º |
VW POLO |
34.629 |
1,8% |
41.086 |
-15,7% |
7º |
14º |
RENAULT CAPTUR |
32.184 |
1,7% |
29.620 |
8,7% |
17º |
15º |
FORD FIESTA |
31.791 |
1,7% |
39.681 |
-19,9% |
10º |
16º |
FORD ECOSPORT |
30.814 |
1,6% |
28.519 |
8,0% |
20º |
17º |
PEUGEOT 208 |
30.763 |
1,6% |
33.557 |
-8,3% |
15º |
18º |
FIAT 500L |
29.414 |
1,5% |
34.064 |
-13,7% |
14º |
19º |
VW GOLF |
27.354 |
1,4% |
35.472 |
-22,9% |
13º |
20º |
FIAT TIPO |
26.795 |
1,4% |
40.337 |
-33,6% |
8º |
21º |
NISSAN QASHQAI |
26.418 |
1,4% |
29.466 |
-10,3% |
18º |
22º |
SMART FORTWO |
26.034 |
1,4% |
16.405 |
58,7% |
34º |
23º |
PEUGEOT 3008 |
25.796 |
1,3% |
24.546 |
5,1% |
22º |
24º |
VW TIGUAN |
23.835 |
1,2% |
30.545 |
-22,0% |
16º |
25º |
PEUGEOT 2008 |
23.621 |
1,2% |
21.980 |
7,5% |
25º |
26º |
OPEL CORSA |
22.700 |
1,2% |
22.379 |
1,4% |
24º |
27º |
VW T-CROSS |
21.373 |
1,1% |
- |
NOVO |
- |
28º |
OPEL KARL |
20.048 |
1,0% |
18.610 |
7,7% |
29º |
29º |
MERCEDES CLASSE A |
19.910 |
1,0% |
14.383 |
38,4% |
40º |
30º |
OPEL CROSSLAND X |
18.767 |
1,0% |
14.656 |
28,0% |
37º |
Ranking das marcas mais vendidas na Itália em 2019
POS. |
MARCA |
2019 |
% MERCADO 2019 |
2018 |
% VAR. 2019/2018 |
POS. 18 |
1º |
FIAT |
285.888 |
14,9% |
323.383 |
-11,6% |
1º |
2º |
VOLKSWAGEN |
176.813 |
9,2% |
162.850 |
8,6% |
2º |
3º |
FORD |
122.527 |
6,4% |
129.615 |
-5,5% |
3º |
4º |
RENAULT |
113.924 |
5,9% |
125.143 |
-9,0% |
4º |
5º |
PEUGEOT |
110.034 |
5,7% |
108.502 |
1,4% |
5º |
6º |
OPEL |
96.559 |
5,0% |
95.317 |
1,3% |
6º |
7º |
TOYOTA |
90.052 |
4,7% |
87.956 |
2,4% |
7º |
8º |
CITROËN |
86.468 |
4,5% |
82.850 |
4,4% |
9º |
9º |
DACIA |
84.087 |
4,4% |
61.628 |
36,4% |
11º |
10º |
JEEP / DODGE |
81.510 |
4,3% |
84.551 |
-3,6% |
8º |
11º |
AUDI |
64.445 |
3,4% |
62.780 |
2,7% |
10º |
12º |
MERCEDES-BENZ |
62.841 |
3,3% |
61.404 |
2,3% |
12º |
13º |
LANCIA / CHRYSLER |
58.753 |
3,1% |
48.559 |
21,0% |
16º |
14º |
BMW |
58.127 |
3,0% |
57.145 |
1,7% |
13º |
15º |
HYUNDAI |
50.344 |
2,6% |
53.459 |
-5,8% |
15º |
16º |
KIA |
47.730 |
2,5% |
47.757 |
-0,1% |
17º |
17º |
NISSAN |
43.122 |
2,3% |
54.617 |
-21,0% |
14º |
18º |
SUZUKI |
38.273 |
2,0% |
32.947 |
16,2% |
19º |
19º |
SMART |
35.278 |
1,8% |
24.622 |
43,3% |
21º |
20º |
SEAT |
26.818 |
1,4% |
19.955 |
34,4% |
23º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
1.916.320 |
100,0% |
1.910.701 |
0,3% |
... |
Fontes: UNRAE / Best Selling Cars
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Fiat Panda, primo do Uno, terá produção suspensa diante das baixas vendas
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Stellantis cogita vender Fiat Grande Panda 2025 nos Estados Unidos
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Novo Uno Mille? Fiat Grande Panda 2025 é flagrado na versão básica